...
domingo ,23 março 2025
Home / Cultura / Projeto que leva crianças a museus é retomado de forma virtual no Rio

Projeto que leva crianças a museus é retomado de forma virtual no Rio

A Associação Pró-Vita leva crianças do Hospital Federal da Lagoa, e seus respectivos acompanhantes, para um passeio ao AquaRio, na região portuária.
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Visitas foram suspensas em 2020 por causa da pandemia de covid-19


Pub­li­ca­do em 08/06/2021 — 12:13 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Após pas­sar o ano de 2020 com as ativi­dades sus­pen­sas por causa da pan­demia de covid-19, o pro­je­to Exper­i­mente Cul­tura retornou neste mês ofer­e­cen­do vis­i­tas vir­tu­ais a equipa­men­tos cul­tur­ais e turís­ti­cos da cidade do Rio de Janeiro para estu­dantes da rede munic­i­pal. As inscrições são gra­tu­itas e já estão aber­tas.

Cri­a­do em 2018, em dois anos de fun­ciona­men­to o pro­je­to pro­moveu 220 vis­i­tas, levan­do 9 mil estu­dantes a nove espaços na cidade: AquaRio, CCBB, Jardim Botâni­co, Museu Aeroe­s­pa­cial, Museu da Vida, Museu de Arte do Rio, Museu do Aman­hã, Museu Históri­co Nacional e Plan­etário da Gávea.

A curado­ra do pro­je­to, Rena­ta Pra­do, infor­mou que, com o for­ma­to vir­tu­al, devem ser feitas em média três vis­i­tas por sem­ana, ben­e­fi­cian­do mais cri­anças.

“A for­ma como con­sum­i­mos cul­tura se trans­for­mou muito com a pan­demia. Nes­ta edição do Exper­i­mente Cul­tura, visu­al­izamos na medi­ação de vis­i­tas vir­tu­ais a opor­tu­nidade de con­tin­uar pro­moven­do exper­iên­cias úni­cas para o públi­co infan­to-juve­nil das esco­las da rede munic­i­pal do Rio de Janeiro. Vamos aproveitar a tec­nolo­gia disponív­el para seguir nos­sa mis­são de mostrar que a cul­tura é para todos e aprox­i­mar o públi­co de insti­tu­ições cul­tur­ais.”

Todas as ativi­dades são guiadas e medi­adas por pro­fes­sores e espe­cial­is­tas, com dois meios de vis­i­tação. O primeiro é levar a infraestru­tu­ra tec­nológ­i­ca para a esco­la ou insti­tu­ição aten­di­da, respei­tan­do as nor­mas san­itárias.

Segun­do Pra­do, a primeira exper­iên­cia ocor­reu no Dia Inter­na­cional dos Museus, 18 de maio, com 26 cri­anças da comu­nidade do Vidi­gal ten­do a opor­tu­nidade de con­hecer o Museu do Aman­hã, a par­tir da Asso­ci­ação de Moradores.

“A Exper­iên­cia foi incrív­el. Como de cos­tume, nen­hu­ma das cri­anças aten­di­das já havia tido a opor­tu­nidade de con­hecer um Museu. É muito grat­i­f­i­cante poder con­tribuir com esse cresci­men­to e só reforça o nos­so propósi­to de der­rubar o mito de que o aces­so a cul­tura é para poucos. Seguimos na luta para mudar isso, mostran­do que aque­le espaço tam­bém é delas e para elas”.

A segun­da for­ma é ofer­e­cer a visi­ta guia­da a par­tir de dis­pos­i­tivos próprios das cri­anças, dire­ta­mente das duas casas. Os inter­es­sa­dos, como gestores, pro­fes­sores, respon­sáveis e alunos, devem entrar em con­ta­to através do site do pro­je­to (experimentecultura.com.br) ou por e‑mail.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …