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Primeira fase de saque de valores esquecidos acaba neste fim de semana

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Consulta será reaberta em 2 de maio, com mais fontes de recursos


Pub­li­ca­do em 15/04/2022 — 12:16 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Em vig­or des­de o iní­cio de março, a primeira fase de saque de val­ores esque­ci­dos em insti­tu­ições finan­ceiras aca­ba neste fim de sem­ana. Hoje (15), as pes­soas nasci­das a par­tir de 1988 poderão faz­er a con­sul­ta. Aman­hã (16), haverá repescagem para os nasci­dos a par­tir de 1984 que perder­am as datas para agen­darem a reti­ra­da.

A par­tir de domin­go (17), o sis­tema entrará em pausa e pas­sará por uma refor­mu­lação. As con­sul­tas serão retomadas ape­nas em 2 de maio, com novas fontes de recur­sos esque­ci­dos incluí­das. Todos dev­erão nova­mente faz­er as con­sul­tas para ver­i­fi­carem se têm dire­ito a novos sal­dos resid­u­ais.

O agen­da­men­to do saque pode ser feito das 4h às 24h. O proces­so deve ser feito no site Val­ores a Rece­ber, cri­a­do pelo Ban­co Cen­tral (BC) para a con­sul­ta e o agen­da­men­to da reti­ra­da de sal­dos resid­u­ais.

Após o pedi­do de saque, a insti­tu­ição finan­ceira terá até 12 dias úteis para faz­er a trans­fer­ên­cia. A expec­ta­ti­va é que paga­men­tos real­iza­dos por meio do Pix ocor­ram mais rápi­do.

Calendário

Após a primeira roda­da de con­sul­tas no site Val­ores a Rece­ber, o Ban­co Cen­tral reabriu o cal­endário de agen­da­men­to. De acor­do com o órgão, isso ocor­reu porque as insti­tu­ições finan­ceiras atu­alizaram as infor­mações e lib­er­aram mais val­ores esque­ci­dos pelos cor­ren­tis­tas. O BC ori­en­ta todos a repe­tir o pro­ced­i­men­to, mes­mo quem já res­ga­tou val­ores esque­ci­dos ou cuja con­sul­ta apon­tou val­ores inex­is­tentes.

Pelo novo crono­gra­ma, o cor­ren­tista poderá agen­dar o saque a qual­quer hora da data infor­ma­da, em vez de entrar em horários deter­mi­na­dos pelo sis­tema. As novas datas de lib­er­ação são as seguintes:

Ano de nasci­men­to Data de lib­er­ação
Até 1947                                        28 de março
1948 a 1954                                 29 de março
1955 a 1959                                 30 de março
1960 a 1963                                 31 de março
1964 a 1967                                 1º de abril
Repescagem até 1967              2 de abril
1968 a 1971                                 4 de abril
1972 a 1975                                 5 de abril
1976 a 1979                                 6 de abril
1980 a 1981                                 7 de abril
1982 a 1983                                 8 de abril
Repescagem 1968 a 1983       9 de abril
1984 a 1985                                 11 de abril
1986 a 1988                                 12 de abril
1989 a 1992                                 13 de abril
1993 a 1997                                 14 de abril
A par­tir de 1988                           15 de abril
Repescagem 1984 em diante 16 de abril

Fontes de recursos

Na primeira fase, foram lib­er­a­dos os seguintes tipos de sal­dos resid­u­ais esque­ci­dos pelos cor­ren­tis­tas:
• con­tas-cor­rentes ou poupanças encer­radas e não sacadas;
• cobranças inde­v­i­das de tar­i­fas ou de obri­gações de crédi­to pre­vis­tas em ter­mo de com­pro­mis­so assi­na­do com o BC;
• cotas de cap­i­tal e rateio de sobras líquidas de asso­ci­a­dos de coop­er­a­ti­vas de crédi­to;
• gru­pos de con­sór­cio extin­tos.

Na segun­da fase do pro­gra­ma, em 2 de maio, as con­sul­tas incluirão as seguintes fontes de recur­sos:
• cobranças inde­v­i­das de tar­i­fas ou obri­gações de crédi­to não pre­vis­tas em ter­mo de com­pro­mis­so;
• con­tas de paga­men­to pré-paga e pós-paga encer­radas e com sal­do disponív­el;
• con­tas encer­radas em cor­re­toras e dis­tribuido­ras de títu­los e de val­ores mobil­iários;
• demais situ­ações que resul­tem em val­ores a serem devolvi­dos recon­heci­das pelas insti­tu­ições finan­ceiras.

Login

Para agen­dar o saque, o usuário dev­erá ter con­ta nív­el pra­ta ou ouro no Por­tal Gov.br. Iden­ti­fi­cação segu­ra para aces­sar serviços públi­cos dig­i­tais, a con­ta Gov.br está disponív­el a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segu­rança: bronze, para serviços menos sen­síveis; pra­ta, que per­mite o aces­so a muitos serviços dig­i­tais; e ouro, que per­mite o aces­so a todos os serviços dig­i­tais.

Segun­do os dados mais recentes do BC, cer­ca de 114 mil­hões de pes­soas e 2,7 mil­hões de empre­sas aces­saram o sis­tema de con­sul­tas cri­a­do para o res­gate do din­heiro. Desse total, 27,5 mil­hões de pes­soas físi­cas e cer­ca de 270 mil empre­sas desco­bri­ram que têm recur­sos a rece­ber.

A maior parte dos recur­sos esque­ci­dos, no entan­to, é de pequeno val­or. De acor­do com o próprio BC, sal­dos de até R$ 1 cor­re­spon­dem a 42,7% dos casos e mon­tantes de até R$ 10 con­cen­tram 69,8% do total.

Con­fi­ra abaixo o pas­so a pas­so para a reti­ra­da do din­heiro:

Pas­so 1

Aces­sar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no perío­do de saque infor­ma­do na primeira con­sul­ta. Quem esque­ceu a data pode repe­tir o proces­so, sem esper­ar o dia 7 de março.

Pas­so 2

Faz­er login com a con­ta Gov.br (nív­el pra­ta ou ouro). Se o cidadão ain­da não tiv­er con­ta nesse nív­el, deve faz­er logo o cadas­tro ou aumen­tar o nív­el de segu­rança (no caso de con­tas tipo bronze) no site ou no aplica­ti­vo Gov.br. O BC acon­sel­ha ao cor­ren­tista não deixar para cri­ar a con­ta e ajus­tar o nív­el no dia de agen­dar o res­gate. Con­fi­ra aqui como aumen­tar o nív­el do login Gov.br.

Pas­so 3

Ler e aceitar o ter­mo de respon­s­abil­i­dade

Pas­so 4

Ver­i­ficar o val­or a rece­ber, a insti­tu­ição que deve devolver o val­or e a origem (tipo) do val­or a rece­ber. O sis­tema poderá fornecer infor­mações adi­cionais, se for o caso. A primeira eta­pa da con­sul­ta só infor­ma­va a existên­cia de val­ores a rece­ber, sem dar detal­h­es.

Pas­so 5

Clicar na opção indi­ca­da pelo sis­tema:

“Solic­i­tar por aqui”: para devolução do val­or via Pix em até 12 dias úteis. O usuário dev­erá escol­her uma das chaves Pix e infor­mar os dados pes­soais e guardar o número de pro­to­co­lo, caso pre­cise entrar em con­ta­to com a insti­tu­ição.

“Solic­i­tar via insti­tu­ição”: a insti­tu­ição finan­ceira não ofer­ece a devolução por Pix. O usuário dev­erá entrar em con­ta­to pelo tele­fone ou e‑mail infor­ma­do para com­bi­nar com a insti­tu­ição a for­ma de reti­ra­da: Trans­fer­ên­cia Eletrôni­ca Disponív­el (TED) ou Doc­u­men­to de Crédi­to (DOC).

Impor­tante: Na tela de infor­mações dos val­ores a rece­ber, o cidadão deve clicar no nome da insti­tu­ição para con­sul­tar os canais de atendi­men­to.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

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