...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1

PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1

Documento foi apresentado pela presidente do PT, Gleise Hoffmann

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 20/11/2024 — 15:22
Brasília
Brasília-DF, 08/01/2023, Manifestantes invadem o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto em 08 de Janeiro de 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O PT apre­sen­tou nes­ta quar­ta-feira (20) ao pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos, Arthur Lira, requer­i­men­to para que seja arquiv­a­do o Pro­je­to de Lei (PL) nº 2.858, que pre­vê anis­tia aos con­de­na­dos pela ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do no dia 8 de janeiro de 2022.

O doc­u­men­to foi entregue pela pres­i­dente do PT, dep­uta­da fed­er­al Gleisi Hoff­mann (PT-PR), e pelo líder do par­tido na Câmara, dep­uta­do fed­er­al Odair Cun­ha (PT-MG). Em nota, o PT avaliou que man­ter a trami­tação do pro­je­to é “ino­por­tuno” e “incon­ve­niente” para a democ­ra­cia.

“Isso ficou demon­stra­do cabal­mente pelo recente aten­ta­do a bom­ba con­tra a sede do STF [Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al] em Brasília e pelas con­clusões da Polí­cia Fed­er­al no inquéri­to do 8 de janeiro, rev­e­lando os planos de assas­si­na­to do pres­i­dente Lula, do vice Ger­al­do Alck­min e do min­istro Alexan­dre Moraes”, desta­cou o comu­ni­ca­do.

“Além de demon­strar a gravís­si­ma tra­ma crim­i­nosa dos chefes do golpe, que pode­ri­am vir a se ben­e­fi­ciar da anis­tia pro­pos­ta, a per­spec­ti­va de perdão ou impunidade dos envolvi­dos tem servi­do de estí­mu­lo a indi­ví­du­os ou gru­pos extrem­is­tas de extrema dire­i­ta, afir­mam os dep­uta­dos.”

Operação

Polí­cia Fed­er­al (PF) defla­grou nes­ta terça-feira (19) oper­ação para desar­tic­u­lar orga­ni­za­ção crim­i­nosa respon­sáv­el por plane­jar um golpe de Esta­do para impedir a posse do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va após o pleito de 2022. O plano incluía o assas­si­na­to de Lula e do vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min.

A cor­po­ração infor­mou ter iden­ti­fi­ca­do a existên­cia de “um detal­ha­do plane­ja­men­to opera­cional”, denom­i­na­do Pun­hal Verde e Amare­lo, que seria exe­cu­ta­do no dia 15 de dezem­bro de 2022. “Ain­da estavam nos planos a prisão e a exe­cução de um min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), que vin­ha sendo mon­i­tora­do con­tin­u­a­mente, caso o golpe de Esta­do fos­se con­suma­do”, desta­cou a PF.

Qua­tro mil­itares do Exérci­to e um agente da PF foram pre­sos na oper­ação.

O min­istro Alexan­dre de Moraes, rela­tor do caso no STF, autor­i­zou a prisão pre­ven­ti­va do gen­er­al da reser­va Mário Fer­nan­des e dos tenentes-coro­néis Hélio Fer­reira Lima, Rafael Mar­tins de Oliveira e Rodri­go Bez­er­ra Azeve­do. Os qua­tro são inte­grantes das Forças Espe­ci­ais do Exérci­to, tam­bém con­heci­dos como “kid pre­tos”, alta­mente espe­cial­iza­dos em ações de guer­ril­ha, infil­tração e out­ras táti­cas mil­itares de elite.

Tam­bém foi autor­iza­da a prisão pre­ven­ti­va do agente da PF Wladimir Matos Soares, sus­peito de envolvi­men­to no plano.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …