...
quinta-feira ,27 março 2025
Home / Direitos Humanos / Projeto F20 levará questões sociais das favelas ao G20

Projeto F20 levará questões sociais das favelas ao G20

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A previsão é que as discussões do projeto comecem a partir de maio


Publicado em 09/03/2024 — 16:43 Por Cristina Indio do Brasil — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Voz das Comu­nidades, insti­tu­ição não gov­er­na­men­tal com viés jor­nalís­ti­co de respon­s­abil­i­dade social e pro­moção de even­tos cul­tur­ais real­iza­da por moradores de fave­las, está desen­vol­ven­do um pro­je­to para a cri­ação do F20, que será com­pos­to por 20 fave­las do Rio.

A intenção é levar as questões que envolvem as comu­nidades da cidade para dis­cussão no G20, fórum inter­na­cional que reúne 19 país­es mais ricos do mun­do, mais a União Europeia e a União Africana. Para Rene Sil­va, ide­al­izador do pro­je­to e fun­dador do Voz, este é um exem­p­lo poderoso de mobi­liza­ção comu­nitária e enga­ja­men­to cívi­co.

“Essas fave­las, na maio­r­ia das vezes mar­gin­al­izadas e excluí­das dos proces­sos de toma­da de decisão, vão se unir para ampli­ficar suas vozes e deman­dar atenção para questões que afe­tam dire­ta­mente suas vidas”, disse Rene.

De acor­do com ele, ao tratar de temas do G20, como desen­volvi­men­to econômi­co, mudanças climáti­cas e desigual­dade, as fave­las reivin­dicam seu espaço na agen­da glob­al e bus­ca soluções que refli­tam suas real­i­dades locais e neces­si­dades. “Esse tipo de ini­cia­ti­va demon­stra a importân­cia de incluir per­spec­ti­vas diver­sas e rep­re­sen­ta­ti­vas nos debates globais, visan­do con­stru­ir um futuro mais jus­to e inclu­si­vo para todos”, apon­tou à Agên­cia Brasil.

Rio de Janeiro (RJ) - Comunicador Rene Silva fundou o Voz das Comunidades no Complexo do Alemão.Foto: Renato Moura/Voz das Comunidades/Divulgação
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) — Rene Sil­va fun­dou o Voz das Comu­nidades no Com­plexo do Alemão. Foto: Rena­to Moura/Voz das Comunidades/Divulgação

A pre­visão é que as dis­cussões do pro­je­to come­cem a par­tir de maio, em agen­das para­le­las ao do G20, que real­i­zou duas reuniões preparatórias no Brasil. A primeira nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro com chancel­eres dos país­es do grupo e a segun­da nos dias 28 e 29 de fevereiro em São Paulo com min­istros de finanças e dos Ban­cos Cen­trais do grupo.

“A gente está em um momen­to de con­strução do pro­je­to. Até o final do mês de março a gente já deve ter o pro­je­to mais amadure­ci­do, bas­tante con­cluí­do e com as primeiras agen­das a serem divul­gadas”, infor­mou.

O Voz das Comu­nidades foi cri­a­do, em 2005, pelo então estu­dante Rene Sil­va, do jor­nal com o mes­mo nome, para moradores divul­gar­em notí­cias da comu­nidade do Mor­ro do Adeus, uma das 13 que for­mam o Con­jun­to de Fave­las do Alemão, na zona norte do Rio. Ago­ra, Rene quer que as questões soci­ais sejam mais vis­i­bi­lizadas.

“A ideia é que este pro­je­to jogue luz sobre out­ras questões soci­ais que não são lev­adas até a grande mídia e ao poder públi­co. Geral­mente, as pes­soas quan­do falam de favela, lem­bram de oper­ações poli­ci­ais, de ações da polí­cia e do trá­fi­co de dro­gas e a favela é muito além dis­so. A gente tem muitas ini­cia­ti­vas dis­cutin­do o meio ambi­ente, dis­cutin­do sus­tentabil­i­dade, econo­mia local, enfim, diver­sos dess­es temas e a ideia do pro­je­to F20 é jog­ar luz sobre as diver­sas pau­tas que exis­tem den­tro da favela e que ninguém está falan­do sobre”, desta­cou.

Segun­do Rene, a mis­são do pro­je­to é ampli­ficar as vozes das fave­las. “A gente quer ampli­ficar, quer que essas vozes sejam ouvi­das e, para que sejam ouvi­das, é nos­so obje­ti­vo levar essas pau­tas tam­bém para as autori­dades como gov­er­nador, prefeito, pres­i­dente e até mes­mo chegan­do na ONU [Orga­ni­za­ção das Nações Unidas]”, disse.

Des­de 1º de dezem­bro de 2023 que o Brasil está na presidên­cia rota­ti­va do G20 e vai con­tin­uar até 30 de novem­bro de 2024. Nesse perío­do, devem ocor­rer cer­ca de 130 reuniões, que serão real­izadas entre 15 cidades do país. A prin­ci­pal será a Cúpu­la de Chefes de Esta­do e de Gov­er­no do G20, pre­vista para os dias 18 e 19 de novem­bro deste ano, no Rio de Janeiro.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Atos no RJ e em SP protestam contra racismo e violência policial

Dia Internacional de Luta Contra Discriminação Racial é lembrado hoje Rafael Car­doso e Guil­herme Jerony­mo …