...
quinta-feira ,6 fevereiro 2025
Home / Entretenimento / Programa leva cinemas a pequenas cidades do interior do Rio de Janeiro

Programa leva cinemas a pequenas cidades do interior do Rio de Janeiro

Repro­dução: © SECEC-RJ/­Di­vul­gação

Município de Areal foi o primeiro que recebeu a atração


Pub­li­ca­do em 09/04/2023 — 12:39 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O gov­er­no flu­mi­nense está implan­tan­do, neste mês de abril, cin­co novos com­plex­os cin­e­matográ­fi­cos no inte­ri­or. O primeiro dos cin­co cin­e­mas foi inau­gu­ra­do na últi­ma sem­ana em Are­al, no cen­tro-sul do esta­do do Rio de Janeiro, den­tro do pro­je­to Cine+, com o obje­ti­vo de ter 1,5 mil sessões por ano, a maio­r­ia gra­tui­ta, e algu­mas com preços pop­u­lares. Está pro­gra­ma­da ain­da para abril a entre­ga à pop­u­lação de salas de audio­vi­su­al em Guapimir­im, Itao­cara, Casemiro de Abreu e Paraty.

Por meio da Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va (SECEC RJ), a ideia é entre­gar, no total, oito novos com­plex­os cin­e­matográ­fi­cos em cidades do inte­ri­or ao lon­go deste ano, através do pro­gra­ma Cin­e­ma da Cidade. As novas salas fun­cionarão em Mirace­ma, Cordeiro e São Pedro da Aldeia.

A secretária de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va do Rio de Janeiro, Danielle Bar­ros, expli­cou que a meta é ampli­ar a ofer­ta para pes­soas que nun­ca tiver­am a opor­tu­nidade de viven­ciar a exper­iên­cia de ver um filme na tela grande. “São pro­je­tos que estão sendo exe­cu­ta­dos em cidades de pequeno e médio porte, que his­tori­ca­mente não con­tavam com esse tipo de serviço”. Para Danielle, esse é o ver­dadeiro sen­ti­do de cul­tura: estar mais pre­sente na vida de todos, em ações de democ­ra­ti­za­ção do aces­so.

O dire­tor exec­u­ti­vo do pro­je­to, Felipe Mil­house, infor­mou que a Rede Cine+ ofer­e­cerá tam­bém cur­sos de audio­vi­su­al para jovens. “É um cin­e­ma-esco­la. Vamos ofer­e­cer capac­i­tação téc­ni­ca e artís­ti­ca para jovens que ten­ham inter­esse em adquirir con­hec­i­men­to na área de gestão para equipa­men­tos de fruição audio­vi­su­al”.

Cine+

O pro­je­to Cine+ tem patrocínio do gov­er­no do esta­do do Rio, em parce­ria com a Enel, e real­iza­ção da empre­sa Qui­tan­da Soluções Cria­ti­vas, através da Lei Estad­ual de Incen­ti­vo à Cul­tura. O inves­ti­men­to total para insta­lação de com­plex­os exibidores em Are­al, Casimiro de Abreu, Guapimir­im, Itao­cara e Paraty é de R$ 3,6 mil­hões. Todos ess­es municí­pios têm até 250 mil habi­tantes.

Rio de Janeiro (RJ) - Novos cinemas no interior fluminense. Foto: SECEC-RJ/Divulgação
Repro­dução: Novos cin­e­mas no inte­ri­or flu­mi­nense.  SECEC-RJ/­Di­vul­gação

Já as obras do pro­gra­ma Cin­e­ma da Cidade apon­tam para a entre­ga, ain­da em 2023, dos cin­e­mas de Mirace­ma, Cordeiro e São Pedro da Aldeia. Out­ros cin­e­mas dev­erão ser inau­gu­ra­dos em Mendes, Bom Jardim e São Fidélis, total­izan­do inves­ti­men­to de R$ 27 mil­hões.

O pro­gra­ma Cin­e­ma da Cidade se difer­en­cia do Cine + porque englo­ba duas salas de cin­e­ma, com espaço multi­u­so, aten­den­do car­ac­terís­ti­cas especí­fi­cas dos ter­ritórios. A secretária Danielle Bar­ros infor­mou que está sendo feito um grande esforço, em parce­ria com a Agên­cia Nacional de Cin­e­ma (Ancine), para agilizar as entre­gas dos com­plex­os cin­e­matográ­fi­cos. O pro­gra­ma atende municí­pios com pop­u­lação entre 20 mil e 100 mil habi­tantes.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desabamento de teto de igreja histórica causa morte de jovem na Bahia

Outras seis pessoas ficaram feridas no acidente Luiz Cláu­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil …