...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Cultura / Projeto que leva crianças a museus é retomado de forma virtual no Rio

Projeto que leva crianças a museus é retomado de forma virtual no Rio

A Associação Pró-Vita leva crianças do Hospital Federal da Lagoa, e seus respectivos acompanhantes, para um passeio ao AquaRio, na região portuária.
Repro­du­ção: © Tânia Rêgo/Agência Bra­sil

Visitas foram suspensas em 2020 por causa da pandemia de covid-19


Publi­ca­do em 08/06/2021 — 12:13 Por Ake­mi Nitaha­ra – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Após pas­sar o ano de 2020 com as ati­vi­da­des sus­pen­sas por cau­sa da pan­de­mia de covid-19, o pro­je­to Expe­ri­men­te Cul­tu­ra retor­nou nes­te mês ofe­re­cen­do visi­tas vir­tu­ais a equi­pa­men­tos cul­tu­rais e turís­ti­cos da cida­de do Rio de Janei­ro para estu­dan­tes da rede muni­ci­pal. As ins­cri­ções são gra­tui­tas e já estão aber­tas.

Cri­a­do em 2018, em dois anos de fun­ci­o­na­men­to o pro­je­to pro­mo­veu 220 visi­tas, levan­do 9 mil estu­dan­tes a nove espa­ços na cida­de: Aqua­Rio, CCBB, Jar­dim Botâ­ni­co, Museu Aero­es­pa­ci­al, Museu da Vida, Museu de Arte do Rio, Museu do Ama­nhã, Museu His­tó­ri­co Naci­o­nal e Pla­ne­tá­rio da Gávea.

A cura­do­ra do pro­je­to, Rena­ta Pra­do, infor­mou que, com o for­ma­to vir­tu­al, devem ser fei­tas em média três visi­tas por sema­na, bene­fi­ci­an­do mais cri­an­ças.

“A for­ma como con­su­mi­mos cul­tu­ra se trans­for­mou mui­to com a pan­de­mia. Nes­ta edi­ção do Expe­ri­men­te Cul­tu­ra, visu­a­li­za­mos na medi­a­ção de visi­tas vir­tu­ais a opor­tu­ni­da­de de con­ti­nu­ar pro­mo­ven­do expe­ri­ên­ci­as úni­cas para o públi­co infan­to-juve­nil das esco­las da rede muni­ci­pal do Rio de Janei­ro. Vamos apro­vei­tar a tec­no­lo­gia dis­po­ní­vel para seguir nos­sa mis­são de mos­trar que a cul­tu­ra é para todos e apro­xi­mar o públi­co de ins­ti­tui­ções cul­tu­rais.”

Todas as ati­vi­da­des são gui­a­das e medi­a­das por pro­fes­so­res e espe­ci­a­lis­tas, com dois mei­os de visi­ta­ção. O pri­mei­ro é levar a infra­es­tru­tu­ra tec­no­ló­gi­ca para a esco­la ou ins­ti­tui­ção aten­di­da, res­pei­tan­do as nor­mas sani­tá­ri­as.

Segun­do Pra­do, a pri­mei­ra expe­ri­ên­cia ocor­reu no Dia Inter­na­ci­o­nal dos Museus, 18 de maio, com 26 cri­an­ças da comu­ni­da­de do Vidi­gal ten­do a opor­tu­ni­da­de de conhe­cer o Museu do Ama­nhã, a par­tir da Asso­ci­a­ção de Mora­do­res.

“A Expe­ri­ên­cia foi incrí­vel. Como de cos­tu­me, nenhu­ma das cri­an­ças aten­di­das já havia tido a opor­tu­ni­da­de de conhe­cer um Museu. É mui­to gra­ti­fi­can­te poder con­tri­buir com esse cres­ci­men­to e só refor­ça o nos­so pro­pó­si­to de der­ru­bar o mito de que o aces­so a cul­tu­ra é para pou­cos. Segui­mos na luta para mudar isso, mos­tran­do que aque­le espa­ço tam­bém é delas e para elas”.

A segun­da for­ma é ofe­re­cer a visi­ta gui­a­da a par­tir de dis­po­si­ti­vos pró­pri­os das cri­an­ças, dire­ta­men­te das duas casas. Os inte­res­sa­dos, como ges­to­res, pro­fes­so­res, res­pon­sá­veis e alu­nos, devem entrar em con­ta­to atra­vés do site do pro­je­to (experimentecultura.com.br) ou por e‑mail.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …