...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Educação / Projeto oferece formação profissional gratuita a jovens fluminenses

Projeto oferece formação profissional gratuita a jovens fluminenses

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Inscrições online começam em março


Pub­li­ca­do em 01/02/2022 — 07:32 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A trans­mis­são de live sobre a Declar­ação dos Dire­itos Humanos, seus dire­itos e deveres pelo canal da orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal (ONG) Cin­e­ma Nos­so no Youtube, na últi­ma sem­ana, mar­cou o lança­men­to do Pro­je­to Gin­ga – Ino­var para Trans­for­mar.

Em sua primeira edição, o pro­je­to visa à for­mação profis­sion­al online gra­tui­ta em audio­vi­su­al, games (jogos) e cul­tura dig­i­tal para jovens de 18 a 29 anos dos municí­pios flu­mi­nens­es de Itab­o­raí, Macaé e Duque de Cax­i­as.

live teve como con­vi­da­da a pro­fes­so­ra Ana Clau­dia Tavares, do Núcleo de Estu­dos de Políti­cas Públi­cas em Dire­itos Humanos e do Pro­gra­ma de Pós-Grad­u­ação em Políti­cas Públi­cas em Dire­itos Humanos, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coor­de­nado­ra de pro­je­tos de juven­tude do Cin­e­ma Nos­so, Gabriela Gonçalves, lem­brou que a pan­demia de covid-19 trouxe desafios na área de edu­cação, para alcançar estu­dantes que, muitas vezes, não têm aces­so a fer­ra­men­tas tec­nológ­i­cas ade­quadas. Para pro­mover a trans­for­mação social, a ONG acred­i­ta que é necessário que a tec­nolo­gia e a cul­tura façam parte do proces­so de apren­diza­gem.

Inscrições

O proces­so de divul­gação do pro­je­to já começou. As inscrições online serão ini­ci­adas em março e a seleção ocor­rerá em abril. As for­mações começarão em maio.

A expec­ta­ti­va é aten­der a pelo menos 180 jovens dos três municí­pios, sendo 60 em cada for­mação. Serão ofer­e­ci­das  tan­to aulas ao vivo, quan­to gravadas. “O pro­je­to tra­bal­ha muito com for­mação téc­ni­ca e vai desen­volver as com­petên­cias profis­sion­ais dos jovens para atu­ar no mer­ca­do audio­vi­su­al e de novas tec­nolo­gias”, afir­mou a coor­de­nado­ra.

As for­mações estarão alin­hadas tam­bém com os dire­itos humanos. Em breve, serão disponi­bi­liza­dos novos con­teú­dos sobre a relação entre dire­itos humanos e audio­vi­su­al e dire­itos humanos e games.

No site www.cinemanosso.org.br e em suas redes soci­ais, a ONG disponi­bi­liza mate­r­i­al gra­tu­ito para os jovens. O Cin­e­ma Nos­so é uma insti­tu­ição socio­cul­tur­al que tra­bal­ha há 20 anos com juven­tude e ado­les­centes, “com o obje­ti­vo de democ­ra­ti­zar os espaços de audio­vi­su­al, cin­e­ma, novas tec­nolo­gias e game. O pro­je­to Gin­ga é des­ti­na­do a for­mar mais jovens nes­sas áreas, prin­ci­pal­mente de áreas per­iféri­c­as”, desta­cou Gabriela.

Fundação

A insti­tu­ição foi fun­da­da em 2000 por sete jovens que perce­ber­am, na época, que havia ausên­cia de iden­ti­dade no mer­ca­do audio­vi­su­al, a par­tir do filme Cidade de Deus. Atual­mente, é um cen­tro de ino­vação e tec­nolo­gia que ofer­ece vários pro­je­tos para infân­cia e juven­tude acom­pan­hados, para­le­la­mente, de pro­je­to de vida ou car­reira e de desen­volvi­men­to socioe­mo­cional dos jovens.

Recon­heci­da como uma das maiores esco­las pop­u­lares de audio­vi­su­al da Améri­ca Lati­na, com mais de 10 mil jovens for­ma­dos em seus cur­sos, a insti­tu­ição pos­sui prêmios como o 11th Chi­na Inter­na­cional Children’s e o Itaú-Unicef.

O Pro­je­to Gin­ga — Ino­var para Trans­for­mar é patroci­na­do pela Petro­bras, o gov­er­no flu­mi­nense, a Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va, por meio da Lei de Incen­ti­vo à Cul­tura.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …