...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Presidente da EBC participa de fórum do Brics e defende parcerias

Presidente da EBC participa de fórum do Brics e defende parcerias

Repro­dução: © Foto EBC/Divulgação

Evento é realizado em Joanesburgo, na África do Sul


Pub­li­ca­do em 19/08/2023 — 10:37 Por EBC — Brasília

ouvir:

Neste sába­do (19), o dire­tor-pres­i­dente da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Hélio Doyle, par­ticipou da cer­imô­nia de aber­tu­ra do Fórum de Mídia do Brics, em Joanes­bur­go, na África do Sul. O even­to reúne rep­re­sen­tantes de agên­cias e emis­so­ras públi­cas da Rús­sia, Índia, Chi­na e África do Sul, além de veícu­los de out­ros país­es que não per­tencem ao blo­co, como Espan­ha, Ango­la, Zim­bábue e Egi­to. 

Em seu dis­cur­so, Doyle desta­cou a importân­cia da mídia, em espe­cial das emis­so­ras públi­cas, para for­t­ale­cer o papel dos país­es do blo­co no cenário inter­na­cional.

“Acred­i­ta­mos que este even­to é impor­tante para ampli­ar a voz dos país­es do Brics, con­tribuin­do para a con­strução de uma sociedade glob­al, plur­al, jus­ta e ver­dadeira­mente democráti­ca, em que a paz e a coop­er­ação per­maneçam sem­pre como seu prin­ci­pal obje­ti­vo. Um amp­lo diál­o­go sobre o papel da mídia é condição necessária para con­stru­ir esse futuro”, apon­tou.

Doyle expli­cou aos par­tic­i­pantes qual é o papel da EBC e seus veícu­los no cam­po públi­co e na comu­ni­cação gov­er­na­men­tal brasileira e ressaltou o inter­esse em esta­b­ele­cer novas parce­rias e inter­câm­bio de con­teú­dos. O obje­ti­vo, segun­do ele, é diver­si­ficar a pro­gra­mação e as fontes de notí­cia dos veícu­los da EBC.

“A tro­ca de con­teú­dos, pro­duções e notí­cias entre a EBC e as emis­so­ras públi­cas de todo o mun­do resul­tará no apro­fun­da­men­to do con­hec­i­men­to mútuo de nos­sas histórias, real­i­dades, cul­turas, man­i­fes­tações artís­ti­cas e nos­sos povos. A vol­ta do Brasil ao cenário inter­na­cional sig­nifi­ca que quer­e­mos coop­er­ar com out­ras nações em diver­sas áreas e tam­bém na comu­ni­cação”, afir­mou.

O Brics é o blo­co econômi­co for­ma­do por Brasil, Rús­sia, Índia, Chi­na e África do Sul. O encon­tro anu­al que reúne a cúpu­la de chefes de Esta­do tem iní­cio na próx­i­ma terça-feira (22), tam­bém em Joanes­bur­go.

Internacional

A viagem à África do Sul faz parte da estraté­gia de expan­são de parce­rias e inserção inter­na­cional da EBC e de seus veícu­los. A agen­da inclui ain­da um encon­tro com diri­gentes da South África Broad­cast­ing Com­pa­ny (SABC), para dar iní­cio às nego­ci­ações para um acor­do de inter­câm­bio de con­teú­dos. A EBC já tem acor­do de coop­er­ação com a agên­cia chi­ne­sa Xin­hua, rep­re­sen­ta­da no Fórum por seu pres­i­dente, Fu Hua.

Des­de o iní­cio do ano, já foram assi­na­dos acor­dos de coop­er­ação com mídias públi­cas da Chi­naPor­tu­gal e Argenti­na. Em setem­bro, está pre­vis­to mais um acor­do com veícu­los públi­cos da Comu­nidade de País­es de Lín­gua Por­tugue­sa (CPLP). Nos planos, está tam­bém a vol­ta da TV Brasil Inter­na­cional e ampli­ação da capaci­dade de trans­mis­são da Rádio Nacional, para todos os con­ti­nentes.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

DR com Demori: jornalista detalha investigação sobre família Bolsonaro

Programa vai ao ar esta terça-feira (29), às 23h, na TV Brasil Gabriela Mendes — …