...
terça-feira ,21 maio 2024
Home / Educação / Primeira etapa de provas do Enem começa neste domingo

Primeira etapa de provas do Enem começa neste domingo

Repro­du­ção: © Arte/Agência Bra­sil

Quase 4 milhões de candidatos estão inscritos no exame


Publi­ca­do em 05/11/2023 — 07:30 Por Sabri­na Crai­de — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A pri­mei­ra eta­pa do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) 2023 come­ça nes­te domin­go (5) com as ques­tões de lin­gua­gens e códi­gos, ciên­ci­as huma­nas e reda­ção. Ao todo, 3,9 milhões de can­di­da­tos estão ins­cri­tos para fazer as pro­vas em 1.750 muni­cí­pi­os, nas 27 uni­da­des da fede­ra­ção.

No segun­do dia de pro­va, no dia 12 de novem­bro, os estu­dan­tes farão as ques­tões de ciên­ci­as da natu­re­za e de mate­má­ti­ca.

Nos dois dias, a aber­tu­ra dos por­tões será às 12h e o fecha­men­to, às 13h, pelo horá­rio de Bra­sí­lia. O iní­cio da pro­va está mar­ca­do para as 13h30 nos dois dias de pro­va, mas o horá­rio de encer­ra­men­to é dife­ren­te: hoje as pro­vas ter­mi­nam às 19h e no dia 12 de novem­bro, às 18h30.

Para fazer o exa­me, é obri­ga­tó­rio levar docu­men­to de iden­ti­fi­ca­ção ori­gi­nal, com foto. Entre as iden­ti­fi­ca­ções acei­tas estão a Car­tei­ra de Iden­ti­da­de, a Car­tei­ra Naci­o­nal de Habi­li­ta­ção (CNH), o pas­sa­por­te e a Car­tei­ra de Tra­ba­lho emi­ti­da após 27 de janei­ro de 1997. Tam­bém serão acei­tos os docu­men­tos digi­tais com foto do e‑Título, CNH digi­tal e RG digi­tal. Eles deve­rão ser apre­sen­ta­dos nos res­pec­ti­vos apli­ca­ti­vos ofi­ci­ais, e não serão acei­tas fotos da tela do celu­lar.

Outro item obri­ga­tó­rio de levar é cane­ta esfe­ro­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fabri­ca­da em mate­ri­al trans­pa­ren­te. O Car­tão de Con­fir­ma­ção de Ins­cri­ção não é obri­ga­tó­rio, mas é acon­se­lhá­vel.

arte enem 2023 o que levar

 

O Enem é a prin­ci­pal for­ma de ingres­so no ensi­no supe­ri­or públi­co, pelo Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu). As notas tam­bém podem ser uti­li­za­das para a obten­ção de bol­sas por meio do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni) e de par­ti­ci­pa­ção no Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em ins­ti­tui­ções de ensi­no por­tu­gue­sas que têm con­vê­nio com o Inep. Além dis­so, algu­mas ins­ti­tui­ções de ensi­no pri­va­do uti­li­zam a nota para ingres­so dire­to ou con­ces­são de bol­sas.

Edi­ção: Juli­a­na Andra­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Repro­du­ção: © Arquivo/Agência Bra­sil Primeira parcela do incentivo refere-se à matrícula no ensino médio Publicado …