...
sábado ,15 junho 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Programa Norte Conectado inaugura infraestrutura de alta velocidade

Programa Norte Conectado inaugura infraestrutura de alta velocidade

Repro­du­ção: © Caro­li­na Antunes/PR

Presidente Jair Bolsonaro participou da instalação dos cabos


Publi­ca­do em 14/01/2022 — 15:03 Por Luci­a­no Nas­ci­men­to — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O pre­si­den­te da Repú­bli­ca, Jair Bol­so­na­ro par­ti­ci­pou hoje (14) de uma visi­ta téc­ni­ca para acom­pa­nhar o lan­ça­men­to de um pro­je­to para implan­tar cabos de fibra óti­ca entre os muni­cí­pi­os de Maca­pá, no Ama­pá e San­ta­rém, no Pará. A implan­ta­ção dos cabos da cha­ma­da Info­via 00 faz par­te do Pro­gra­ma Nor­te Conec­ta­do, uma ação para levar inter­net de alta velo­ci­da­de a comu­ni­da­des da região que ain­da não dis­põem do ser­vi­ço.

Além de Maca­pá e San­ta­rém, o cabo vai pas­sar tam­bém pelos muni­cí­pi­os para­en­ses de Alem­quer, Almei­rim e Mon­te Ale­gre. A pers­pec­ti­va é que cer­ca de um milhão de pes­so­as sejam bene­fi­ci­a­das com a fibra óti­ca.

Além da ins­ta­la­ção de pon­tos de aces­so wi-fi gra­tui­to em pra­ças des­ses muni­cí­pi­os, a inter­net de alta velo­ci­da­de tam­bém será dis­po­ni­bi­li­za­da, nes­sa eta­pa, para 86 ins­ti­tui­ções de ensi­no, saú­de e segu­ran­ça públi­ca. Serão 14 em Maca­pá e 72 nas outras qua­tro cida­des para­en­ses.

O lan­ça­men­to sub­flu­vi­al da rede ocor­re em janei­ro por se tra­tar da épo­ca do ano em que o lei­to do rio está mais pro­pí­cio para este tipo de ser­vi­ço. Os cabos são trans­por­ta­dos em uma espé­cie de bal­sa, ergui­dos por um guin­das­te e depois colo­ca­dos em uma estru­tu­ra que vai depo­si­tá-los no lei­to dos rios. No total, serão lan­ça­dos 770 km de cabos.

Os cabos de fibra vão se ligar ao linhão de ener­gia elé­tri­ca de Tucu­ruí, no Ama­pá, e ao linhão da Ele­tro­nor­te, em San­ta­rém. O cus­to esti­ma­do é de R$ 94 milhões e a pre­vi­são é que a implan­ta­ção da fibra óti­ca ter­mi­ne no final de mar­ço.

A implan­ta­ção da Info­via 00 é a pri­mei­ra eta­pa do pro­gra­ma, que inte­gra o Pro­gra­ma Amazô­nia Inte­gra­da Sus­ten­tá­vel, vol­ta­do para a implan­ta­ção rede de trans­por­te de fibra ópti­ca de alta capa­ci­da­de ao lon­go dos rios da Região Amazô­ni­ca e de redes metro­po­li­ta­nas nos muni­cí­pi­os conec­ta­dos à rede de trans­por­te.

Bol­so­na­ro par­ti­ci­pou da cerimô­nia acom­pa­nha­do pelo minis­tro das Comu­ni­ca­ções, Fábio Faria. Segun­do o minis­tro, na implan­ta­ção do pro­gra­ma, serão R$ 1,5 bi de inves­ti­men­tos com recur­sos oriun­dos prin­ci­pal­men­te do edi­tal de con­ces­são da tec­no­lo­gia 5G. A esti­ma­ti­va é que 10 milhões de habi­tan­tes sejam bene­fi­ci­a­dos.

No total, serão mais de 12 mil km de fibra óti­ca implan­ta­das nos lei­tos dos rios da Amazô­nia e aten­den­do 58 muni­cí­pi­os de seis esta­dos da região (Acre, Ama­zo­nas, Ama­pá, Pará, Rondô­nia e Rorai­ma).

As redes implan­ta­das per­mi­ti­rão a cone­xão de esta­be­le­ci­men­tos públi­cos, como ins­ti­tui­ções de ensi­no, uni­da­des de saú­de, hos­pi­tais, bibli­o­te­cas, ins­ti­tui­ções de segu­ran­ça públi­ca e tri­bu­nais. A pro­je­ção do gover­no é que todas as info­vi­as devem ser implan­ta­das até 2026. A pró­xi­ma info­via, cujo iní­cio está pre­vis­to para o final do ano, liga­rá os muni­cí­pi­os de San­ta­rém e Manaus, pas­san­do por cin­co muni­ci­pi­os no Pará e qua­tro no Ama­zo­nas.

“O lan­ça­men­to des­se cabo sub­mer­so que vai conec­tar toda a região Nor­te do Bra­sil, vai tra­zer inter­net para todos vocês”, dis­se Bol­so­na­ro duran­te a cerimô­nia de lan­ça­men­to do cabo de fibra. “Tam­bém, no meio do ano, gran­de par­te das capi­tais do Bra­sil já terão, no míni­mo, o seu núcleo de inter­net 5G, afir­mou Bol­so­na­ro.

Edi­ção: Pedro Ivo de Oli­vei­ra

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …