...
domingo ,14 abril 2024
Home / Noticias / PRF orienta motoristas na volta para casa após o carnaval

PRF orienta motoristas na volta para casa após o carnaval

Repro­du­ção: © Antô­nio Cruz/Agência Bra­sil

Operação Carnaval 2024 termina às 23h59 desta quarta-feira


Publi­ca­do em 14/02/2024 — 11:51 Por Luci­a­no Nas­ci­men­to — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Luís

ouvir:

banner carnaval 2024
                 Reprodução: Arte/Agência Brasil

Com o final do perío­do do car­na­val, a Polí­cia Rodo­viá­ria Fede­ral (PRF) ori­en­ta os moto­ris­tas que estão retor­nan­do de via­gem para casa a ado­ta­rem algu­mas medi­das para redu­zir o ris­co de aci­den­tes. A pri­mei­ra é se for diri­gir não beba. Tam­bém é impor­tan­te rea­li­zar uma revi­são pre­ven­ti­va no auto­mó­vel, veri­fi­can­do entre outros itens os faróis; cali­brar os pneus, que devem estar em bom esta­do de con­ser­va­ção; motor revi­sa­do, com óleo e nível da água do radi­a­dor em dia.

Para quem vai pegar a estra­da, tam­bém é impres­cin­dí­vel o uso do cin­to de segu­ran­ça e veri­fi­car a pre­sen­ça e esta­do dos equi­pa­men­tos obri­ga­tó­ri­os, como este­pe, maca­co, tri­ân­gu­lo e cha­ve de roda, além dos lim­pa­do­res de pára-bri­sa e luzes do veí­cu­lo. Os moto­ci­clis­tas e pas­sa­gei­ros devem usar o capa­ce­te.

Duran­te a via­gem, a ori­en­ta­ção é para man­ter os faróis ace­sos para ver e ser vis­to, man­ter a aten­ção redo­bra­da, obser­van­do as pla­cas que indi­cam os limi­tes de velo­ci­da­de e as con­di­ções de ultra­pas­sa­gem.

Nos tre­chos em obras, o moto­ris­ta deve redu­zir a velo­ci­da­de e obe­de­cer a sina­li­za­ção local. Em caso de chu­va duran­te a via­gem, a ori­en­ta­ção é para que os moto­ris­tas tran­si­tem com velo­ci­da­de mode­ra­da, sem­pre à direi­ta da via, man­ter os faróis ace­sos e dis­tân­cia segu­ra do outro veí­cu­lo que segue à fren­te. Tam­bém deve-se evi­tar mano­bras e fre­a­das brus­cas.

Para os con­du­to­res é reco­men­da­da uma para­da a cada 3 horas. “Bus­car evi­tar, na medi­da do pos­sí­vel, os horá­ri­os de pico. Diri­gir can­sa­do ou com sono aumen­ta o ris­co do moto­ris­ta come­ter erros”, aler­ta a PRF.

“O moto­ris­ta deve se infor­mar sobre as dis­tân­ci­as que vai per­cor­rer e das con­di­ções do tem­po, pon­tos de para­da, exis­tên­cia de pos­tos de com­bus­tí­veis e de res­tau­ran­tes à bei­ra da estra­da. Não esque­cer a docu­men­ta­ção de iden­ti­fi­ca­ção pes­so­al e a do veí­cu­lo”, ori­en­ta a PRF.

Ope­ra­ção Car­na­val 2024

Des­de sex­ta-fei­ra (9), agen­tes da PRF rea­li­zam nas rodo­vi­as de todos o país a Ope­ra­ção Car­na­val 2024, que ter­mi­na às 23h59 des­ta Quar­ta-fei­ra de Cin­zas (14).

A ope­ra­ção tem como foco o com­ba­te à com­bi­na­ção álco­ol e dire­ção, uma das prin­ci­pais cau­sas de aci­den­tes em 2023. No perío­do car­na­va­les­co do ano pas­sa­do, a PRF autu­ou mais de 2 mil moto­ris­tas por diri­gi­rem sob efei­to de bebi­da alcoó­li­ca ou por recu­sa­rem fazer o tes­te do etilô­me­tro, o popu­lar bafô­me­tro. A pre­vi­são é que o balan­ço da ope­ra­ção des­te ano seja divul­ga­do nes­ta quin­ta-fei­ra (15).

Duran­te o car­na­val de 2023, foram regis­tra­das 73 mor­tes duran­te os 6 dias do feri­a­do, 1.085 ocor­rên­ci­as de aci­den­tes, dimi­nui­ção de 6% em rela­ção a 2022. A quan­ti­da­de de feri­dos tam­bém apre­sen­tou uma redu­ção de 2%, tota­li­zan­do 1.260 pes­so­as aten­di­das.

Segun­do a PRF, nes­te ano, além da fis­ca­li­za­ção de alco­o­le­mia, outras con­du­tas tam­bém seri­am alvo da fis­ca­li­za­ção dos poli­ci­ais, como a rea­li­za­ção de ultra­pas­sa­gens em locais proi­bi­dos e o des­res­pei­to aos limi­tes de velo­ci­da­de das vias.

“Da mes­ma for­ma, os agen­tes vão veri­fi­car os itens obri­ga­tó­ri­os nos veí­cu­los, a exem­plo do cin­to de segu­ran­ça, esta­do de con­ser­va­ção dos pneus, fun­ci­o­na­men­to do sis­te­ma de ilu­mi­na­ção, com­po­nen­tes impres­cin­dí­veis para uma via­gem segu­ra”, infor­mou a polí­cia.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …