...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Presidente recebe no Planalto atletas que disputaram Jogos Escolares

Presidente recebe no Planalto atletas que disputaram Jogos Escolares

Repro­dução: © Isac Nóbrega/PR

Depois de 17 anos de interrupção, competição foi a maior da história


Pub­li­ca­do em 16/12/2021 — 18:26 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro rece­beu nes­ta quin­ta-feira (16) um grupo de atle­tas ado­les­centes que par­tic­i­param dos Jogos Esco­lares Brasileiros (JEBs). A com­petição voltou a ocor­rer no país após 17 anos de inter­rupção e foi real­iza­da entre os dias 29 de out­ubro e 5 de novem­bro, no Rio de Janeiro. A recepção foi no Palá­cio do Planal­to, em Brasília, mas não foi aber­ta ao públi­co.

Segun­do o gov­er­no fed­er­al, esta edição dos Jogos Esco­lares Brasileiros foi a maior da história. A com­petição reuniu 5.114 atle­tas na faixa etária de 12 a 14 anos, das 27 unidades fed­er­a­ti­vas, para a dis­pu­ta de 17 modal­i­dades. Levan­do em con­ta téc­ni­cos, del­e­ga­dos, árbi­tros, vol­un­tários e profis­sion­ais de apoio, os JEBs 2021 envolver­am 7.862 par­tic­i­pantes dire­tos. Foram dis­tribuí­das 2.160 medal­has e 189 troféus.

O Min­istério da Cidada­nia repas­sou R$ 17,9 mil­hões para a Con­fed­er­ação Brasileira do Desporto Esco­lar (CBDE) como for­ma de via­bi­lizar a real­iza­ção dos jogos, aquisição de mate­r­i­al esporti­vo e a con­tratação de árbi­tros e de respon­sáveis pelas áreas médi­cas e de pro­to­co­los san­itários. A grande maio­r­ia das modal­i­dades dis­putadas usou a estru­tu­ra do Par­que Olímpi­co da Bar­ra, prin­ci­pal lega­do de infraestru­tu­ra esporti­va dos Jogos Olímpi­cos e Par­alímpi­cos Rio 2016. O espaço inclui insta­lações sob gestão do gov­er­no fed­er­al, como as Are­nas Car­i­o­cas 1 e 2, o Veló­dro­mo e o Cen­tro Olímpi­co da Tênis.

Tam­bém foram uti­lizadas, no Par­que Olímpi­co, a Are­na Car­i­o­ca 3, o Com­plexo Aquáti­co Maria Lenk e insta­lações tem­porárias. As provas de atletismo ocor­reram no Cefan, insti­tu­ição da Mar­in­ha do Brasil refor­ma­da para os Jogos Rio 2016, e o bas­quete teve como pal­co a Are­na da Juven­tude, no Com­plexo Olímpi­co de Deodoro, tam­bém mod­ern­iza­do no ciclo olímpi­co nacional e sob gestão do Exérci­to Brasileiro.

Os JEBs tiver­am dis­putas ofi­ci­ais no atletismo, bas­quete, fut­sal, han­de­bol, judô, vôlei, vôlei de pra­ia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginás­ti­ca artís­ti­ca, ginás­ti­ca rít­mi­ca, bad­minton, ciclis­mo e taek­won­do.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …