...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Educação / Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Candidatos têm até terça-feira para manifestar interesse


Publi­ca­do em 28/02/2021 — 18:12 Por Kari­ne Melo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Inte­res­sa­dos em entrar na lis­ta de espe­ra de bol­sas de estu­do pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni) devem aces­sar a pági­na de ins­cri­ção, com seu núme­ro e senha do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) mais recen­te nes­ta segun­da (1º) e ter­ça-fei­ra (2) e mani­fes­tar inte­res­se em par­ti­ci­par do pro­ces­so. 

Dife­ren­te­men­te da segun­da cha­ma­da, a espe­ra não é auto­má­ti­ca. A inclu­são na lis­ta é exclu­si­va aos can­di­da­tos que par­ti­ci­pa­ram daque­le pro­ces­so sele­ti­vo do Prou­ni 2021 e não está aber­ta a novos ins­cri­tos.

O Prou­ni acon­te­ce sem­pre duas vezes por ano, para ingres­so no pri­mei­ro e no segun­do semes­tre. Quem não for cha­ma­do em lis­ta de espe­ra, cujo resul­ta­do será divul­ga­do em 5 de mar­ço, tem que espe­rar até a edi­ção seguin­te para ten­tar nova­men­te. Essa eta­pa com­por­ta todas as vagas não pre­en­chi­das den­tre as 162 mil ofe­re­ci­das duran­te pri­mei­ra e segun­da cha­ma­das des­ta edi­ção do Prou­ni.

Comprovação

No caso de can­di­da­tos pré-sele­ci­o­na­dos em lis­ta de espe­ra, o perío­do para com­pro­var as infor­ma­ções decla­ra­das no ato da ins­cri­ção é de 8 a 12 de mar­ço. Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais, o estu­dan­te deve com­pro­var ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal, por pes­soa, de até 1,5 salá­rio míni­mo. Para as bol­sas par­ci­ais (50%), a ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal deve ser de até três salá­ri­os míni­mos por pes­soa.

Divulgação

Os cur­sos dis­po­ní­veis na lis­ta de espe­ra vari­am em cada edi­ção. Como os resul­ta­dos da espe­ra vão sen­do divul­ga­dos aos pou­cos, con­for­me a dis­po­ni­bi­li­da­de de vagas, o inte­res­sa­do deve aces­sar o sis­te­ma todos os dias, até o encer­ra­men­to do perío­do, para ver se foi con­tem­pla­do. O Minis­té­rio da Edu­ca­ção não envia men­sa­gens infor­man­do sobre a apro­va­ção. Caso pré-apro­va­do, o can­di­da­to tam­bém deve ficar aten­to ao pra­zo para a apre­sen­tar docu­men­ta­ção exi­gi­da como com­pro­van­tes de ren­da, iden­ti­fi­ca­ção pes­so­al, ende­re­ço e esco­la­ri­da­de.

Candidatos

Cri­a­do para per­mi­tir o aces­so de estu­dan­tes de bai­xa ren­da ao ensi­no supe­ri­or, só podem plei­te­ar uma bol­sa can­di­da­tos que fize­ram o Enem mais recen­te e obti­ve­ram pelo menos 450 pon­tos na média das pro­vas, sem ter zera­do a reda­ção. Tam­bém é neces­sá­rio com­pro­var ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal de, no máxi­mo, três salá­ri­os míni­mos por pes­soa e não ter diplo­ma de nível supe­ri­or.

O can­di­da­to tam­bém pre­ci­sa se encai­xar em um dos pré-requi­si­tos abai­xo:

  • ter fei­to todo o ensi­no médio em esco­la públi­ca ou em par­ti­cu­lar como bol­sis­ta inte­gral;
  • ser pro­fes­sor da rede públi­ca de ensi­no bási­co no efe­ti­vo exer­cí­cio do magis­té­rio da edu­ca­ção bási­ca, inte­gran­tes de qua­dro de pes­so­al per­ma­nen­te de ins­ti­tui­ção públi­ca. Nes­se caso, não é neces­sá­rio com­pro­var ren­da;
  • Ser pes­soa com defi­ci­ên­cia.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Pré-selecionados devem confirmar dados informados no ato de inscrição. Publi­ca­do …