...
quarta-feira ,13 novembro 2024
Home / Justiça / Presidente do TSE conclama eleitores a comparecerem às urnas

Presidente do TSE conclama eleitores a comparecerem às urnas

Ministra enalteceu trabalho dos 20 mil servidores da Justiça Eleitoral

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 03/10/2024 — 16:07
Brasília
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia palestra no curso de iniciação para juízes que tomaram posse este ano, na Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), no centro da cidade.
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A pres­i­dente do Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), min­is­tra Cár­men Lúcia, con­clam­ou nes­ta quin­ta-feira (3) os eleitores a com­pare­cem às urnas no próx­i­mo domin­go (6), dia do primeiro turno das eleições munic­i­pais.

Durante a últi­ma sessão do TSE antes do primeiro turno, real­iza­da na man­hã de hoje, a min­is­tra disse que os servi­dores da Justiça Eleitoral tra­bal­haram para rece­ber os eleitores no dia da votação.

“Os ded­i­ca­dos servi­dores da Justiça Eleitoral brasileira, mais de 20 mil servi­dores, tra­bal­haram com afin­co, com todo empen­ho para que todos os brasileiros chegassem à cab­ine [de votação] com tran­quil­i­dade e sossego, mas, prin­ci­pal­mente, com liber­dade para escol­her o que ele quer. O que os eleitores colo­carem nas urnas será apu­ra­do, e o resul­ta­do apu­ra­do será procla­ma­do”, afir­mou.

A min­is­tra tam­bém disse que espera que os eleitores não “depositem seus diss­a­bores na vida” na hora de votar.

“Este é um momen­to de tran­quil­i­dade democráti­ca, de civis­mo respon­sáv­el e de ale­gria. A gente não espera que as pes­soas depositem os seus diss­a­bores na vida, ou ide­ológi­cos, difer­enças que nos enrique­cem”, disse.

A pres­i­dente tam­bém disse esper­ar tran­quil­i­dade durante o pleito. “Não esper­amos que haja práti­cas nem de ofen­sas, nem de vio­lên­cia, nem de ina­ceitação das difer­enças, porque é dessas difer­enças que nós real­izamos a plu­ral­i­dade, que é um dire­ito con­sti­tu­cional de todo mun­do”, com­ple­tou.

O primeiro turno das eleições será no domin­go (6). O segun­do turno da dis­pu­ta poderá ser real­iza­do em 27 de out­ubro em 103 municí­pios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nen­hum dos can­didatos à prefeitu­ra atin­gir mais da metade dos votos váli­dos, excluí­dos os bran­cos e nulos, no primeiro turno.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

Para Carlos Nobre, propostas apresentadas até agora são insuficientes Fabío­la Sin­im­bú — Envi­a­da espe­cial* Pub­li­ca­do …