...
quarta-feira ,27 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Presidente lamenta assassinato de ex-premiê japonês

Presidente lamenta assassinato de ex-premiê japonês

Repro­du­ção: © Alan Santos/PR

Bolsonaro decreta luto de 3 dias


Publi­ca­do em 08/07/2022 — 11:27 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Ouça a maté­ria:

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro publi­cou, há pou­co, em sua con­ta no Twit­ter, uma nota na qual lamen­ta a mor­te do ex-pri­mei­ro-minis­tro japo­nês Shin­zo Abe. A mor­te do ex-pre­miê ocor­reu após ele ter sido bale­a­do hoje (8) duran­te comí­cio na cida­de de Nara, per­to de Qui­o­to.

O comí­cio ocor­ria antes das elei­ções para o Sena­do japo­nês, mar­ca­das para domin­go (10). Abe dis­cur­sa­va em apoio a Kei Sato, um mem­bro da Câma­ra Alta do Par­la­men­to que con­cor­re à ree­lei­ção como repre­sen­tan­te da cida­de de Nara. A polí­cia japo­ne­sa dete­ve um sus­pei­to do ata­que, Tet­suya Yama­ga­mi.

“Rece­bo com extre­ma indig­na­ção e pesar a notí­cia da mor­te de @AbeShinzo, líder bri­lhan­te e que foi um gran­de ami­go do Bra­sil. Esten­do à famí­lia de Abe, bem como aos nos­sos irmãos japo­ne­ses, a minha soli­da­ri­e­da­de e o dese­jo de que Deus cui­de de suas almas nes­te momen­to de dor”, dis­se Bol­so­na­ro na rede soci­al.

O pre­si­den­te bra­si­lei­ro anun­ci­ou, em uma outra pos­ta­gem, ter decre­ta­do luto ofi­ci­al no país, em reco­nhe­ci­men­to à boa rela­ção entre o polí­ti­co japo­nês e o Bra­sil.

“Como sinal de nos­so res­pei­to ao povo japo­nês, de reco­nhe­ci­men­to pela ami­za­de de Shin­zo Abe com Bra­sil e de soli­da­ri­e­da­de dian­te de uma cru­el­da­de injus­ti­fi­cá­vel, decre­tei luto ofi­ci­al em todo o país duran­te 3 dias. Que seu assas­si­na­to seja puni­do com rigor. Esta­mos com o Japão”, twi­tou o pre­si­den­te bra­si­lei­ro.

Shin­zo Abe, de 67 anos de ida­de, foi pri­mei­ro-minis­tro do Japão de 2006 a 2007 e, mais tar­de, de 2012 a 2020. Foi o líder japo­nês com mai­or lon­ge­vi­da­de no car­go.

Itamaraty

Em nota, o Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res infor­mou que rece­beu com tris­te­za e cons­ter­na­ção a notí­cia do fale­ci­men­to do ex-pri­mei­ro-minis­tro do Japão.

“O Bra­sil con­de­na, nos mais for­tes ter­mos, o ata­que covar­de ao ex-pri­mei­ro-minis­tro e soma-se ao gover­no e ao povo do Japão no repú­dio a todo tipo de vio­lên­cia polí­ti­ca, que aten­ta con­tra nos­sos valo­res com­par­ti­lha­dos de defe­sa da demo­cra­cia e da paz.”

A pas­ta des­ta­cou que Abe tra­ba­lhou de manei­ra incan­sá­vel pelo apro­fun­da­men­to da ami­za­de entre Bra­sil e Japão.

“Duran­te seu gover­no, as rela­ções bila­te­rais ele­va­ram-se para o pata­mar de par­ce­ria estra­té­gi­ca e glo­bal, reve­lan­do o reco­nhe­ci­men­to da impor­tân­cia do rela­ci­o­na­men­to em todos os seus aspec­tos: polí­ti­co, econô­mi­co, huma­no. Abe sem­pre cul­ti­vou inter­lo­cu­ção com o Bra­sil no mais alto nível e sua pre­sen­ça na cerimô­nia de encer­ra­men­to dos Jogos Olím­pi­cos Rio 2016 sim­bo­li­zou o afe­to entre os dois paí­ses.”

Toque de silêncio

Em even­to rea­li­za­do nes­ta sex­ta-fei­ra, para entre­ga de espa­dins aos cade­tes da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB), em Piras­su­nun­ga (SP), o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro pediu toque de silên­cio em home­na­gem ao ex-pri­mei­ro minis­tro japo­nês Shin­zo Abe.

Maté­ria alte­ra­da às 12h06 para acrés­ci­mo da nota do Ita­ma­raty e às 12h50 para acres­cen­tar pedi­do do pre­si­den­te de toque de silên­cio.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Milei corta verba de províncias e abre crise política na Argentina

Repro­du­ção: © REUTERS/Agustin Mar­car­lan Fundo de Fortalecimento Fiscal de Buenos Aires é cancelado Publi­ca­do em …