...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias / Proclamação da República completa 130 anos

Proclamação da República completa 130 anos

Repro­du­ção: © Arqui­vo TV Bra­sil

Proclamação da República completa 130 anos

Entenda o nascimento da República no Brasil


Publicado em 15/11/2019 — 08:00 Por TV Brasil — Brasília

Em 1888, a Lei Áurea abo­liu ofi­ci­al­men­te a escra­vi­dão, mas o Impé­rio esta­va em cri­se. Por um lado acre­di­ta­va-se que os anti­gos escra­vi­za­do­res ade­ri­ram aos ide­ais repu­bli­ca­nos para des­ti­tuir a famí­lia real. Mas o cená­rio era bem mais amplo.

Dom Pedro II esta­va mui­to doen­te e a suces­so­ra seria a prin­ce­sa Isa­bel, que era casa­da com um fran­cês, o con­de D’Eu, con­si­de­ra­do impo­pu­lar, figu­ra que tam­bém já havia cri­a­do con­fli­tos com os mili­ta­res na oca­sião da Guer­ra do Para­guai.

“A par­ti­ci­pa­ção do con­de D’eu na Guer­ra do Para­guai é um dos fato­res de impo­pu­la­ri­da­de. Ele era arro­gan­te. Dizem que ele pro­mo­veu mas­sa­cres. Não tinha apti­dão para admi­nis­trar”, con­ta a his­to­ri­a­do­ra Catia Faria.

Quem tam­bém tinha pou­co pres­tí­gio entre os mili­ta­res era o vis­con­de de Ouro Pre­to, che­fe do gabi­ne­te do Impé­rio e conhe­ci­do pela intran­si­gên­cia. Ele foi nome­a­do por Dom Pedro II para fazer as refor­mas que os repu­bli­ca­nos bus­ca­vam.

Assis­ta na TV Bra­sil:

Em 1870, o Bra­sil saiu vito­ri­o­so da Guer­ra do Para­guai e os mili­ta­res não tinham rece­bi­do do impe­ra­dor o reco­nhe­ci­men­to que espe­ra­vam.

O Bra­sil esta­va em cri­se econô­mi­ca por cau­sa de dívi­das moti­va­das, prin­ci­pal­men­te, pela guer­ra. O sis­te­ma de gover­no da Monar­quia era con­si­de­ra­do atra­sa­do.

“Os ide­ais repu­bli­ca­nos che­gam ao Bra­sil a par­tir da Fran­ça, da ide­o­lo­gia do posi­ti­vis­mo. Basi­ca­men­te é uma buro­cra­cia esta­tal cal­ca­da na com­pe­tên­cia”, expli­ca a pro­fes­so­ra de His­tó­ria do Direi­to Bra­si­lei­ro, Maria Cris­ti­na Viei­ra.

Para alguns his­to­ri­a­do­res, a pri­mei­ra repú­bli­ca bra­si­lei­ra não foi pro­cla­ma­da, mas sim acla­ma­da pela pou­ca resis­tên­cia que encon­trou por par­te da Monar­quia. Uma das ima­gens que retra­ta a cena é a tela Pro­cla­ma­ção da Repú­bli­ca, de Bene­di­to Calix­to. Quem mora­va nas inter­me­di­a­ções do Cam­po de San­ta­na e do Palá­cio Duque de Caxi­as era um dos coman­dan­tes da Guer­ra do Para­guai, o mare­chal Deo­do­ro da Fon­se­ca.

“Sem Deo­do­ro, não teria repú­bli­ca”, con­clui o his­to­ri­a­dor do Cen­tro de Estu­dos e Pes­qui­sas do Exér­ci­to, coro­nel Antô­nio Fer­rei­ra.

No dia 15 de novem­bro de 1889, o mare­chal Deo­do­ro saiu de sua casa no cen­tro do Rio, pró­xi­mo à Cen­tral do Bra­sil, para pro­cla­mar a Repú­bli­ca acom­pa­nha­do por uma tro­pa de cer­ca de mil mili­ta­res.

A repú­bli­ca bra­si­lei­ra deu pra­zo para que a famí­lia real dei­xas­se o país. Depois da expul­são, Dom Pedro II escre­veu “Resol­vo, ceden­do ao Impé­rio das cir­cuns­tân­ci­as, par­tir com toda a minha famí­lia ama­nhã, dei­xan­do esta pátria de nós estre­me­ci­da. Con­ser­va­rei do Bra­sil a mais sau­do­sa lem­bran­ça, fazen­do arden­tes votos por sua gran­de­za e pros­pe­ri­da­de.”

Assis­ta na TV Bra­sil:

Acom­pa­nhe hoje(15), no jor­nal Repór­ter Bra­sil, da TV Bra­sil, a repor­ta­gem sobre os desa­fi­os dos pri­mei­ros anos da Repú­bli­ca no país.

Edi­ção: Lili­a­ne Fari­as

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …