...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Noticias / Presidente faz pronunciamento com balanço de ações do governo

Presidente faz pronunciamento com balanço de ações do governo

Repro­du­ção: © Ander­son Riedel/PR

Bolsonaro destacou ações na pandemia e na infraestrutura


Publi­ca­do em 31/12/2021 — 20:37 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro fez na noi­te des­ta sex­ta-fei­ra (31) um pro­nun­ci­a­men­to em rede naci­o­nal de rádio e tele­vi­são no qual vol­tou a se posi­ci­o­nar con­tra o pas­sa­por­te vaci­nal. O pre­si­den­te  tam­bém falou que cri­an­ças entre 5 e 11 anos devem se imu­ni­zar con­tra a covid-19 com a auto­ri­za­ção dos pais e pres­cri­ção médi­ca.

“Não apoi­a­mos o pas­sa­por­te vaci­nal, nem qual­quer res­tri­ção àque­les que não dese­jam se vaci­nar”, dis­se. “Defen­de­mos que as vaci­nas para as cri­an­ças entre 5 e 11 anos sejam apli­ca­das somen­te com o con­sen­ti­men­to dos pais e pres­cri­ção médi­ca. A liber­da­de tem que ser res­pei­ta­da”, com­ple­tou. Ele relem­brou tam­bém a dis­tri­bui­ção de 380 milhões de doses de vaci­na con­tra a covid-19 nes­te ano. 

Pandemia

O pre­si­den­te des­ta­cou que o gover­no fede­ral dis­pen­sou “recur­sos bili­o­ná­ri­os para que esta­dos e muni­cí­pi­os se pre­pa­ras­sem para enfren­tar a pan­de­mia” e vol­tou a cri­ti­car gover­na­do­res e pre­fei­tos por polí­ti­cas de fecha­men­to de comér­cio e res­tri­ção da cir­cu­la­ção.

“Com a polí­ti­ca de mui­tos gover­na­do­res e pre­fei­tos de fechar comér­ci­os, decre­tar lock­down e toque de reco­lher, a que­bra­dei­ra econô­mi­ca só não se tor­nou uma rea­li­da­de por­que nós cri­a­mos o Pro­nam­pe [Pro­gra­ma Naci­o­nal de Apoio às Micro­em­pre­sas e Empre­sas de Peque­no Por­te] e o BEm [Bene­fí­cio Emer­gen­ci­al de Manu­ten­ção do Empre­go e da Ren­da]”, dis­se o pre­si­den­te, que acres­cen­tou que essas medi­das garan­ti­ram a pre­ser­va­ção de mais de 11 milhões de empre­gos.

O Auxí­lio Emer­gen­ci­al tam­bém foi cita­do no pro­nun­ci­a­men­to. O pre­si­den­te afir­mou que 68 milhões de pes­so­as se bene­fi­ci­a­ram com o pro­gra­ma e o total pago somen­te em 2020 foi equi­va­len­te a 13 anos de gas­to com o pro­gra­ma Bol­sa Famí­lia.

Economia e infraestrutura

Jair Bol­so­na­ro afir­mou que o ano se encer­ra com um sal­do posi­ti­vo de 3 milhões de novos empre­gos e 5 milhões de empre­sas aber­tas. “Inter­rom­pen­do uma série de meia déca­da com sal­dos nega­ti­vos”, comen­tou.

O pre­si­den­te res­sal­tou a apro­va­ção da Lei da Liber­da­de Econô­mi­ca e a sim­pli­fi­ca­ção das nor­mas regu­la­men­ta­do­ras. Jair Bol­so­na­ro des­ta­cou os avan­ços na infra­es­tru­tu­ra, com as novas obras ini­ci­a­das no gover­no, a con­clu­são de obras de gover­nos ante­ri­o­res, como a trans­po­si­ção do Rio São Fran­cis­co e a rein­ser­ção do modal fer­ro­viá­rio no país.

“Leva­mos tran­qui­li­da­de ao cam­po, fle­xi­bi­li­za­mos a pos­se e o por­te de arma de fogo para o cida­dão e pas­sa­mos a inves­tir no Bra­sil e não mais no exte­ri­or com obras mili­o­ná­ri­as finan­ci­a­das pelo BNDES [Ban­co Naci­o­nal de Desen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e Soci­al]”, com­ple­tou.

Para 2022, o pre­si­den­te dis­se que, na área de infra­es­tru­tu­ra, já há mais de R$ 800 bilhões con­tra­ta­dos pela ini­ci­a­ti­va pri­va­da que devem garan­tir a gera­ção de milhões de empre­gos. “Isso é uma pro­va de que con­quis­ta­mos a con­fi­an­ça dos inves­ti­do­res, bra­si­lei­ros e estran­gei­ros, o que pos­si­bi­li­ta­rá, tam­bém, a redu­ção da infla­ção, con­sequên­cia da equi­vo­ca­da polí­ti­ca do ‘Fica em casa. A eco­no­mia a gen­te vê depois’”.

O pre­si­den­te falou do paga­men­to do Auxí­lio Bra­sil com valor míni­mo de R$ 400, que deve aju­dar 17 milhões de famí­li­as e acres­cen­tou que, duran­te seu gover­no, foram entre­gues mais de 1,2 milhão de mora­di­as por meio do pro­gra­ma Casa Ver­de Ama­re­la.

Chuvas

Sobre as chu­vas inten­sas que atin­gi­ram a Bahia e o nor­te do esta­do de Minas Gerais, o pre­si­den­te afir­mou que, des­de o iní­cio da cala­mi­da­de, deter­mi­nou que o minis­tro da Cida­da­nia, João Roma, e o minis­tro do Desen­vol­vi­men­to Regi­o­nal,  Rogé­rio Mari­nho, pres­tas­sem apoio total aos mora­do­res dos muni­cí­pi­os atin­gi­dos.

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Com chuvas previstas para domingo, população de Canoas fica em alerta

Repro­du­ção: © Gus­ta­vo Mansur/ Palá­cio Pira­ti­ni Prefeitura vai reforçar a limpeza de ruas e bocas …