...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Economia / Primeiros concursos públicos serão lançados em 10 de abril

Primeiros concursos públicos serão lançados em 10 de abril

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados


Pub­li­ca­do em 04/04/2023 — 21:21 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil  — Brasília

ouvir:

A min­is­tra da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck, anun­ciou que o gov­er­no irá lançar até o dia 10 de abril o primeiro blo­co de con­cur­sos públi­cos autor­iza­dos para admin­is­tração fed­er­al.

Esther Dweck desta­cou que há pre­visão no orça­men­to deste ano para real­iza­ção dos con­cur­sos, que irão pri­orizar os órgãos com maior déficit de pes­soal.

“Várias áreas estão com difi­cul­dade. Foi um perío­do de muito desmonte, prati­ca­mente sem nen­hum con­cur­so”, disse, em entre­vista aos veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Até o fim do ano, segun­do a min­is­tra, devem ser anun­ci­a­dos três blo­cos de con­cur­sos públi­cos para recom­posição de pes­soal. No momen­to, ape­nas uma seleção emer­gen­cial foi autor­iza­da para a Agên­cia Nacional de Min­er­ação.

Reajuste salarial

Sobre a con­cessão do rea­juste salar­i­al lin­ear de 9% aos servi­dores fed­erais, Esther Dweck expli­cou que é pre­ciso que Con­gres­so Nacional aprove uma ade­quação de rubri­c­as na Lei Orça­men­tária de 2023.

Na últi­ma sex­ta-feira (31), o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va envi­ou ao Par­la­men­to pro­je­to de lei com a alter­ação. A expec­ta­ti­va do gov­er­no é de que a aprovação da pro­pos­ta ocor­ra ain­da este mês.

“Assim que ele for aprova­do, o gov­er­no pode encam­in­har o rea­juste dos servi­dores. A meta, temos con­ver­sa­do com os líderes no Con­gres­so, é que ten­hamos uma aprovação célere desse pro­je­to, para que seja aprova­do ain­da no mês de abril e o rea­juste dos servi­dores pos­sa valer a par­tir de maio”, afir­mou a min­is­tra em entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil.

A nego­ci­ação salar­i­al, acor­da­da com cer­ca de 100 enti­dades sindi­cais, pre­vê ain­da aumen­to de R$ 200 no auxílio ali­men­tação dos servi­dores. Con­forme a min­is­tra, o val­or adi­cional já será deposi­ta­do no paga­men­to de maio.

Des­de 2016, a maio­r­ia das cat­e­go­rias do fun­cional­is­mo fed­er­al não teve rea­juste salar­i­al. Em fevereiro, o min­istério reto­mou a Mesa Nacional de Nego­ci­ação Per­ma­nente com os servi­dores públi­cos fed­erais, que servirá para dis­cu­tir recu­per­ação salar­i­al e reestru­tu­ração de car­reiras. A mesa foi insta­l­a­da pela primeira vez em 2013.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …