...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Economia / Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Pagamentos começarão a ser suspensos em fevereiro


Pub­li­ca­do em 02/01/2022 — 15:35 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Os aposen­ta­dos e pen­sion­istas do Insti­tu­to Nacional de Seguro Social (INSS) pre­cisam ficar aten­tos em 2022. A pro­va de vida voltou a ser obri­gatória, após três meses de sus­pen­são. O pro­ced­i­men­to é necessário para man­ter o paga­men­to do bene­fí­cio.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a pro­va de vida foi sus­pen­sa por causa da pan­demia de covid-19. O pro­ced­i­men­to foi retoma­do em jun­ho do ano pas­sa­do, mas sus­pen­so nova­mente em out­ubro, após o Con­gres­so der­rubar o veto do pres­i­dente Jair Bol­sonaro a uma lei que reti­ra­va a obri­ga­to­riedade da pro­va de vida em 2021.

Segun­do o INSS, cer­ca de 3,3 mil­hões de segu­ra­dos pre­cisam faz­er, entre janeiro e abril, a pro­va de vida ref­er­ente a 2021. Os paga­men­tos das aposen­ta­do­rias e das pen­sões começarão a ser sus­pen­sos em fevereiro.

Calendário

Para evi­tar aglom­er­ações nas agên­cias bancárias, o órgão esta­b­ele­ceu um crono­gra­ma basea­do no mês de nasci­men­to. As datas foram divi­di­das da seguinte for­ma.

Pro­va de vida ven­ci­da de novem­bro de 2020 a jun­ho de 2021
Pra­zo final de recadas­tra­men­to: janeiro

Pro­va de vida ven­ci­da em jul­ho e agos­to de 2021
Pra­zo final de recadas­tra­men­to: fevereiro

Pro­va de vida ven­ci­da em setem­bro e out­ubro de 2021
Pra­zo final de recadas­tra­men­to: março

Pro­va de vida ven­ci­da em novem­bro e dezem­bro de 2021
Pra­zo final de recadas­tra­men­to: abril

Como fazer

A pro­va de vida do INSS deve ser fei­ta no ban­co respon­sáv­el pelo paga­men­to do bene­fí­cio. O pro­ced­i­men­to pode ser feito nos caixas eletrôni­cos com uso da bio­me­tria ou pres­en­cial­mente, nas agên­cias bancárias. Algu­mas insti­tu­ições finan­ceiras ofer­e­cem o serviço no inter­net bank­ing ou no aplica­ti­vo.

Os segu­ra­dos com bio­me­tria facial cadastra­da no Depar­ta­men­to Nacional de Trân­si­to (Dena­tran) ou no Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) podem faz­er a pro­va de vida de for­ma eletrôni­ca, no aplica­ti­vo Meu INSS. Idosos a par­tir de 80 anos ou pes­soas com difi­cul­dade de loco­moção podem pedir visi­ta em domicílio. Nesse caso, é necessário agen­dar um horário pelo tele­fone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas

A não real­iza­ção do cadas­tra­men­to não impli­ca o can­ce­la­men­to ime­di­a­to do bene­fí­cio. Antes dis­so há duas eta­pas: blo­queio e sus­pen­são do paga­men­to. Quem tiv­er o bene­fí­cio sus­pen­so em fevereiro entrará na eta­pa de sus­pen­são três meses mais tarde. Se ain­da assim não atu­alizar os dados nes­sa segun­da eta­pa, o bene­fí­cio será can­ce­la­do.

Reativação

Segu­ra­dos com os bene­fí­cios blo­quea­d­os e sus­pen­sos podem reativá-los dire­ta­mente no ban­co. No caso de can­ce­la­men­to, o segu­ra­do terá que lig­ar para a cen­tral 135 e agen­dar o serviço de reati­vação de bene­fí­cio. Esse pro­ced­i­men­to tam­bém pode ser feito pelo aplica­ti­vo Meu INSS. Após aces­sar o Meu INSS com o número do CPF e a sen­ha cadastra­da, busque por Reati­var Bene­fí­cio, na lupa.

Os servi­dores públi­cos ina­tivos (aposen­ta­dos e pen­sion­istas) e anis­ti­a­dos políti­cos seguiram um crono­gra­ma difer­ente de recadas­tra­men­to. Para essas cat­e­go­rias, o pra­zo para faz­er a pro­va de vida de 2021 acabou em 31 de dezem­bro.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Temporada de ensaios no Sambódromo do Rio começa amanhã

Público tem acesso gratuito às arquibancadas Bruno de Fre­itas Moura — Repórter da Agên­cia Brasil …