...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Educação / Primeiro dia de provas do Enem 2024 é hoje

Primeiro dia de provas do Enem 2024 é hoje

Candidatos farão os exames de linguagens, ciências humanas e redação

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/11/2024 — 08:00
Brasília
São Paulo (SP) 05/11/2023 - Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraiso . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A apli­cação da primeira eta­pa do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2024 será real­iza­da neste domin­go (3), a par­tir de 13h30, em todos os esta­dos, mais o Dis­tri­to Fed­er­al, em 1753 municí­pios.

Neste primeiro dia de provas, os 4.325.960 inscritos con­fir­ma­dos vão tes­tar os con­hec­i­men­tos em 45 questões de múlti­pla escol­ha de lin­gua­gens (lín­gua por­tugue­sa, lit­er­atu­ra, lín­gua estrangeira, artes, edu­cação físi­ca e tec­nolo­gias da infor­mação e comu­ni­cação) e mais 45 questões de ciên­cias humanas (história, geografia, filosofia e soci­olo­gia), além da pro­va de redação, que deve ter entre sete e 30 lin­has.

Horários e fusos

A duração da pro­va será de cin­co horas e meia neste primeiro domin­go do Enem 2024 e, no primeiro dia, o tér­mi­no reg­u­lar está agen­da­do para 19h, no horário de Brasília. Para o par­tic­i­pante com solic­i­tação de tem­po adi­cional aprova­da, será encer­ra­da às 20h. Por fim, o can­dida­to que usar o recur­so de video­pro­va em Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) poderá con­cluir a pro­va às 21h.

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) esclarece que não haverá pror­ro­gação do tem­po pre­vis­to para a real­iza­ção das provas ou para o preenchi­men­to do cartão-respos­ta ou da fol­ha de redação.

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria Provas do primeiro dia do Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Repro­dução: Arte/Agência Brasil

Nos dois dias de provas, a aber­tu­ra dos portões será às 12h e o fechamen­to, às 13h. É proibi­da a entra­da do par­tic­i­pante no local de pro­va após o fechamen­to dos portões.

A pro­gra­mação do exame segue o horário ofi­cial de Brasília, por isso, o horário de aber­tu­ra e fechamen­to dos portões, e de iní­cio da pro­va podem vari­ar, de acor­do com o fuso horário em algu­mas regiões do país.

Assim como em edições pas­sadas, o Enem será apli­ca­do em qua­tro fusos horários dis­tin­tos. No dis­tri­to de Fer­nan­do de Noron­ha (PE), que está uma hora à frente do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário local.

No Ama­zonas (com exceção de 13 municí­pios: Ata­la­ia do Norte, Ben­jamin Con­stant, Boca do Acre, Eirunepé, Envi­ra, Gua­jará, Ipix­u­na, Ita­ma­rati, Jutaí, Lábrea, Paui­ni, São Paulo de Olivença, Tabatin­ga), além dos esta­dos Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondô­nia e Roraima, a aber­tu­ra dos portões será real­iza­da às 11h e o fechamen­to às 12h, no horário local.

Já no Acre, os portões serão aber­tos às 10h e fecha­dos às 11h, tam­bém pelo horário local.

Documentação obrigatória

O aces­so à sala de apli­cação somente será per­mi­ti­do com a apre­sen­tação de doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação com foto váli­do, con­forme pre­vis­to em edi­tal.

A par­tir des­ta edição do Enem, não serão aceitos doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação descritos abaixo, nem bole­tim de ocor­rên­cia de órgãos poli­ci­ais, em caso de per­da ou roubo de doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação.

Documentos aceitos
Repro­dução: Arte/EBC

 

Documentos não aceitos
Repro­dução: Arte/EBC

Cartão de Confirmação

O Inep recomen­da que o par­tic­i­pante leve tam­bém o cartão de con­fir­mação da inscrição impres­so, que pode ser aces­sa­do na Pági­na do Par­tic­i­pante do Inep, com login e sen­ha do site Gov.br.

Além do local de pro­va (com nome da insti­tu­ição de ensi­no e número da sala de apli­cação), o doc­u­men­to traz out­ras infor­mações: número de inscrição, data, horário e além de reg­is­trar que o inscrito terá dire­ito a atendi­men­to espe­cial­iza­do ou trata­men­to pelo nome social, quan­do for o caso.

O que levar

Out­ro item obri­gatório de levar é cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente. Qual­quer out­ro mate­r­i­al deve ser guarda­do em um enve­lope por­ta-obje­tos, lacra­do e colo­ca­do abaixo da carteira de cada par­tic­i­pante.

Os par­tic­i­pantes só podem sair da sala após duas horas de apli­cação. A ida aos ban­heiros é acom­pan­ha­da por fis­cais com detec­tor de metais. Lanch­es são per­mi­ti­dos, mas poderão ser vis­to­ri­a­dos pelos fis­cais de sala.

Sai­ba as recomen­dações sobre mate­ri­ais per­mi­ti­dos e quais itens são proibidos:

Brasília (DF), 25/10/2024 - Arte para a matéria O que levar para o Enem 2024. Arte/Agência Brasil
Repro­dução: Arte/EBC

Declaração de Comparecimento

O par­tic­i­pante que pre­cis­ar com­pro­var sua pre­sença no Enem 2024 deve aces­sar a Declar­ação de Com­parec­i­men­to na mes­ma Pági­na do Par­tic­i­pante. O doc­u­men­to é per­son­al­iza­do. Ele deve ser impres­so, lev­a­do nos dias da pro­va e entregue ao apli­cador na por­ta da sala do exame.

Haverá uma declar­ação para cada dia de apli­cação. Para o primeiro domin­go de pro­va, 3 de novem­bro, a declar­ação já está disponív­el no site do Inep.

Logística reversa

Ao fim da apli­cação, os cor­reios recol­herão os mal­otes (com Cartão-Respos­ta, Fol­ha de Redação e out­ros doc­u­men­tos, como as fol­has de pre­sença). Os doc­u­men­tos são envi­a­dos para as cen­trais de cor­reção da insti­tu­ição respon­sáv­el pela apli­cação, o Inep. Todo o proces­so é feito com escol­ta mil­i­tar.

Reaplicação

As provas serão reapli­cadas para os par­tic­i­pantes que se enquadrem nos critérios esta­b­ele­ci­dos, nos dias 10 e 11 de dezem­bro. Essa alter­na­ti­va é disponi­bi­liza­da, em casos especí­fi­cos, às pes­soas que fal­taram por prob­le­mas logís­ti­cos ou doenças infec­to­con­ta­giosas, con­forme pre­vê o edi­tal.

Próximas datas

O segun­do dia de provas ocor­rerá no dia 10 de novem­bro. O cader­no de provas é com­pos­to por 90 questões obje­ti­vas de ciên­cias da natureza (quími­ca, físi­ca e biolo­gia), além de matemáti­ca, a serem respon­di­das em cin­co horas.

De acor­do com o Inep, a divul­gação do gabar­i­to ocor­rerá em 20 de novem­bro. E a divul­gação do resul­ta­do final será con­heci­da em 13 de janeiro de 2024.

Acesso ao ensino superior

Insti­tuí­do em 1998, o Exame Nacional do Ensi­no Médio avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no do ensi­no médio. Os par­tic­i­pantes que ain­da não con­cluíram o ensi­no médio podem par­tic­i­par como treineiros, e os resul­ta­dos obti­dos no exame servem somente para autoavali­ação de con­hec­i­men­tos.

As notas do Enem podem ser usadas em proces­sos sele­tivos coor­de­na­dos pelo Min­istério da Edu­cação, como Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e o Fun­do de Finan­cia­men­to ao Estu­dante do Ensi­no Supe­ri­or (Fies) do gov­er­no fed­er­al.

O desem­pen­ho no Enem tam­bém é con­sid­er­a­do para ingres­so em insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or de Por­tu­gal que têm acor­do com o Inep. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or naque­le país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …