terça-feira ,22 junho 2021
Home / Cultura / Projeto que leva crianças a museus é retomado de forma virtual no Rio

Projeto que leva crianças a museus é retomado de forma virtual no Rio

A Associação Pró-Vita leva crianças do Hospital Federal da Lagoa, e seus respectivos acompanhantes, para um passeio ao AquaRio, na região portuária.
Reprodução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Visitas foram suspensas em 2020 por causa da pandemia de covid-19


Publicado em 08/06/2021 – 12:13 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Após passar o ano de 2020 com as atividades suspensas por causa da pandemia de covid-19, o projeto Experimente Cultura retornou neste mês oferecendo visitas virtuais a equipamentos culturais e turísticos da cidade do Rio de Janeiro para estudantes da rede municipal. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Criado em 2018, em dois anos de funcionamento o projeto promoveu 220 visitas, levando 9 mil estudantes a nove espaços na cidade: AquaRio, CCBB, Jardim Botânico, Museu Aeroespacial, Museu da Vida, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional e Planetário da Gávea.

A curadora do projeto, Renata Prado, informou que, com o formato virtual, devem ser feitas em média três visitas por semana, beneficiando mais crianças.

“A forma como consumimos cultura se transformou muito com a pandemia. Nesta edição do Experimente Cultura, visualizamos na mediação de visitas virtuais a oportunidade de continuar promovendo experiências únicas para o público infanto-juvenil das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Vamos aproveitar a tecnologia disponível para seguir nossa missão de mostrar que a cultura é para todos e aproximar o público de instituições culturais.”

Todas as atividades são guiadas e mediadas por professores e especialistas, com dois meios de visitação. O primeiro é levar a infraestrutura tecnológica para a escola ou instituição atendida, respeitando as normas sanitárias.

Segundo Prado, a primeira experiência ocorreu no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com 26 crianças da comunidade do Vidigal tendo a oportunidade de conhecer o Museu do Amanhã, a partir da Associação de Moradores.

“A Experiência foi incrível. Como de costume, nenhuma das crianças atendidas já havia tido a oportunidade de conhecer um Museu. É muito gratificante poder contribuir com esse crescimento e só reforça o nosso propósito de derrubar o mito de que o acesso a cultura é para poucos. Seguimos na luta para mudar isso, mostrando que aquele espaço também é delas e para elas”.

A segunda forma é oferecer a visita guiada a partir de dispositivos próprios das crianças, diretamente das duas casas. Os interessados, como gestores, professores, responsáveis e alunos, devem entrar em contato através do site do projeto (experimentecultura.com.br) ou por e-mail.

Edição: Maria Claudia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O Senado Federal realiza sessão especial em comemoração aos 111 anos da imigração japonesa no Brasil.

Atividades virtuais marcam 113 anos da imigração japonesa no Brasil

Instituição faz transmissão online do Ofício Budista Publicado em 18/06/2021 – 06:00 Por Camila Maciel …