...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Educação / Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho


Publicado em 13/05/2024 — 11:03 Por Pedro Peduzzi* – Repórter da Agência Brasil — Brasília
Atualizado em 13/05/2024 — 11:40

O crono­gra­ma do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2024 foi divul­ga­do nes­ta segun­da-feira (13). As provas serão apli­cadas nos dias 3 e 10 de novem­bro, e o gabar­i­to ofi­cial será divul­ga­do em 20 de novem­bro. A pre­visão é de que os resul­ta­dos sejam divul­ga­dos em 13 de janeiro de 2025.

De acor­do com o edi­tal, as inscrições começam no próx­i­mo dia 27 e vão até 7 de jun­ho. A inscrição deve ser real­iza­da pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de jun­ho. As solic­i­tações para trata­men­to por nome social e para atendi­men­to espe­cial­iza­do devem ser apre­sen­tadas até 7 de jun­ho.

O resul­ta­do ini­cial do pedi­do de atendi­men­to espe­cial­iza­do será pub­li­ca­do em 17 de jun­ho, quan­do ini­cia o perío­do para apre­sen­tação de recur­sos, que vai até o dia 21. Já o resul­ta­do final, em respos­ta aos recur­sos apre­sen­ta­dos, está pre­vis­to para 27 de jun­ho.

É tam­bém na Pági­na do Par­tic­i­pante que será disponi­bi­liza­do o Cartão de Con­fir­mação da Inscrição, em data ain­da a ser divul­ga­da. O cartão infor­ma o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de lín­gua estrangeira, e as indi­cações para atendi­men­to espe­cial­iza­do e trata­men­to por nome social.

edi­tal do Enem 2024 foi pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial da União des­ta segun­da-feira (13), data que coin­cide com a divul­gação dos resul­ta­dos sobre os pedi­dos de isenção da taxa de inscrição, na Pági­na do Par­tic­i­pante, no site do Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) – enti­dade orga­ni­zado­ra do cer­tame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de jun­ho

Solic­i­tações (nome social e atendi­men­to espe­cial­iza­do): até 7 de jun­ho

Resul­ta­do do pedi­do de atendi­men­to espe­cial­iza­do: 17 de jun­ho

Paga­men­to da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de jun­ho

Provas: 3 e 10 de novem­bro

Gabar­i­to ofi­cial: 20 de novem­bro

Resul­ta­do da pro­va: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edi­tal pre­vê que o exame será con­sti­tuí­do de qua­tro provas obje­ti­vas (cada uma com 45 questões de múlti­plas escol­has) e uma redação em lín­gua por­tugue­sa.

São qua­tro áreas de con­hec­i­men­to a serem avali­adas. A primeira, de lin­gua­gens, redação, códi­gos e suas tec­nolo­gias, tem como com­po­nentes cur­ric­u­lares as dis­ci­plinas lín­gua por­tugue­sa, lit­er­atu­ra, lín­gua estrangeira (inglês ou espan­hol), artes, edu­cação físi­ca e tec­nolo­gias da infor­mação e comu­ni­cação.

A segun­da área de con­hec­i­men­to (ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias) tem como com­po­nentes cur­ric­u­lares as dis­ci­plinas de história, geografia, filosofia e soci­olo­gia. Na área de ciên­cias da natureza e suas tec­nolo­gias, serão cobra­dos con­teú­dos de quími­ca, físi­ca e biolo­gia. A quar­ta área de con­hec­i­men­to é a de matemáti­ca.

De acor­do com o Min­istério da Edu­cação, o exame é estru­tu­ra­do a par­tir de matrizes de refer­ên­cias disponi­bi­lizadas no por­tal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão apli­cadas as provas de lin­gua­gens; redação; códi­gos, ciên­cias humanas e suas tec­nolo­gias. Os can­didatos terão cin­co horas e 30 min­u­tos para respon­derem as questões.

O segun­do dia será ded­i­ca­do à apli­cação das provas de ciên­cias da natureza, matemáti­ca e suas tec­nolo­gias. A apli­cação terá cin­co horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca e rep­re­sen­ta a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil. Isso porque as insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas ado­tam as notas do Enem para sele­cionar estu­dantes, nos proces­sos sele­tivos.

Os resul­ta­dos servem tam­bém para seleções de ben­e­fi­ci­a­dos pelo Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies) e pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni).

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem tam­bém podem ser aproveita­dos nos proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or por­tugue­sas. Algu­mas uni­ver­si­dades lusi­tanas pos­suem con­vênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

 

*Matéria ampli­a­da às 11h40

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

Programa atende cerca de 3,9 milhões de estudantes de ensino médio Pedro Rafael Vilela — …