...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Noticias / Principais aeroportos do país preveem movimento intenso no Natal

Principais aeroportos do país preveem movimento intenso no Natal

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Orientação é que passageiros cheguem com antecedência aos terminais


Pub­li­ca­do em 22/12/2023 — 20:19 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O movi­men­to nos prin­ci­pais aero­por­tos do país será inten­si­fi­ca­do nos próx­i­mos dias, com a chega­da do feri­ado de Natal. No Rio de Janeiro, por exem­p­lo, o Aero­por­to Inter­na­cional Tom Jobim, o Galeão, espera rece­ber mais de 530 mil pas­sageiros para as cel­e­brações de fim de ano. O número rep­re­sen­ta 86% a mais do que no mes­mo perío­do do ano pas­sa­do. Estão pre­vis­tos 2.423 voos domés­ti­cos e 1.022 inter­na­cionais, de acor­do com infor­mações da con­ces­sionária RIO­galeão.

No Aero­por­to San­tos Dumont, que fica no cen­tro da cap­i­tal, são esti­ma­dos 337,7 mil pas­sageiros em 3.155 voos pro­gra­ma­dos, de acor­do com a estatal Infraero, que admin­is­tra o ter­mi­nal. Os números são 42% abaixo do que os reg­istra­dos no perío­do ante­ri­or, quan­do 583,8 mil pas­sageiros e 5.421 voos movi­men­ta­ram o ter­mi­nal car­i­o­ca entre os dias 16 de dezem­bro de 2022 e 3 de janeiro de 2023. Essa redução ocorre após o esta­b­elec­i­men­to do lim­ite de 6,5 mil­hões de pas­sageiros por ano no San­tos Dumont, definido pelo gov­er­no fed­er­al.

O ter­mi­nal chegou a rece­ber mais de 10 mil­hões de pas­sageiros em 2022, impactan­do neg­a­ti­va­mente o movi­men­to do Galeão, que tem uma capaci­dade muito supe­ri­or. Por causa dis­so, nego­ci­ações entre prefeitu­ra e Min­istério dos Por­tos e Aero­por­tos resul­taram na restrição ao aero­por­to.

Em Brasília, o Aero­por­to Inter­na­cional Jusceli­no Kubitschek esti­ma um movi­men­to de aprox­i­mada­mente 1,3 mil­hão de pes­soas durante todo o mês de dezem­bro. Estão pre­vis­tos 8,7 mil pousos e deco­la­gens e foram incluí­dos 109 voos extras para aten­der a deman­da no perío­do, infor­mou a Inframéri­ca, con­ces­sionária que admin­is­tra o ter­mi­nal. Os dias 21 e 22 dev­erão ter um fluxo de aprox­i­mada­mente 42 mil pes­soas, respec­ti­va­mente. Com movi­men­tos con­cen­tra­dos das 6h às 10h e das 18h às 22h. Os dias 28 e 29 tam­bém serão datas com inten­so movi­men­to das insta­lações do aero­por­to com uma pre­visão de cer­ca de 42 mil usuários.

A Inframéri­ca, admin­istrado­ra do aero­por­to, pre­vê que o fluxo de pes­soas em dezem­bro de 2023 ten­ha um aumen­to de 1,1% em relação ao de 2022. Porém, mes­mo com o aumen­to do movi­men­to, o fluxo é 16% menor quan­do com­para­do com 2019, antes da pan­demia.

Em relação aos voos inter­na­cionais, a expec­ta­ti­va é de um movi­men­to de 58 mil embar­ques e desem­bar­ques do exte­ri­or em 370 pousos e deco­la­gens no aero­por­to de Brasília. Os pas­sageiros podem voar dire­to de Brasília para Lis­boa, Mia­mi, Orlan­do, Buenos Aires, Lima e Panamá.

A GRU Air­port, con­ces­sionária que admin­is­tra o Aero­por­to Inter­na­cional de São Paulo, em Guarul­hos, o maior do país, com mais de 30 mil­hões de pas­sageiros por ano, infor­ma que, entre os feri­ados Natal e Ano Novo, são pre­vis­tos 1,5 mil­hão de pas­sageiros em voos nacionais e inter­na­cionais, entre os dias 21 de dezem­bro de 2023 e 2 de janeiro de 2024.

O aero­por­to de Con­gonhas, na cap­i­tal paulista, tem pro­gra­mação de mais de 5,8 mil oper­ações, com ofer­ta de 967 mil assen­tos, entre os dias 22 de dezem­bro e 2 de janeiro.  Entre os prin­ci­pais des­ti­nos estão Rio de Janeiro, Belo Hor­i­zonte, Por­to Ale­gre, Brasília, Curiti­ba, Sal­vador, Flo­ri­anópo­lis, Recife, Nave­g­antes e Goiâ­nia. Os dados são da Aena, con­ces­sionária que admin­is­tra o ter­mi­nal e out­ros 16 aero­por­tos em todo o país.

No aero­por­to do Recife, tam­bém admin­istra­do pela Aena, estão pro­gra­ma­dos 2,6 mil voos, entre pouso e deco­la­gens, com movi­men­to de 387 mil pas­sageiros.

Orientações

A prin­ci­pal ori­en­tação das con­ces­sionárias de aero­por­tos é que o pas­sageiro busque agilizar o embar­que, uti­lizan­do, por exem­p­lo, o sis­tema de check-in online.

Além dis­so, recomen­da-se chegar ao aero­por­to com uma ante­cedên­cia de duas horas, ten­do em vista filas maiores e medi­das de segu­rança mais rígi­das.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …