...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Presidente envia carta à Índia pedindo agilidade no envio de vacina

Presidente envia carta à Índia pedindo agilidade no envio de vacina

(Brasília - DF, 17/12/2020) Palavras do Presidente da República Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
@Isac Nóbrega/PR (Repro­du­ção)

Laboratório indiano fornecerá 2 milhões de imunizantes contra a covid

Publi­ca­do em 08/01/2021 — 23:29 Por Agên­cia Bra­sil * — Bra­sí­lia


O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro envi­ou nes­ta sex­ta-fei­ra (8) uma car­ta ao pri­mei­ro-minis­tro da Índia, Naren­dra Modi, na qual soli­ci­ta  urgên­cia no envio para o Bra­sil das doses da vaci­na con­tra a covid-19 da Astra­Ze­ne­ca pro­du­zi­das na Índia, segun­do infor­mou o gover­no fede­ral.

“O imu­ni­zan­te está sen­do pro­du­zi­do no Serum Ins­ti­tu­te of India e deve­rá inte­grar de for­ma ime­di­a­ta a imple­men­ta­ção do nos­so Pro­gra­ma Naci­o­nal de Imu­ni­za­ção”, infor­ma­ram em nota con­jun­ta a Secre­ta­ria de Comu­ni­ca­ção da Pre­si­dên­cia e o Minis­té­rio da Saú­de. Nes­te momen­to, o labo­ra­tó­rio indi­a­no for­ne­ce­rá 2 milhões de doses da vaci­na.

Na car­ta, Bol­so­na­ro tam­bém agra­de­ceu a Índia pela libe­ra­ção das expor­ta­ções dos insu­mos far­ma­cêu­ti­cos pro­du­zi­dos naque­le país, “de extre­ma rele­vân­cia para o abas­te­ci­men­to do mer­ca­do bra­si­lei­ro”, de acor­do com a nota.

O Minis­té­rio da Saú­de quer come­çar a imu­ni­za­ção, no cená­rio mais oti­mis­ta, a par­tir de 20 de janei­ro. Além da vaci­na da Astra­Ze­ne­ca, o gover­no fede­ral tam­bém aguar­da apro­va­ção da Anvi­sa da Coro­na­Vac, da chi­ne­sa Sino­vac.

O pedi­do de urgên­cia para a impor­ta­ção das doses da Índia ocor­re após a Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz) ter infor­ma­do que vai ocor­rer um atra­so na che­ga­da ao país do insu­mo neces­sá­rio para a pro­du­ção local do imu­ni­zan­te desen­vol­vi­da pela Astra­Ze­ne­ca. Até o fim do ano, o gover­no fede­ral espe­ra con­tar com mais de 200 milhões de doses do imu­ni­zan­te pro­du­zi­dos pela Fio­cruz.

A vaci­na da Sino­vac está sen­do pro­du­zi­da no Bra­sil pelo Ins­ti­tu­to Butan­tan. A expec­ta­ti­va do gover­no bra­si­lei­ro é com­prar 100 milhões de doses da Coro­na­vac.

* Com infor­ma­ções da Reu­ters

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …