...
sexta-feira ,19 julho 2024
Home / Cultura / Público assistirá de graça a concerto de Natal do Municipal do Rio

Público assistirá de graça a concerto de Natal do Municipal do Rio

Orquestra e Quebra-Nozes
Orques­tra e Que­bra-Nozes © Divulgação/ Verus Films (Repro­dução)

Espetáculo terá, entre outros, trechos de O Quebra Nozes


Publicado em 21/12/2020 — 20:44 Por Alana Gandra — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

O públi­co rece­berá um pre­sente no próx­i­mo dia 23, den­tro da Tem­po­ra­da The­atro Munic­i­pal de Por­tas Aber­tas Online, na for­ma de um Con­cer­to Espe­cial de Natal, inteira­mente gra­tu­ito, com apre­sen­tação da primeira baila­r­i­na Ana Botafo­go.

O espetácu­lo vai exibir um tre­cho do balé O Que­bra Nozes, que vai ser dança­do pelos primeiros-bailar­i­nos do teatro, Clau­dia Mota e Fil­ipe Mor­eira, e terá tam­bém obras de Vival­di e Arcan­ge­lo Corel­li, com a Orques­tra de Cor­das da Orques­tra Sin­fôni­ca do Munic­i­pal, sob a regên­cia de Priscila Bom­fim. A direção artís­ti­ca é de Ira Levin. O con­cer­to poderá ser vis­to no canal do The­atro no You Tube, às 19h e no Face­book, às 20h.

O Que­bra-Nozes foi o últi­mo balé do com­pos­i­tor rus­so Tchaikovsky, que fale­ceu menos de um ano após escr­ev­er sua com­posição. Con­sid­er­a­do um dos maiores suces­sos dos balés de repertório do mun­do, dev­i­do à história que ocorre durante o Natal, O Que­bra-Nozes se tornou um espetácu­lo quase obri­gatório de apre­sen­tação no fim de ano.

Outras atrações

No Con­cer­to Espe­cial de Natal, os músi­cos da orques­tra tocarão a obra La tem­pes­ta di mare, ou Tem­pes­tade do Mar, escri­ta por Anto­nio Vival­di para vio­li­no e orques­tra de cor­das. O solista é o vio­lin­ista Daniel Albu­querque, inte­grante da Orques­tra Sin­fôni­ca do The­atro, com regên­cia de Priscila Bom­fim.

Out­ro destaque da noite do dia 23 de dezem­bro será o Con­cer­to Grosso em sol menor Op.6 No.8Feito para a Noite de Natal, de Arcan­ge­lo Corel­li, tam­bém com Cor­das da Orques­tra Sin­fôni­ca e regên­cia de Priscila Bom­fim. Emb­o­ra comece evo­can­do uma noite fria e mis­te­riosa, a obra ter­mi­na com um movi­men­to dançante, reme­tendo ao ambi­ente pas­to­ril e às fig­uras tradi­cionais do presé­pio natal­i­no.

Concerto Tchaikovsky - Orquestra
Con­cer­to Tchaikovsky — Orques­tra O pres­i­dente do The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro, Aldo Mus­si, disse que a inter­net foi uma exper­iên­cia pos­i­ti­va e bem suce­di­da — Lipe Portinho/Direitos reser­va­dos (Repro­dução)

Internet

Em entre­vista hoje (21), o pres­i­dente do The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro, Aldo Mus­si, disse que o Con­cer­to de Natal é, na ver­dade, um grande final para uma tem­po­ra­da vir­tu­al que tem sido muito bem suce­di­da. “O nív­el dos con­cer­tos foi subindo, começan­do por músi­ca de câmara e peque­nas for­mações, até ter­mi­nar com tra­bal­ho orques­tral e com balé e, ago­ra, com o Con­cer­to de Natal, onde Tchaikovsky não pode­ria fal­tar”. A tem­po­ra­da con­tou tam­bém com apre­sen­tação do coro do teatro para grandes mestres da ópera inter­na­cional.

Mus­si desta­cou que, neste momen­to de iso­la­men­to, para não colo­car em risco nem os artis­tas, nem o públi­co, “a gente tem a opção da inter­net”. “A gente espera que, no ano que vem, em out­ro momen­to, pos­sa voltar a ter o públi­co em nos­sa casa assistin­do e mais a opor­tu­nidade da pro­gra­mação ir para a inter­net”.

O pres­i­dente afir­mou que a inter­net foi uma exper­iên­cia pos­i­ti­va e bem suce­di­da, que alcançou pes­soas de out­ras cidades brasileiras ou que estão moran­do em out­ros país­es. O pres­i­dente do The­atro Munic­i­pal do Rio admi­tiu que mes­mo que voltem os espetácu­los pres­en­ci­ais, a ideia é tra­bal­har algu­mas coisas online. “A ideia é tra­bal­har com os artis­tas essa pos­si­bil­i­dade. Ain­da vai ser definido com eles o for­ma­to, mas foi um apren­diza­do que a gente gostaria de replicar no futuro tam­bém”, con­cluiu.

Edição: Fábio Mas­sal­li

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: semana tem 30 anos do tetra, Dia do Amigo e das florestas

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Confira as principais efemérides da semana entre 14 e 20 …