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Procon SP recebe mais de mil reclamações sobre Black Friday

Febraban recomenda que consumidor tenha cuidado nas compras

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/11/2024 — 21:04
São Paulo
São Paulo, (SP), 22.11.2023 - Fachada de lojas na Avenida Paulista com ofertas da Black Friday. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O Pro­con de São Paulo já rece­beu 1.115 recla­mações rela­cionadas às com­pras de Black Fri­day. Des­de o últi­mo 30 de out­ubro, a enti­dade abriu um link especí­fi­co em seu site para rece­ber queixas dos con­sum­i­dores sobre as pro­moções.

Os prob­le­mas mais cita­dos são a não entre­ga ou demo­ra na entre­ga (394 casos) de pro­du­tos; pro­du­to ou serviço entregue difer­ente do pedi­do, incom­ple­to ou dan­i­fi­ca­do (142); pedi­do can­ce­la­do após final­iza­ção da com­pra (128); pro­du­to ou serviço indisponív­el (105); e maquiagem de descon­to (101).

Dicas de Segurança

A Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) elaborou dez recomen­dações para que os con­sum­i­dores aumentem a segu­rança ao faz­er com­pras na Black Fri­day. A enti­dade ori­en­ta que os com­pradores deem prefer­ên­cia a lojas con­heci­das e ver­i­fiquem a rep­utação de pági­nas não con­heci­das em sites de recla­mações.

A Febra­ban acon­sel­ha ain­da aces­sar os sites de com­pra dig­i­tan­do o endereço no nave­g­ador, e descon­fi­ar das pro­moções cujos preços sejam muito menores do que o val­or real do pro­du­to.

“Ten­ha muito cuida­do com e‑mails de pro­moções que ten­ham links. Ao rece­ber um e‑mail não solic­i­ta­do ou de um site no qual não este­ja cadastra­do para rece­ber pro­moções, é impor­tante ver­i­ficar se real­mente se tra­ta de uma empre­sa idônea”, recomen­da a enti­dade.

Out­ra ori­en­tação é dar prefer­ên­cia ao mod­e­lo de com­pra garan­ti­da, na qual a platafor­ma retém o val­or da com­pra até a sinal­iza­ção pos­i­ti­va do com­prador.

“Em lojas de redes soci­ais, ver­i­fique se a pági­na tem selo de aut­en­ti­cação, número de seguidores com­patíveis e tam­bém comen­tários de out­ros com­pradores. Descon­fie de pági­nas recém-cri­adas”.

A enti­dade ressalta que os con­sum­i­dores façam a opção pelo paga­men­to das com­pras online com cartão vir­tu­al, e usar o serviço de avi­sos por SMS de transações feitas ou out­ros meios disponi­bi­liza­dos pelos ban­cos, que infor­mam o val­or real­iza­do para cada transação, instan­ta­nea­mente.

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