...
terça-feira ,15 outubro 2024
Home / Justiça / Prisão de Moraes garantiria “normalidade”, disse general à PF

Prisão de Moraes garantiria “normalidade”, disse general à PF

Repro­dução: Agên­cia Bras­dil / EBC

General é investigado por participação em plano para prender ministro


Publicado em 15/03/2024 — 17:31 Por André Richter — Repórter da Agência Brasil* — Brasília

ouvir:

O gen­er­al da reser­va do Exérci­to Laer­cio Vergílio afir­mou, em depoi­men­to à Poli­cia Fed­er­al (PF), que a prisão do min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) Alexan­dre de Moraes seria necessária para “vol­ta da nor­mal­i­dade insti­tu­cional e a har­mo­nia entre os poderes”.

O mil­i­tar é inves­ti­ga­do pela PF por supos­ta par­tic­i­pação em um plano para pren­der Moraes, rela­tor das inves­ti­gações sobre a ten­ta­ti­va de golpe, que trami­ta no Supre­mo.

No depoi­men­to presta­do aos inves­ti­gadores no dia 22 de fevereiro deste ano, o gen­er­al da reser­va foi ques­tion­a­do sobre os áudios cap­ta­dos com autor­iza­ção judi­cial que mostram con­ver­sas dele com o mil­i­tar da reser­va Aíl­ton Gonçalves, que tam­bém é inves­ti­ga­do no caso das fraudes nos cartões de vaci­na de Jair Bol­sonaro.

Em uma das con­ver­sas, Laer­cio comen­tou que Moraes dev­e­ria ser pre­so no dia 18 de dezem­bro de 2022, um domin­go, pelo coman­dante da Briga­da de Oper­ações Espe­ci­ais de Goiâ­nia, um dos gru­pa­men­tos do Exérci­to.

Ques­tion­a­do pelos poli­ci­ais sobre sua fala, o gen­er­al da reser­va disse que não executou ou plane­jou qual­quer ato para mon­i­torar ou ten­tar pren­der o min­istro.

“Respon­deu que não sabe diz­er como se daria uma supos­ta prisão do min­istro Alexan­dre de Moraes, porque esta­va na reser­va des­de 2000 e ape­nas deu sua opinião em relação a esse fato, porque, no seu pon­to de vista, a prisão seria necessária para vol­ta da nor­mal­i­dade insti­tu­cional e har­mo­nia entre os poderes”, diz tre­cho do depoi­men­to.

Laer­cio tam­bém negou no depoi­men­to ter defen­di­do um golpe de Esta­do ao se mostrar favoráv­el à real­iza­ção de uma “oper­ação espe­cial” que seria lid­er­a­da por Jair Bol­sonaro.

“Esclarece que a chama­da oper­ação espe­cial seria uma fase pos­te­ri­or e que tudo dev­e­ria ser real­iza­do den­tro da lei e da ordem, embasa­do juridica­mente na Con­sti­tu­ição”, afir­mou no depoi­men­to.

Mais cedo, o min­istro Alexan­dre de Moraes retirou o sig­i­lo de todos os depoi­men­tos presta­dos pelos inves­ti­ga­dos na oper­ação que apu­ra a ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do por Bol­sonaro.

* Colaborou Aécio Ama­do, da Agên­cia Brasil

 

 

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Lula sanciona aumento de pena de feminicídio para até 40 anos

É a maior pena prevista no Código Penal Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/10/2024 — 09:51 …