...
quarta-feira ,26 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Programa Norte Conectado inaugura infraestrutura de alta velocidade

Programa Norte Conectado inaugura infraestrutura de alta velocidade

Repro­dução: © Car­oli­na Antunes/PR

Presidente Jair Bolsonaro participou da instalação dos cabos


Pub­li­ca­do em 14/01/2022 — 15:03 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro par­ticipou hoje (14) de uma visi­ta téc­ni­ca para acom­pan­har o lança­men­to de um pro­je­to para implan­tar cabos de fibra óti­ca entre os municí­pios de Macapá, no Amapá e San­tarém, no Pará. A implan­tação dos cabos da chama­da Infovia 00 faz parte do Pro­gra­ma Norte Conec­ta­do, uma ação para levar inter­net de alta veloci­dade a comu­nidades da região que ain­da não dis­põem do serviço.

Além de Macapá e San­tarém, o cabo vai pas­sar tam­bém pelos municí­pios paraens­es de Alem­quer, Almeir­im e Monte Ale­gre. A per­spec­ti­va é que cer­ca de um mil­hão de pes­soas sejam ben­e­fi­ci­adas com a fibra óti­ca.

Além da insta­lação de pon­tos de aces­so wi-fi gra­tu­ito em praças dess­es municí­pios, a inter­net de alta veloci­dade tam­bém será disponi­bi­liza­da, nes­sa eta­pa, para 86 insti­tu­ições de ensi­no, saúde e segu­rança públi­ca. Serão 14 em Macapá e 72 nas out­ras qua­tro cidades paraens­es.

O lança­men­to sub­flu­vial da rede ocorre em janeiro por se tratar da época do ano em que o leito do rio está mais propí­cio para este tipo de serviço. Os cabos são trans­porta­dos em uma espé­cie de bal­sa, ergui­dos por um guin­daste e depois colo­ca­dos em uma estru­tu­ra que vai depositá-los no leito dos rios. No total, serão lança­dos 770 km de cabos.

Os cabos de fibra vão se lig­ar ao lin­hão de ener­gia elétri­ca de Tucu­ruí, no Amapá, e ao lin­hão da Eletronorte, em San­tarém. O cus­to esti­ma­do é de R$ 94 mil­hões e a pre­visão é que a implan­tação da fibra óti­ca ter­mine no final de março.

A implan­tação da Infovia 00 é a primeira eta­pa do pro­gra­ma, que inte­gra o Pro­gra­ma Amazô­nia Integra­da Sus­ten­táv­el, volta­do para a implan­tação rede de trans­porte de fibra ópti­ca de alta capaci­dade ao lon­go dos rios da Região Amazôni­ca e de redes met­ro­pol­i­tanas nos municí­pios conec­ta­dos à rede de trans­porte.

Bol­sonaro par­ticipou da cer­imô­nia acom­pan­hado pelo min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria. Segun­do o min­istro, na implan­tação do pro­gra­ma, serão R$ 1,5 bi de inves­ti­men­tos com recur­sos ori­un­dos prin­ci­pal­mente do edi­tal de con­cessão da tec­nolo­gia 5G. A esti­ma­ti­va é que 10 mil­hões de habi­tantes sejam ben­e­fi­ci­a­dos.

No total, serão mais de 12 mil km de fibra óti­ca implan­tadas nos leitos dos rios da Amazô­nia e aten­den­do 58 municí­pios de seis esta­dos da região (Acre, Ama­zonas, Amapá, Pará, Rondô­nia e Roraima).

As redes implan­tadas per­mi­tirão a conexão de esta­b­elec­i­men­tos públi­cos, como insti­tu­ições de ensi­no, unidades de saúde, hos­pi­tais, bib­liote­cas, insti­tu­ições de segu­rança públi­ca e tri­bunais. A pro­jeção do gov­er­no é que todas as infovias devem ser implan­tadas até 2026. A próx­i­ma infovia, cujo iní­cio está pre­vis­to para o final do ano, lig­ará os municí­pios de San­tarém e Man­aus, pas­san­do por cin­co munici­p­ios no Pará e qua­tro no Ama­zonas.

“O lança­men­to desse cabo sub­mer­so que vai conec­tar toda a região Norte do Brasil, vai traz­er inter­net para todos vocês”, disse Bol­sonaro durante a cer­imô­nia de lança­men­to do cabo de fibra. “Tam­bém, no meio do ano, grande parte das cap­i­tais do Brasil já terão, no mín­i­mo, o seu núcleo de inter­net 5G, afir­mou Bol­sonaro.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Núcleo 1 é formado pelo ex-presidente e mais sete aliados André Richter – Repórter da …