...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques


Publicado em 07/09/2024 — 15:39 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agência Brasil* — Brasília

ouvir:

Mil­hares de pes­soas se espal­haram ao lon­go da Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília, para pres­ti­giar, esta man­hã, o des­file de 7 de setem­bro, dia da Inde­pendên­cia do Brasil. Sob sol forte e com a umi­dade do ar abaixo de 39% já às 10h, o públi­co ocupou cada espaço som­brea­do de onde podia assi­s­tir ao tradi­cional des­file cívi­co-mil­i­tar, incluin­do a apre­sen­tação da Esquadrilha da Fumaça e a hom­e­nagem a cidadãos, servi­dores públi­cos e órgãos que atu­am na recon­strução do Rio Grande do Sul, recen­te­mente afe­ta­do pela maior tragé­dia climáti­ca da história do país.

A Polí­cia Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al não divul­ga esti­ma­ti­va de públi­co. Mas pes­soas que cos­tu­mam fre­quen­tar o even­to na cap­i­tal fed­er­al dis­ser­am à Agên­cia Brasil que tiver­am a impressão de que, este ano, havia menos públi­co. Destacaram, tam­bém, um caráter mais diver­so da cer­imô­nia.

Brasília (DF), 07/09/2024 - Ana Lúcia Carnaúba participa da comemoração cívico-miliatar aos 202 anos da independência de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Ana Lúcia Car­naú­ba assiste ao des­file cívi­co-mil­i­tar na Esplana­da dos Min­istérios — José Cruz/Agência Brasil
Morado­ra de Brasília há quase 30 anos, a geron­tólo­ga Ana Lúcia Car­naú­ba é fre­quen­ta­do­ra assí­d­ua do des­file, e tam­bém do Gri­to dos Excluí­dos, orga­ni­za­do por movi­men­tos soci­ais, em con­trapon­to ao even­to ofi­cial. “Na min­ha con­cepção, [a cel­e­bração do] Sete de Setem­bro tin­ha sido sequestra­da. Hoje, con­tu­do, vim com mui­ta ale­gria de ver a força e a resistên­cia da democ­ra­cia”, comen­tou Ana, para quem a cel­e­bração dos 202 anos da inde­pendên­cia está asso­ci­a­da à defe­sa da sobera­nia nacional.

“Pre­cisamos con­cretizar a capaci­dade de desen­volvi­men­to, de dis­tribuição de ren­da e de diminuição das desigual­dades, e tudo isso está rep­re­sen­ta­do aqui, no 7 de Setem­bro”, acres­cen­tou a geron­tólo­ga ao destacar a diver­si­dade do públi­co. “Encon­trei cri­anças, idosos, pes­soas com defi­ciên­cias, todo o Brasil rep­re­sen­ta­do. Pode até haver menos gente, mas é um con­ceito difer­ente, mais diver­so, mais plur­al e menos cor­po­ra­ti­vo.”

O ambu­lante Paulo Matias Figueiras con­tou que já há alguns anos aprovei­ta a data para reforçar os gan­hos que obtém venden­do ali­men­tos nas ruas de Sobrad­in­ho (DF). Segun­do ele, con­tu­do, este ano as ven­das foram mais fra­cas. “Acho que há menos gente. E, mes­mo com o calor, as pes­soas não estão con­sumin­do”, detal­hou o ambu­lante, apon­tan­do para o iso­por cheio de gar­rafas d´água e de refrig­er­antes.

Brasília (DF), 07/09/2024 - Wilda Cheryl participa da comemoração cívico-miliatar aos 202 anos da independência de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: Wil­da Cheryl foi à Esplana­da dos Min­istério assi­s­tir ao des­file cívi­co-mil­i­tar de 7 de Setem­bro — José Cruz/Agência Brasil

Estu­dante de ciên­cias políti­cas da Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB), a gabone­sa Wil­da Chery disse ter ido à Esplana­da dos Min­istérios por curiosi­dade sobre a cel­e­bração da inde­pendên­cia brasileira. “Assisti à parte da cer­imô­nia e gostei”, comen­tou a jovem de 20 anos de idade, expli­can­do que, após o fim do des­file, aproveitaria para passear e ver os pré­dios públi­cos da cap­i­tal fed­er­al.

O casal Cezar Gar­cia Fer­rero e Sara Bar­ral Pin­heiro chegou à Esplana­da quase no fim do des­file, com planos de esten­der o pas­seio, já que a intenção era levar os fil­hos, Maitê e Dante, para apre­ciar de per­to as viat­uras, aeron­aves, embar­cações e equipa­men­tos mil­itares. A exposição, con­tu­do, está mon­ta­da até aman­hã (8), no Par­que da Cidade, a cer­ca de 4 quilômet­ros de dis­tân­cia.

Brasília (DF), 07/09/2024 - César Ferreira, Sara Boreal com seus filhos Maitê Ferreira e Dante Ferreira, participam da comemoração cívico-miliatar aos 202 anos da independência de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução:  O casal Cezar Gar­cia Fer­rero e Sara Bar­ral Pin­heiro lev­ou os dois fil­hos para assi­s­tir ao des­file — José Cruz/Agência Brasil

“Viemos para ver a exposição, mas não nos orga­ni­zamos dire­itos”, comen­tou a arquite­ta.

“Porque no ano pas­sa­do viemos pelo des­file, mas, como havia tam­bém a exposição, ficamos mais tem­po passe­an­do com as cri­anças, já que Dante gos­ta de ver, acha inter­es­sante. Este ano, cheg­amos tarde con­tan­do com isso, mas tudo bem. É inter­es­sante ver o des­file”, acres­cen­tou o engen­heiro civ­il.

Valdirene Soares lev­ou a sobrin­ha, Lara Lus­tosa, de 9 anos, para assi­s­tir ao seu primeiro des­file na Esplana­da. “Este ano eu me sen­ti segu­ra para voltar a vir e para trazê-la comi­go. Acho bacana par­tic­i­par”, comen­tou Valdirene, con­tan­do que não fre­quen­ta­va o even­to des­de antes da pan­demia da covid-19. Lara, por sua vez, disse à reportagem que gos­tou muito de ver a Esquadrilha da Fumaça. “Porque os aviões fiz­er­am um coração e [sim­u­la­ram] o avião cain­do.”

*Colaborou Gabriel Brum, repórter da Rádio Nacional

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …