...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Projeto Malha Fina automatiza análises de contas feitas pela CGU

Projeto Malha Fina automatiza análises de contas feitas pela CGU

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Segundo ministro, processo agiliza revisões de uso de verbas públicas


Pub­li­ca­do em 22/02/2022 — 18:59 Por Agên­cia Brasil* — Brasília
Atu­al­iza­do em 22/02/2022 — 20:08

O min­istro da Con­tro­lado­ria-Ger­al da União (CGU), Wag­n­er Rosário, falou hoje (22) em entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil que o Pro­je­to Mal­ha Fina — um con­jun­to de sis­temas desen­volvi­dos para autom­a­ti­zar a análise de prestações de con­tas feitas para a admin­is­tração públi­ca — econ­o­mizará cer­ca de R$ 780 mil­hões em recur­sos humanos do gov­er­no.

“Desen­volve­mos um sis­tema onde as anális­es de prestações de con­tas são feitas auto­mati­ca­mente. Recebe­mos 35 mil prestações de con­tas ao ano, mas a capaci­dade de análise é de qua­tro mil. Neste ano, fize­mos 21 anos de serviço de admin­is­tração públi­ca em uma úni­ca roda­da”, infor­mou Rosário.

De acor­do com o min­istro da CGU, a fer­ra­men­ta será respon­sáv­el por avaliar a reg­u­lar­i­dade de proces­sos entregues por gestores ao gov­er­no. Ape­nas proces­sos de grandes val­ores serão revisa­dos man­ual­mente. A medi­da reduz a neces­si­dade de grandes equipes de anal­is­tas e acel­era a aprovação de con­tas.

“Todo ano que for­mos rodar essas prestações, vamos ger­ar novas econo­mias, já que con­seguire­mos faz­er através de mod­e­lo autom­a­ti­za­do, tes­ta­do com mod­e­lo pred­i­ti­vo. Vamos faz­er com que os servi­dores se dediquem em faz­er tra­bal­hos man­u­ais ape­nas em proces­sos de alto val­or”, expli­cou.

Rosário citou tam­bém a anti­ga morosi­dade na análise de con­tas de servi­dores que muitas vezes já não ocu­pavam mais car­gos públi­cos e que, anos após o afas­ta­men­to, eram chama­dos para jus­ti­ficar gas­tos em proces­sos da CGU. “Aju­damos o servi­dor, o agente, o admin­istrador públi­co a sair do car­go e estar com a con­sciên­cia mais tran­quila porque as prestações de con­tas já foram real­izadas de for­ma célere”, infor­mou.

O min­istro adiantou que órgãos de out­ros setores, como cul­tura, tam­bém serão ben­e­fi­ci­a­dos pelo novo sis­tema, que aju­dará a anal­is­ar finan­cia­men­tos públi­cos que não eram avali­a­dos por órgãos fis­cal­izadores. “Vamos dar uma apri­mora­da nas prestações de con­tas que vêm da cul­tura”, com­ple­men­tou.

Plano anticorrupção

O gov­er­no fed­er­al pas­sou a seguir rígi­das recomen­dações de análise de cor­rupção den­tro da estru­tu­ra da admin­is­tração públi­ca, infor­mou Rosário. Segun­do o min­istro, o Brasil está inte­gra­do às metas da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Amer­i­canos (OEA) e da Orga­ni­za­ção para a Coop­er­ação e Desen­volvi­men­to Econômi­co (OCDE).

De acor­do com o min­istro, das 153 ações necessárias, 60 já foram entregues — o que equiv­ale a 39% do plano anti­cor­rupção. Out­ras 61 ações devem ser con­cluí­das até o final de 2022.

“Isso faz com que a gente tra­bal­he de for­ma não reati­va, e sim de for­ma prévia: ten­tan­do pre­v­er os prob­le­mas, iden­ti­f­i­can­do as frag­ili­dades do gov­er­no e fazen­do com que a gente ten­ha um plano muito bem estru­tu­ra­do, trans­par­ente para a sociedade, saben­do tudo que fare­mos con­tra a cor­rupção até 2025.”

Assista na íntegra:

Destaques do dia:

Receita aumenta nível de segurança para acessar portal e‑CAC

A par­tir de sex­ta-feira (25), o aces­so ao Cen­tro Vir­tu­al de Atendi­men­to da Recei­ta Fed­er­al (e‑CAC) terá o nív­el de segu­rança aumen­ta­do. Quem usa o login úni­co do Por­tal Gov.br só poderá aces­sar o e‑CAC com con­tas nív­el pra­ta ou ouro, que têm mais recur­sos de pro­teção.
» Leia mais

Quase 2 milhões de trabalhadores podem ser incluídos no PIS/Pasep

Cer­ca de 1,9 mil­hão de tra­bal­hadores podem ser incluí­dos no cadas­tro do Pro­gra­ma de Inte­gração Social (PIS) e no Pro­gra­ma de For­mação do Patrimônio do Servi­dor Públi­co (Pasep) para pas­sarem a rece­ber o abono salar­i­al. A Dat­aprev, empre­sa estatal de tec­nolo­gia, está revisan­do pos­síveis incon­sistên­cias na Relação Anu­al de Infor­mações Soci­ais (Rais) até 15 de março.
» Leia mais

Governo avalia reduzir imposto para estimular indústria, diz ministro

O gov­er­no fed­er­al estu­da reduzir em até 25% a alíquo­ta do Impos­to sobre Pro­du­tos Indus­tri­al­iza­dos (IPI), trib­u­to fed­er­al que incide sobre os arti­gos indus­tri­al­iza­dos, nacionais ou impor­ta­dos, à ven­da no país.
» Leia mais

*Matéria atu­al­iza­da às 20h08 para acrésci­mo de con­teú­do.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …