...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Esportes / Quatro nadadores atingem marcas para Tóquio em seletiva paralímpica

Quatro nadadores atingem marcas para Tóquio em seletiva paralímpica

02.06.21 - Suzana Schnarndorf em fase de treinamento seletiva da Natação para Tóquio no CT Paralímpico Brasileiro. Foto: Ale Cabral/CPB.
Repro­du­ção: © Ale Cabral/CPB/Direitos Reser­va­dos

Até sábado (5), serão definidos os 35 integrantes da delegação do país


Publi­ca­do em 02/06/2021 — 22:55 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da TV Bra­sil e da Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

O pri­mei­ro dia da sele­ti­va que defi­ne os repre­sen­tan­tes da nata­ção bra­si­lei­ra na Para­lim­pía­da de Tóquio (Japão) ter­mi­nou com qua­tro atle­tas alcan­çan­do índi­ce nas res­pec­ti­vas pro­vas. Com as mar­cas des­ta quar­ta-fei­ra (2), Phe­li­pe Rodri­gues, Talis­son Glock, Susa­na Sch­narn­dorf e Gabri­el Cris­ti­a­no aguar­dam o fim do even­to, que acon­te­ce até sába­do (5), no Cen­tro de Trei­na­men­to Para­lím­pi­co, em São Pau­lo, para verem seus nomes entre os 35 clas­si­fi­ca­dos da moda­li­da­de para os Jogos.

O pri­mei­ro foi Phe­li­pe, da clas­se S10, que nadou a eli­mi­na­tó­ria dos 100 metros nado livre em 53s72. O tem­po máxi­mo era 54s44. Em segui­da, na mes­ma pro­va e fase, mas pela clas­se S6, Talis­son rea­li­zou o per­cur­so em 1min07s55, mar­ca tam­bém infe­ri­or ao índi­ce (1min08s50). Ain­da no perío­do matu­ti­no, Susa­na (clas­se S4) cra­vou 3min05s75 na eli­mi­na­tó­ria dos 150 metros nado medley, tem­po bas­tan­te fol­ga­do em rela­ção aos 3min44s86 esta­be­le­ci­dos como cri­té­rio. À noi­te, na final dos 100 metros livre da clas­se S8, Gabri­el Cris­ti­a­no ano­tou 1min00s43, 22 cen­té­si­mos abai­xo do índi­ce da cate­go­ria, sen­do o quar­to nada­dor a garan­tir mar­ca para Tóquio nes­ta quar­ta.

Na nata­ção para­lím­pi­ca, quan­to menor o núme­ro das clas­ses vol­ta­das a atle­tas com defi­ci­ên­cia físi­co-moto­ra (1 e 10) ou visu­al (11 e 13), mai­or o grau de com­pro­me­ti­men­to. A clas­se S14 é diri­gi­da a nada­do­res com defi­ci­ên­cia inte­lec­tu­al.

O Bra­sil ini­ci­ou a sele­ti­va com qua­tro atle­tas clas­si­fi­ca­dos para Tóquio: Edê­nia Gar­cia (S4), Dani­el Dias (S5), Wen­dell Belar­mi­no (S11) e Carol San­ti­a­go (S12), todos cam­peões mun­di­ais em 2019. Ape­sar dis­so, o quar­te­to par­ti­ci­pa do even­to como pre­pa­ra­ção. Nes­ta quar­ta-fei­ra, Dani­el e Carol caí­ram na água, com des­ta­que à últi­ma, que fez 58s98 na final dos 100 metros esti­lo livre e esta­be­le­ceu o novo recor­de das Amé­ri­cas, supe­ran­do uma mar­ca que ela pró­pria havia atin­gi­do pela manhã (59s07) e fican­do ape­nas 57 cen­té­si­mos atrás do recor­de mun­di­al da rus­sa Oxa­na Sav­chen­ko em 2012.

Rui­ter Sil­va, por sua vez, que­brou duas vezes recor­de das Amé­ri­cas nos 100 metros esti­lo livre da clas­se S9, cra­van­do 56s90 pela manhã e 56s64 à noi­te. A pro­va não faz par­te do pro­gra­ma para­lím­pi­co, mas a mar­ca do nada­dor será vali­da­da para com­po­si­ção da equi­pe do reve­za­men­to 4x100 metros esti­lo livre 34 pon­tos (em que a soma das clas­ses dos qua­tro atle­tas não pode supe­rar 34).

O even­to con­ti­nua nes­ta quin­ta-fei­ra (2), a par­tir das 10h (horá­rio de Bra­sí­lia), com as pro­vas dos 50 metros nado cos­tas, 400 metros livre, 50 metros e 100 metros nado bor­bo­le­ta. O Comi­tê Para­lím­pi­co Bra­si­lei­ro (CPB) trans­mi­te as finais da sele­ti­va no canal ofi­ci­al do You­Tu­be e na pági­na da enti­da­de no Face­bo­ok.

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reser­va­dos Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o …