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Primavera dos Museus começa hoje com mais de 900 instituições

Abertura será às 16h no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
23/09/2024 — 06:48
São Luís
Brasília (DF) 18/09/2023 – A 17ª Primavera dos Museus começa nesta segunda-feira (18) e segue até o próximo domingo (24) em todo o país. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema este ano Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas. A proposta é destacar o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Começa hoje (23) e vai até o dia 29 a 18ª Pri­mav­era dos Museus, pro­movi­da pelo Insti­tu­to Brasileiro de Museus (Ibram). Durante esse perío­do serão real­izadas 2.334 ativi­dades em museus de todo o Brasil, entre exposições, palestras, vis­i­tas guiadas e ofic­i­nas, que ocor­rerão nas 930 insti­tu­ições par­tic­i­pantes.

A aber­tu­ra ofi­cial da sem­ana está pro­gra­ma­da para as 16h, no Espaço Cul­tur­al Rena­to Rus­so, em Brasília.

Este ano a pri­mav­era tem como tema “Museus, aces­si­bil­i­dade e inclusão”. A escol­ha visa a pro­mover a dis­cussão e pro­moção da democ­ra­ti­za­ção dos museus, espe­cial­mente como ess­es espaços podem se tornar mais acessíveis a difer­entes públi­cos, tan­to em ter­mos físi­cos quan­to soci­ais e cul­tur­ais.

Toda a pro­gra­mação da 18ª Pri­mav­era dos Museus já está disponív­el para con­sul­ta na platafor­ma Vis­ite Museus. Cri­a­da pelo Ibram, a platafor­ma bus­ca con­tribuir com a difusão e pro­moção dos museus, ampli­ar o aces­so à cul­tura, asse­gu­rar a preser­vação do patrimônio, estim­u­lar a edu­cação, a inclusão social, a aces­si­bil­i­dade e a divul­gação do con­hec­i­men­to ultra­pas­san­do as fron­teiras físi­cas e chegan­do a um públi­co mais amp­lo.

Qual­quer insti­tu­ição de memória (pes­soa físi­ca ou jurídi­ca) poderá aderir à platafor­ma. Isso inclui museus, memo­ri­ais, salas de cul­tura, podcasts/videocasts, pon­tos cul­tur­ais, cen­tros cul­tur­ais, par­ques históri­cos, redes de edu­cadores, sis­temas de museus, esco­las téc­ni­cas, insti­tu­tos históri­cos, cemitérios, pina­cote­cas, ateliês, lab­o­ratórios de doc­u­men­tação ou de artes, asso­ci­ações cul­tur­ais, pes­soas físi­cas como, por exem­p­lo, pro­fes­sores de muse­olo­gia, alunos, mes­tran­dos, doutoran­dos e out­ras enti­dades cor­re­latas.

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