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Procon-SP notifica Meta sobre publicidade de vapes em suas plataformas

Orgão diz que tem recebido denúncias da aparição desses anúncios

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/11/2024 — 08:57
São Paulo
Repro­dução: Pro­con / SP

 

O Pro­con de São Paulo está toman­do medi­das con­tra a pub­li­ci­dade irreg­u­lar de apar­el­hos para uso de taba­co aque­ci­do, os vapes (cig­a­r­ros eletrôni­cos), em redes soci­ais da empre­sa Meta, respon­sáv­el por Face­book e Insta­gram.

Além de pedir infor­mações sobre critérios de sus­pen­são de anún­cios, a Agên­cia solic­i­tou medi­das para impedir a veic­u­lação das peças pub­lic­itárias aos assi­nantes brasileiros, infor­mou em nota divul­ga­da nes­sa terça-feira (12).

O Pro­con-SP diz ain­da que tem rece­bido infor­mações reit­er­adas da aparição de anún­cios dess­es pro­du­tos no feed de notí­cias de muitos con­sum­i­dores, e que par­ticipou, recen­te­mente, de uma oper­ação con­jun­ta com a Polí­cia Civ­il de São Paulo que resul­tou na apreen­são de grande quan­ti­dade de vapes  à ven­da em esta­b­elec­i­men­tos físi­cos.

Duas gale­rias no cen­tro da cap­i­tal paulista foram fechadas ontem, em oper­ação con­jun­ta da Recei­ta Fed­er­al e da Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca, como parte da Oper­ação Vapor­is 2. Des­de out­ubro o órgão tem desabil­i­ta­do CNPJs de empre­sas que ven­dem o apar­el­ho, proibido des­de 2009, com atu­al­iza­ção das regras em abril desse ano.

Meta

A empre­sa Meta se man­i­festou sobre as declar­ações do Pro­con, por meio de nota, em que diz obser­var a leg­is­lação atu­al. “Proibi­mos anún­cios que pro­movam a ven­da ou o uso de pro­du­tos de taba­co ou nicoti­na e de equipa­men­tos rela­ciona­dos. Os anún­cios não devem pro­mover dis­pos­i­tivos de vapor­iza­ção como cig­a­r­ros eletrôni­cos, vapor­izadores ou out­ros pro­du­tos que simulem o fumo. Usamos uma com­bi­nação de denún­cias da nos­sa comu­nidade, tec­nolo­gia e revisão humana para aplicar nos­sas políti­cas, removen­do con­teú­dos vio­ladores”, diz a empre­sa.

A Meta esclarece ain­da que tem recomen­da­do que “as pes­soas denun­ciem quais­quer con­teú­dos que acred­item ir con­tra as Dire­trizes da Comu­nidade do Insta­gram e os Padrões de Pub­li­ci­dade da Meta através do próprio aplica­ti­vo”.

Em bus­ca real­iza­da pela reportagem nas duas platafor­mas da empre­sa, os resul­ta­dos são vari­a­dos, com per­fis con­trários e favoráveis. Em ambas, não foi necessário realizar pesquisa por mais de 30 segun­dos para encon­trar anún­cio de pro­du­tos vari­a­dos, dos quais se dizia estarem disponíveis a pronta entre­ga.

Anvisa

Procu­ra­da, a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) não se man­i­festou, porém a Agên­cia man­tém em sua pági­na na inter­net acer­vo sobre o tema. Um dos estu­dos mais recentes de impacto, da Orga­ni­za­ção Pan-Amer­i­cana da Saúde (Opas), infor­ma que “Mais de 7 mil­hões dessas mortes são resul­ta­do do uso dire­to do taba­co, enquan­to mais de 1,2 mil­hão de mortes são resul­ta­do de não-fumantes expos­tos ao fumo pas­si­vo”.

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