...
segunda-feira ,4 novembro 2024
Home / Noticias / Presidente de Superior Tribunal Militar defende a pacificação do país

Presidente de Superior Tribunal Militar defende a pacificação do país

Repro­dução: © Ricar­do Stuckert/PR

Ministro Francisco Camelo tomou posse no cargo com presença de Lula


Pub­li­ca­do em 16/03/2023 — 19:31 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O novo pres­i­dente do Supe­ri­or Tri­bunal Mil­i­tar (STM), tenente-brigadeiro do ar Fran­cis­co Joseli Par­ente Came­lo, tomou posse na tarde des­ta quin­ta-feira (16) com um dis­cur­so em defe­sa do esta­do democráti­co de dire­ito, a defe­sa da democ­ra­cia e a paci­fi­cação do país. A sessão solene, na sede do tri­bunal, em Brasília, con­tou com a pre­sença do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va; da pres­i­dente Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Rosa Weber, do pres­i­dente do Sena­do Fed­er­al, Rodri­go Pacheco, e autori­dades.

“Ten­ho con­vicção, sen­hor pres­i­dente [Lula], de que seu maior desafio será paci­ficar o Brasil e con­sol­i­dar, de for­ma defin­i­ti­va, a democ­ra­cia em nos­so país. Os diri­gentes dos poderes Exec­u­ti­vo, Leg­isla­ti­vo e Judi­ciário, que nos hon­ram com suas pre­senças, de for­ma har­môni­ca e inde­pen­dente, já der­am uma clara e enfáti­ca demon­stração que este é o cam­in­ho e que nele seguire­mos sem vol­ta, sem retro­ces­so”, afir­mou Came­lo, em refer­ên­cia à reação insti­tu­cional unifi­ca­da dos poderes após os atos golpis­tas do dia 8 de janeiro.

O STM é o órgão máx­i­mo da Justiça Mil­i­tar no país, respon­sáv­el por proces­sar e jul­gar os crimes mil­itares pre­vis­tos no Códi­go Penal Mil­i­tar. O cole­gia­do é com­pos­to por 15 min­istros, sendo dez mil­itares da ati­va do Exérci­to, Mar­in­ha e Aeronáu­ti­ca, e cin­co civis de notório saber jurídi­co. Todos eles são nomea­d­os pelo pres­i­dente da Repúbli­ca e con­fir­ma­dos pelo Sena­do Fed­er­al.

Em vários momen­tos de seu dis­cur­so, o novo pres­i­dente do STM falou em har­mo­nia entre as insti­tu­ições e os poderes da Repúbli­ca. “Neste meu manda­to como pres­i­dente de um dos tri­bunais supe­ri­ores do Judi­ciário de nos­so país, gostaria de reafir­mar o meu dese­jo de poder con­tribuir, sob a firme ori­en­tação da min­is­tra Rosa Weber, para uma inte­gração cada vez mais sól­i­da de todos os poderes da Repúbli­ca”, desta­cou.

Ele tam­bém fez elo­gios ao pres­i­dente Lula, ao men­cionar os com­pro­mis­sos do man­datário brasileiro no com­bate às desigual­dades soci­ais.

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aos 86 anos, morre em São Paulo o artista Agnaldo Rayol

Ele iniciou a carreira aos 8 anos, na Rádio Nacional Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 04/11/2024 …