...
sábado ,15 junho 2024
Home / Economia / Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Pagamentos começarão a ser suspensos em fevereiro


Publi­ca­do em 02/01/2022 — 15:35 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Os apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Segu­ro Soci­al (INSS) pre­ci­sam ficar aten­tos em 2022. A pro­va de vida vol­tou a ser obri­ga­tó­ria, após três meses de sus­pen­são. O pro­ce­di­men­to é neces­sá­rio para man­ter o paga­men­to do bene­fí­cio.

Entre mar­ço de 2020 e maio de 2021, a pro­va de vida foi sus­pen­sa por cau­sa da pan­de­mia de covid-19. O pro­ce­di­men­to foi reto­ma­do em junho do ano pas­sa­do, mas sus­pen­so nova­men­te em outu­bro, após o Con­gres­so der­ru­bar o veto do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro a uma lei que reti­ra­va a obri­ga­to­ri­e­da­de da pro­va de vida em 2021.

Segun­do o INSS, cer­ca de 3,3 milhões de segu­ra­dos pre­ci­sam fazer, entre janei­ro e abril, a pro­va de vida refe­ren­te a 2021. Os paga­men­tos das apo­sen­ta­do­ri­as e das pen­sões come­ça­rão a ser sus­pen­sos em feve­rei­ro.

Calendário

Para evi­tar aglo­me­ra­ções nas agên­ci­as ban­cá­ri­as, o órgão esta­be­le­ceu um cro­no­gra­ma base­a­do no mês de nas­ci­men­to. As datas foram divi­di­das da seguin­te for­ma.

Pro­va de vida ven­ci­da de novem­bro de 2020 a junho de 2021
Pra­zo final de reca­das­tra­men­to: janei­ro

Pro­va de vida ven­ci­da em julho e agos­to de 2021
Pra­zo final de reca­das­tra­men­to: feve­rei­ro

Pro­va de vida ven­ci­da em setem­bro e outu­bro de 2021
Pra­zo final de reca­das­tra­men­to: mar­ço

Pro­va de vida ven­ci­da em novem­bro e dezem­bro de 2021
Pra­zo final de reca­das­tra­men­to: abril

Como fazer

A pro­va de vida do INSS deve ser fei­ta no ban­co res­pon­sá­vel pelo paga­men­to do bene­fí­cio. O pro­ce­di­men­to pode ser fei­to nos cai­xas ele­trô­ni­cos com uso da bio­me­tria ou pre­sen­ci­al­men­te, nas agên­ci­as ban­cá­ri­as. Algu­mas ins­ti­tui­ções finan­cei­ras ofe­re­cem o ser­vi­ço no inter­net ban­king ou no apli­ca­ti­vo.

Os segu­ra­dos com bio­me­tria faci­al cadas­tra­da no Depar­ta­men­to Naci­o­nal de Trân­si­to (Dena­tran) ou no Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral (TSE) podem fazer a pro­va de vida de for­ma ele­trô­ni­ca, no apli­ca­ti­vo Meu INSS. Ido­sos a par­tir de 80 anos ou pes­so­as com difi­cul­da­de de loco­mo­ção podem pedir visi­ta em domi­cí­lio. Nes­se caso, é neces­sá­rio agen­dar um horá­rio pelo tele­fo­ne 135 ou do app Meu INSS.

Etapas

A não rea­li­za­ção do cadas­tra­men­to não impli­ca o can­ce­la­men­to ime­di­a­to do bene­fí­cio. Antes dis­so há duas eta­pas: blo­queio e sus­pen­são do paga­men­to. Quem tiver o bene­fí­cio sus­pen­so em feve­rei­ro entra­rá na eta­pa de sus­pen­são três meses mais tar­de. Se ain­da assim não atu­a­li­zar os dados nes­sa segun­da eta­pa, o bene­fí­cio será can­ce­la­do.

Reativação

Segu­ra­dos com os bene­fí­ci­os blo­que­a­dos e sus­pen­sos podem rea­ti­vá-los dire­ta­men­te no ban­co. No caso de can­ce­la­men­to, o segu­ra­do terá que ligar para a cen­tral 135 e agen­dar o ser­vi­ço de rea­ti­va­ção de bene­fí­cio. Esse pro­ce­di­men­to tam­bém pode ser fei­to pelo apli­ca­ti­vo Meu INSS. Após aces­sar o Meu INSS com o núme­ro do CPF e a senha cadas­tra­da, bus­que por Rea­ti­var Bene­fí­cio, na lupa.

Os ser­vi­do­res públi­cos ina­ti­vos (apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas) e anis­ti­a­dos polí­ti­cos segui­ram um cro­no­gra­ma dife­ren­te de reca­das­tra­men­to. Para essas cate­go­ri­as, o pra­zo para fazer a pro­va de vida de 2021 aca­bou em 31 de dezem­bro.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …