...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Correios entregaram 20 mil malotes em 3,6 mil locais de prova


Publicado em 18/08/2024 — 13:29 Por Vitor Abdala e André Richter — Rio de Janeiro e Brasília

ouvir:

A min­is­tra da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck, afir­mou neste domin­go (18) que a apli­cação das provas do Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do (CNU) ocor­reu “sem nen­hu­ma inter­cor­rên­cia”. 

Em entre­vista, ela fez um bal­anço sobre a primeira parte da apli­cação das provas, de man­hã, des­ti­na­da à redação e questões dis­cur­si­vas. À tarde, os can­didatos fazem as questões obje­ti­vas.

Segun­do a min­is­tra, as provas chegaram cor­re­ta­mente aos locais e começam a ser apli­cadas pon­tual­mente às 9h. Alguns locais reg­is­traram fal­ta de ener­gia elétri­ca, mas o serviço foi resta­b­ele­ci­do.

De acor­do com o min­istério, o mate­r­i­al foi entregue pelos Cor­reios, sem prob­le­mas, em todos os mais de 3,6 mil locais de apli­cação. Foram 170 toneladas em 20 mil mal­otes.

Os portões foram aber­tos aos 2,1 mil­hões de can­didatos às 7h30 e fecha­dos às 8h30, enquan­to as provas começaram às 9h e foram con­cluí­das às 11h30 nos 228 municí­pios brasileiros. Para os can­didatos de nív­el supe­ri­or, as provas foram de con­hec­i­men­tos gerais e dis­cur­si­vas, enquan­to para nív­el médio, de por­tuguês e redação.

A segun­da eta­pa do con­cur­so é real­iza­da ago­ra à tarde. Os portões foram aber­tos às 13h e fecha­dos às 14h, com as provas começan­do às 14h30. Para os can­didatos de nív­el médio, o exame, que envolve questões de dire­ito, matemáti­ca e real­i­dade, se encer­ram às 17h30. Para o nív­el supe­ri­or,  as provas de con­hec­i­men­tos especí­fi­cos serão encer­radas às 18h.

Diversidade

Esther Dweck desta­cou que o CNU teve grande quan­ti­dade de can­didatos que vão dis­putar as vagas por meio de cotas para pes­soas negras e com defi­ciên­cia, além dos indí­ge­nas. Cer­ca de 400 mil pes­soas estão nes­sa situ­ação.

“A gente está muito feliz com isso, e a ideia é aumen­tar a diver­si­dade para aju­dar na elab­o­ração de políti­cas públi­cas”, com­ple­tou.

Por vol­ta das 19h, a min­is­tra deve con­ced­er nova entre­vista para divul­gar o bal­anço final da apli­cação das provas.

Neste domin­go (18), cer­ca de 2 mil­hões de can­didatos fazem provas em todo o país para preencher 6.640 vagas em 21 órgãos da admin­is­tração públi­ca fed­er­al. É o maior con­cur­so públi­co da história do Brasil.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …