...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Cultura / Projeto Brasil de Tuhu lança versão online de concerto didático

Projeto Brasil de Tuhu lança versão online de concerto didático

4

Repro­dução: © Foto cedi­da pelo Museu Vil­la-Lobos/Ar­qui­vo

Concerto conta a vida de Heitor Villa-Lobos às crianças


Pub­li­ca­do em 26/06/2021 — 13:20 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Pela primeira vez des­de que foi cri­a­do, o pro­je­to Brasil de Tuhu apre­sen­ta, neste sába­do (26), às 16h, uma ver­são gra­tui­ta vir­tu­al de seu Con­cer­to Didáti­co. O espetácu­lo con­ce­bido pelo com­pos­i­tor, pro­du­tor musi­cal e pianista brasileiro Tim Rescala, é inspi­ra­do no mae­stro Heitor Vil­la-Lobos, com adap­tação por Rober­to Souza Leão para o lança­men­to no canal Youtube do pro­je­to.

O Brasil de Tuhu — apeli­do dado a Vil­la-Lobos quan­do cri­ança — foi ide­al­iza­do em 2009, quan­do o ensi­no musi­cal era obri­gatório nas esco­las públi­cas do país, com o obje­ti­vo de pro­mover o desen­volvi­men­to psi­cos­so­cial de cri­anças por meio da músi­ca.

No ano pas­sa­do, com a pan­demia do novo coro­n­avírus, o pro­je­to ficou impe­di­do de ser lev­a­do às esco­las. “Então decidi­mos faz­er con­cer­tos didáti­cos vir­tu­ais para o ensi­no fun­da­men­tal como for­ma de sen­si­bi­lizar para o tema”, disse à Agên­cia Brasil a dire­to­ra de pro­dução da Balu­arte Cul­tura, empre­sa real­izado­ra do pro­je­to, que é patroci­na­do pelo gov­er­no fed­er­al, através da Lei Fed­er­al de Incen­ti­vo à Cul­tura do Min­istério do Tur­is­mo e pela prefeitu­ra do Rio de Janeiro, por meio da Sec­re­taria Munic­i­pal de Cul­tura. A clas­si­fi­cação é livre.

“Não quise­mos  virar as costas para o públi­co que sem­pre nos acol­heu” , disse Paula. O con­cer­to tra­ta do can­cionário pop­u­lar brasileiro, com músi­cas do Guia Práti­co do mae­stro Heitor Vil­la-Lobos, cuja vida é con­ta­da às cri­anças.

Mais de 45 mil cri­anças e adul­tos em 13 esta­dos  já assi­s­ti­ram aos con­cer­tos pres­en­cial­mente. Ao lon­go do tem­po, além do con­cer­to, foram lançadas ani­mações, uma revista, uma rádio, e neste ano serão lança­dos qua­tro filmes.

Desafio

“Foi um desafio gravar o con­cer­to remo­ta­mente, prin­ci­pal­mente a parte musi­cal. Para dialog­ar com as cri­anças que estão viven­cian­do o ensi­no remo­to, adap­ta­mos a estéti­ca para o for­ma­to de videochama­da”, disse a dire­to­ra de pro­dução.

Além de disponi­bi­lizar o mate­r­i­al no canal do Youtube, o pro­je­to artic­u­la, com as sec­re­tarias de edu­cação munic­i­pais, a dis­tribuição do con­cer­to jun­to com o mate­r­i­al das esco­las, como ativi­dade com­ple­men­tar para as cri­anças que ain­da não estão indo pres­en­cial­mente às aulas. O pro­je­to já foi lev­a­do a Sal­vador (BA), Ipo­ju­ca (PE), Rio Grande (RS) e está pre­vis­to para a cap­i­tal flu­mi­nense.

Segun­do Paula, a van­tagem de um con­cer­to audio­vi­su­al é que ele não se esgo­ta neste momen­to. “A gente vai con­tin­uar tra­bal­han­do para artic­u­lar cada vez mais sec­re­tarias, para que seja incluí­do como ativi­dade com­ple­men­tar para os alunos.”

O con­cer­to mostra a infân­cia de Heitor Vil­la-Lobos e expli­ca o nome Brasil de Tuhu, que era o apeli­do do mae­stro quan­do cri­ança, por ser apaixon­a­do pelas loco­mo­ti­vas de trem.O com­pos­i­tor que­ria tocar vio­lon­ce­lo mas, como era muito pequeno, o pai adap­tou uma vio­la para que o meni­no pudesse começar a tocar.

Importância

O pro­je­to fala da importân­cia de Vil­la-Lobos para a músi­ca brasileira, da inte­gração do choro com a músi­ca clás­si­ca, de como ele ado­ra­va a for­mação do Quar­te­to de Cor­das, e aprovei­ta para apre­sen­tar os instru­men­tos às cri­anças, com suas difer­enças e sim­i­lar­i­dades.

As canti­gas incluí­das no Guia Práti­co de Vil­la-Lobos foram cat­a­lo­gadas por ele na déca­da de 1930, quan­do per­cor­reu o Brasil ouvin­do músi­cas típi­cas da infân­cia do repertório nacional. O guia soma mais de 130 canti­gas. “Todo o mate­r­i­al que a gente tra­bal­ha vem do guia práti­co porque, assim como Vil­la-Lobos, a gente acred­i­ta que a edu­cação musi­cal, prin­ci­pal­mente den­tro das esco­las públi­cas do país, pre­cisa ser tra­bal­ha­da em cima do repertório brasileiro”, afir­mou Paula Sued.

A ideia é que o pro­je­to pos­sa ser disponi­bi­liza­do per­ma­nen­te­mente no Youtube.

No novo for­ma­to de videochama­da, o con­cer­to reúne Car­la Rincón no primeiro vio­li­no, Luca Kevorkian no segun­do vio­li­no, Jade Guil­hon na vio­la, Matias Roque no vio­lon­ce­lo, tia Fifin­ha, inter­pre­ta­da pela atriz e can­to­ra Verôni­ca Bon­fim, e o boneco Tuhu. Para garan­tir o aces­so de todos, a apre­sen­tação con­tará com recur­sos de libras (lin­guagem de sinais), leg­endagem e audiode­scrição.

As ativi­dades musi­cais são educa­ti­vas e lúdi­cas e apre­sen­tam con­teú­dos para várias idades. “A gente se pre­ocupou em faz­er as brin­cadeiras para várias idades porque a pan­demia está sendo um perío­do muito difí­cil, espe­cial­mente para as cri­anças em casa. Nos­sa pre­ocu­pação foi como con­tin­uar aten­den­do esse públi­co que sem­pre nos aten­deu. A gente tin­ha uma respon­s­abil­i­dade e desen­volveu essas ativi­dades”, afir­mou a dire­to­ra

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …