...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Primavera começa às 3h50 deste sábado

Primavera começa às 3h50 deste sábado

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Horário marca o equinócio de primavera para o hemisfério sul


Pub­li­ca­do em 22/09/2023 — 07:15 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Começa na madru­ga­da deste sába­do (23), mais pre­cisa­mente às 3h50 da madru­ga­da, a pri­mav­era no hem­is­fério sul. É neste horário que ocorre o chama­do equinó­cio de pri­mav­era, quan­do o dia e a noite têm a mes­ma duração. É tam­bém neste horário que acon­tece, no hem­is­fério norte, o equinó­cio de out­ono.

Segun­do o Obser­vatório Nacional, o que mar­ca as estações do ano é exata­mente a maneira como os raios solares inci­dem nos hem­is­férios.

“Além da tem­per­atu­ra, um dos efeitos que evi­den­ci­am as estações é a vari­ação dos com­pri­men­tos dos dias, ou seja, a quan­ti­dade de tem­po que o Sol fica aci­ma do hor­i­zonte”, infor­mou o Obser­vatório Nacional, lig­a­do ao Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação.

As estações são mais perce­bidas na medi­da em que se afas­tam da lin­ha do equador — lin­ha imag­inária que divide os dois hem­is­férios. Assim sendo, as car­ac­terís­ti­cas de cada estação prati­ca­mente não exis­tem nas regiões próx­i­mas a essa lin­ha.

“No iní­cio da pri­mav­era, os dias terão aprox­i­mada­mente o mes­mo com­pri­men­to das noites. No hem­is­fério sul, os dias vão fican­do cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no iní­cio do verão, que neste ano será no dia 22 de dezem­bro”, expli­cou Josi­na Nasci­men­to, astrôno­ma do Obser­vatório Nacional.

Rotação da Terra

As difer­entes estações do ano decor­rem da incli­nação do eixo de rotação da Ter­ra em relação ao plano de órbi­ta; e da posição do plan­e­ta em seu movi­men­to de translação ao redor do Sol.

“À medi­da que a Ter­ra orbi­ta o Sol, seu eixo incli­na­do sem­pre apon­ta na mes­ma direção e isso faz com que difer­entes partes da Ter­ra rece­bam os raios dire­tos do Sol”, esclarece o Obser­vatório.

Os sol­stí­cios e os equinó­cios não ocor­rem sem­pre nos mes­mos dias do ano. Em alguns anos, por exem­p­lo, ele pode ser no dia 22. Em out­ros, a exem­p­lo deste ano, podem acon­te­cer no dia 23. Entre os motivos dessas difer­enças está o de que o tem­po decor­ri­do entre dois equinó­cios é menor que o ano sider­al, definido como o tem­po de translação da Ter­ra em torno do Sol.

“O nos­so Cal­endário Gre­go­ri­ano baseia-se no ano trópi­co e insti­tui um ano bis­sex­to em todos os anos divisíveis por qua­tro, exce­to para sécu­los inteiros, que só são bis­sex­tos se forem múlti­p­los de 400. Isso faz com que o instante do iní­cio de uma estação seja próx­i­mo ao instante do iní­cio da mes­ma estação qua­tro anos antes ou qua­tro anos depois”, final­i­zou o Obser­vatório.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …