...
domingo ,21 julho 2024
Home / Noticias do Mundo / Presidente do Equador declara estado de exceção devido a protestos

Presidente do Equador declara estado de exceção devido a protestos

Repro­dução: © IVAN ALVARADO

Banco publico perdoará empréstimos vencidos de até 3 mil dólares


Pub­li­ca­do em 18/06/2022 — 14:41 Por Alexan­dra Valen­cia — Quito

logo_reuters

O pres­i­dente do Equador, Guiller­mo Las­so, declar­ou esta­do de exceção em três provín­cias do país andi­no, em uma ten­ta­ti­va de acal­mar protestos con­vo­ca­dos por gru­pos indí­ge­nas con­tra políti­cas econômi­cas do gov­er­no.

A medi­da ficará em vig­or por 30 dias nas provín­cias de Imbabu­ra, Cotopaxi e Pich­in­cha — o que inclui a cap­i­tal Quito -, que reg­is­traram os protestos mais vio­len­tos, com ataques a plan­tações de flo­res e danos à infraestru­tu­ra.

O toque de recol­her em Quito será das 22h às 5h (horário local) a par­tir deste sába­do (18), disse Las­so no fim da sex­ta-feira, e reuniões de pes­soas serão proibidas o dia inteiro nas provín­cias afe­tadas. Ele não disse por quan­to tem­po as medi­das durarão.

“Pedi diál­o­go e a respos­ta foi mais vio­lên­cia, não há intenção de encon­trar soluções”, disse Las­so, pela tele­visão.

Gru­pos indí­ge­nas começaram os protestos na segun­da-feira, com man­i­fes­tantes blo­que­an­do ruas ao redor do país em oposição às políti­cas econômi­cas e soci­ais de Las­so, exigin­do o con­ge­la­men­to do preço da gasoli­na, a inter­rupção de mais pro­je­tos de min­er­ação e petróleo, e mais tem­po para pequenos agricul­tores pagarem seus emprés­ti­mos bancários.

Las­so aumen­tará auxílio aos setores mais vul­neráveis e sub­sidiará o cus­to de fer­til­izantes em 50% para fazen­deiros pequenos e médios, e o ban­co pub­li­co per­doará emprés­ti­mos ven­ci­dos até 3 mil dólares.

Não haverá aumen­to no cus­to do diesel, gasoli­na e gás, acres­cen­tou.

Leonidas Iza, pres­i­dente da orga­ni­za­ção indí­ge­na equa­to­ri­ana Conaie, disse que as pro­postas de Las­so par­cial­mente resolvem os prob­le­mas, mas duvi­dou que serão imple­men­tadas, disse nas redes soci­ais.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

Repro­dução: © REUTERS/Amir Cohen País manifesta preocupação com intensificação do conflito Publicado em 14/04/2024 — …