...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Noticias / Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Repro­dução: © Foto: Ricar­do Stuck­ert / PR

Total de mortes no estado sobe para 78


Publicado em 05/05/2024 — 18:50 Por Rafael Cardoso — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Quase 850 mil pes­soas (844.673) foram impactadas até o momen­to pelas chu­vas fortes que atingem o Rio Grande do Sul des­de a sem­ana pas­sa­da.  O bole­tim mais recente da Defe­sa Civ­il — divul­ga­do às 18h deste domin­go (5) — indi­ca que há 78 mortes con­fir­madas e pelo menos mais qua­tro em inves­ti­gação. O número de feri­dos é de 175 e há 105 desa­pare­ci­dos.

Por causa do mau tem­po, 134.331 pes­soas tiver­am de aban­donar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desa­lo­jadas e out­ras 18.487 vivem em abri­gos. Dos 497 municí­pios gaú­chos, 341 foram afe­ta­dos por algu­ma ocor­rên­cia rela­ciona­da às chu­vas.

A últi­ma catástrofe ambi­en­tal no Rio Grande do Sul foi em setem­bro de 2023, quan­do 54 pes­soas mor­reram depois da pas­sagem de um ciclone extra­t­rop­i­cal.

Ago­ra, o total de mortes está bem aci­ma do ante­ri­or e é con­sid­er­a­do por autori­dades como o pior desas­tre climáti­co da história gaúcha.

Serviços de infraestrutura

No bole­tim mais recente, tam­bém há infor­mações sobre os serviços de infraestru­tu­ra estad­u­ais, reunidos pelas Sec­re­tarias do Meio Ambi­ente e Infraestru­tu­ra, de Logís­ti­ca e Trans­portes e da Edu­cação.

Pelo menos 261 mil pon­tos do esta­do estão sem ener­gia elétri­ca (27% do total de clientes) e mais de 854 mil estão sem abastec­i­men­to de água (27% do total).

As chu­vas provo­cam danos e alter­ações no tráfego nas rodovias. São 110 tre­chos em 61 rodovias com blo­queios totais e par­ci­ais, entre estradas e pontes. As infor­mações são do Depar­ta­men­to Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Segun­do a Sec­re­taria de Logís­ti­ca e Trans­portes (Selt), há um tra­bal­ho em cur­so para des­ob­stru­ir as estradas o mais rápi­do pos­sív­el.

Tam­bém foram divul­ga­dos dados em relação às esco­las afe­tadas pelas enchentes, o que inclui as que foram dan­i­fi­cadas, servin­do de abri­go, com prob­le­mas de trans­porte e de aces­so, entre out­ras questões. Nes­sa situ­ação, há 733 esco­las em 229 municí­pios, com 247.228 estu­dantes impacta­dos.

Alerta

A Defe­sa Civ­il infor­ma que — para aumen­tar o nív­el de pre­venção — as pes­soas podem faz­er um cadas­tro e rece­ber aler­tas mete­o­rológi­cos do órgão. Bas­ta enviar o CEP da local­i­dade por SMS para o número 40199. Uma con­fir­mação vai ser envi­a­da e o número ficará disponív­el para rece­ber as infor­mações.

Tam­bém é pos­sív­el se cadas­trar pelo What­sapp: número (61) 2034–4611. Um robô de atendi­men­to fará a inter­ação e o usuário poderá com­par­til­har a local­iza­ção atu­al ou qual­quer out­ra de inter­esse para rece­ber as men­sagens da Defe­sa Civ­il.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …