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Programa educacional de Alagoas aumenta matrículas e taxa de aprovação

Experiência foi apresentada hoje em seminário em Natal

Lety­cia Bond — Envi­a­da espe­cial
Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 17:14
Natal
Natal(RN), 09/12/2024 - Mesa de abertura do Seninário: Desafios e Experiências da Educação no Nordeste. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com o abran­da­men­to grad­ual da pan­demia da covid-19 e o receio de a evasão esco­lar bater na casa dos 40% ou mes­mo super­ar essa pro­porção, o gov­er­no de Alagoas com­preen­deu que pre­cisa­va de soluções. Então criou, em novem­bro de 2021, o Pro­gra­ma Pro­fes­sor Men­tor, Meu Pro­je­to de Vida, apre­sen­ta­do nes­ta terça-feira (10), no segun­do dia do Sem­i­nário Desafios e Exper­iên­cias da Edu­cação no Nordeste, em Natal.

O even­to, orga­ni­za­do pela Sec­re­taria de Edu­cação, do Esporte e do Laz­er do Rio Grande do Norte, com o apoio do Insti­tu­to Cul­ti­va e do Con­sór­cio Nordeste, reúne autori­dades do gov­er­no fed­er­al e dos nove esta­dos da região.

O pro­gra­ma alagoano se propôs a fomen­tar a ini­ci­ação cien­tí­fi­ca entre alunos do ensi­no médio. Ten­do como enfoque o pro­je­to de vida que tem para si, o estu­dante desen­volve sua pesquisa, que pode englo­bar sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal, empreende­doris­mo, respon­s­abil­i­dade social, cul­tura dig­i­tal e medi­ação artís­ti­co-cul­tur­al.

Como out­ra pre­ocu­pação do gov­er­no era nego­ciar com os pro­fes­sores para que não desis­tis­sem de dar aulas pres­en­ci­ais, pen­sou tam­bém em uma for­ma de dar uma con­tra­parti­da a uma das cat­e­go­rias mais expostas ao coro­n­avírus.

Des­de então, esta­b­ele­ceu-se uma bol­sa de R$ 1,5 mil para os pro­fes­sores e out­ra de R$ 250 para os alunos des­ig­na­dos como mon­i­tores, sendo um mon­i­tor por tur­ma. Out­ro incen­ti­vo, que tam­bém se estende até os dias de hoje, é o de R$ 150 a alunos que têm um mín­i­mo de 90% de fre­quên­cia nas aulas.

O super­in­ten­dente de Edu­cação de Alagoas, Ricar­do Lis­boa Mar­tins, desta­ca que os fru­tos do pro­gra­ma são men­su­ráveis e sig­ni­fica­tivos. A quan­ti­dade de estu­dantes matric­u­la­dos no ensi­no médio da rede públi­ca aumen­tou de 94.600 para 116.840, de 2020 para 2024.

De acor­do com o Sis­tema de Avali­ação da Edu­cação Bási­ca (Saeb), em 2021 as taxas de aprovação nos anos ini­ci­ais e finais e no ensi­no médio eram, respec­ti­va­mente, de 98,6%, 96,6% e 87,7%. Em 2023, eram de 98,7%, 96% e 93,8%. Além dis­so, a dis­torção idade-série, que é quan­do a idade do aluno não é com­patív­el com a série em que estu­da, por haver atra­so, por con­ta de seu desem­pen­ho, diminuiu, de modo ger­al, de 2021 para 2023, pelo que reg­is­tra o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Ao se ver­i­ficar os anos ini­ci­ais e finais e o ensi­no médio, a cur­va sem­pre  decresce, com exceção de algu­mas séries dos anos ini­ci­ais.

Out­ras especi­fi­ci­dades do pro­gra­ma são as tril­has de con­hec­i­men­to que, segun­do Lis­boa Mar­tins, aju­dam os municí­pios a ter mel­hor noção do que devem exerci­tar com os alunos, e o val­or que dá às com­petên­cias socioe­mo­cionais dos estu­dantes. Os agentes do pro­je­to tam­bém se esforçam para enga­jar os famil­iares dos alunos no proces­so edu­ca­cional.

“A gente pre­cisou cri­ar uma estraté­gia, que era uma for­ma tam­bém de val­orizar o pro­fes­sor. Aí, uniu o útil ao agradáv­el. Val­ori­zou o pro­fes­sor, dan­do uma bol­sa a ele, e ele fica ded­i­ca­do à tur­ma e se envolve em pesquisa para a gente”, resume o super­in­ten­dente.

* A repórter via­jou a con­vite do Con­sór­cio Nordeste, com o apoio do Insti­tu­to Cul­ti­va

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