...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Esportes / Presidente da Fifa cita dom de Pelé de “tocar corações e emoções”

Presidente da Fifa cita dom de Pelé de “tocar corações e emoções”

Repro­dução: © Reuters/Diego Vara/Direitos Reser­va­dos

Infantino foi uma das autoridades presentes ao velório em Santos


Pub­li­ca­do em 02/01/2023 — 13:55 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — San­tos (SP)

ouvir:

O pres­i­dente da Fed­er­ação Inter­na­cional de Fute­bol (Fifa), Gian­ni Infan­ti­no, foi uma das primeiras autori­dades a chegar, nes­ta segun­da-feira (2), ao Está­dio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em San­tos (SP), onde ocorre o velório de Edson Arantes do Nasci­men­to, o Pelé. Em entre­vista cole­ti­va, o diri­gente enal­te­ceu o lega­do deix­a­do pelo Rei do Fute­bol, que fale­ceu na últi­ma quin­ta-feira (29), aos 82 anos.

“Pelé tin­ha o dom dos maiores de todos os tem­pos, algo que pou­cas pes­soas no mun­do têm. Um dom de tocar os corações e as emoções das pes­soas. É fato que muitas pes­soas, como eu, não o viram jog­ar, mas meu pai sem­pre falou muito sobre ele para mim”, declar­ou Infan­ti­no.

“Ele foi o primeiro a faz­er muitas coisas em cam­po. Coisas que 99% das pes­soas sequer son­ham faz­er e que o out­ro 1% faz uma coisa ou out­ra”, emen­dou o diri­gente da Fifa, que esteve ao lado de out­ras lid­er­anças do fute­bol, como os pres­i­dentes das Con­fed­er­ações Brasileira (CBF) e Sul-Amer­i­cana (Con­mebol), Ednal­do Rodrigues e Ale­jan­dro Domínguez, respec­ti­va­mente.

Out­ra autori­dade a pres­ti­giar o funer­al de Pelé foi Tar­cí­sio de Fre­itas. O gov­er­nador de São Paulo, empos­sa­do no últi­mo domin­go (1º), desta­cou a importân­cia do Rei do Fute­bol na história da seleção brasileira. O Atle­ta do Sécu­lo é o úni­co jogador a ter con­quis­ta­do a Copa do Mun­do por três vezes.

“É prestar hom­e­nagem ao maior de todos. O Brasil deve muito ao Pelé, por tudo que ele fez pelo fute­bol, pelo país, a for­ma como se posi­cio­nou a vida toda. É uma hon­ra para o Brasil diz­er que a gente tem o maior jogador de fute­bol todos os tem­pos. Três das nos­sas estre­las foram con­quis­tadas graças à genial­i­dade do Pelé, que é úni­co, imor­tal. Nada mais jus­to do que prestar essa sin­gela hom­e­nagem. Acho que é pouco frente a tudo que o Pelé fez por nós”, disse Tar­cí­sio, na chega­da à Vila Belmiro.

O velório

O cor­po de Pelé foi trans­porta­do do Hos­pi­tal Israeli­ta Albert Ein­stein, em São Paulo, à Vila Belmiro durante a madru­ga­da. O caixão está no cen­tro do gra­ma­do do está­dio. O velório é aber­to. O aces­so do públi­co ocorre pelos portões 2 e 3 (Rua Dom Pedro), enquan­to o de autori­dades se dá pelos portões 10 e 15 (Rua Prince­sa Isabel).

Foram erguidas duas ten­das no gra­ma­do. Uma delas, onde está o caixão de Pelé, é des­ti­na­da a famil­iares, ído­los históri­cos do San­tos e con­vi­da­dos. A out­ra é volta­da a demais autori­dades. O públi­co em ger­al anda por um tabla­do, que fica à esquer­da da primeira ten­da.

Após o velório, será real­iza­do um corte­jo pelas ruas de San­tos, que pas­sará pela Aveni­da Coro­nel Joaquim Mon­tene­gro (con­heci­da como Canal 6), onde vive a mãe de Pelé, Celeste Arantes, que com­ple­tou 100 anos no últi­mo dia 20 de novem­bro. De lá, o cor­po do camisa 10 será lev­a­do à Memo­r­i­al Necró­pole Ecumêni­ca, para sepul­ta­men­to ao meio dia, em cer­imô­nia restri­ta aos famil­iares.

Matéria alter­a­da às 18h13 para cor­reção no primeiro pará­grafo. Pelé mor­reu na últi­ma quin­ta-feira (29) e não quar­ta-feira, como infor­ma­do ante­ri­or­mente.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bia Haddad cai para Danielle Collins na terceira rodada de Wimbledon

Repro­dução: © Matthew Childs/Reuters/Proibida a Repro­dução Tenista brasileira cai de produção após paralisações por chuva …