...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Justiça / Prisão de Braga Netto é mantida após audiência de custódia

Prisão de Braga Netto é mantida após audiência de custódia

General e ex-ministro ficará detido em unidade do Exército

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/12/2024 — 17:11
Brasília
O interventor federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto, concede entrevista à Agência Brasil no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O gen­er­al e ex-min­istro Wal­ter Bra­ga Net­to pas­sou por audiên­cia de custó­dia neste sába­do (14), con­duzi­da por um juiz aux­il­iar do gabi­nete de Alexan­dre de Moraes, min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) que autor­i­zou a prisão de Bra­ga Net­to. 

A prisão pre­ven­ti­va de Bra­ga Net­to foi man­ti­da, infor­mou o STF. Ele ficará deti­do no Coman­do Mil­i­tar do Leste, no Rio de Janeiro.

Bra­ga Net­to foi pre­so pela Polí­cia Fed­er­al, pois estaria obstru­in­do a inves­ti­gação sobre a ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do no país para impedir a posse de Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

A Polí­cia Fed­er­al iden­ti­fi­cou que o gen­er­al, indi­ci­a­do por ser um dos prin­ci­pais artic­u­ladores do plano golpista, ten­tou obter dados sig­ilosos da delação de Mau­ro Cid, ex-aju­dante de ordens do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro, como for­ma de “impedir ou embaraçar as inves­ti­gações em cur­so”, con­forme decisão de Moraes que emba­sou a prisão.

De acor­do com o relatório da Polí­cia Fed­er­al, há “diver­sos ele­men­tos de pro­va” con­tra Bra­ga Net­to, que teria atu­a­do para impedir a total elu­ci­dação dos fatos e “com o obje­ti­vo de con­tro­lar as infor­mações forneci­das, alter­ar a real­i­dade dos fatos apu­ra­dos, além de con­sol­i­dar o alin­hamen­to de ver­sões entre os inves­ti­ga­dos”. Entre eles, tro­cas de men­sagens com pai de Mau­ro Cid para con­seguir detal­h­es da delação e repas­sa­do din­heiro “em uma saco­la de vin­ho, que serviria para o finan­cia­men­to das despe­sas necessárias à real­iza­ção” do plano de golpe.

Gen­er­al da reser­va, Bra­ga Net­to foi can­dida­to à vice-pres­i­dente em 2022 na cha­pa com Jair Bol­sonaro. Antes, foi min­istro-chefe da Casa Civ­il, de 2020 a 2021, e min­istro da Defe­sa, de 2021 a 2022. No indi­ci­a­men­to, a Polí­cia Fed­er­al apurou que uma das reuniões real­izadas para tratar de supos­to plano golpista teria sido real­iza­da na casa do mil­i­tar em novem­bro de 2022.

Prisão

A Polí­cia Fed­er­al pren­deu, na man­hã deste sába­do (14), o ex-min­istro da Defe­sa e gen­er­al Wal­ter Bra­ga Net­to. Ele foi pre­so no Rio de Janeiro. A PF real­i­zou bus­cas na casa do gen­er­al, em Copaca­bana.

Os agentes cumpri­ram ain­da man­da­do de bus­ca e apreen­são na residên­cia do coro­nel Flávio Pere­gri­no, asses­sor dire­to de Bra­ga Net­to, em Brasília.

Em relatório envi­a­do ao STF, no mês pas­sa­do, a Polí­cia Fed­er­al apon­tou que Bra­ga Net­to teve par­tic­i­pação conc­re­ta nos atos rela­ciona­dos à ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do e da abolição do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, inclu­sive na ten­ta­ti­va de obstrução da inves­ti­gação.

Defesa

A defe­sa do gen­er­al  Wal­ter Bra­ga Net­to divul­gou uma nota, na tarde deste sába­do (14), em que nega obstrução nas inves­ti­gações e que irá se man­i­fes­tar no proces­so.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …