...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Educação / Quem perdeu o Enem digital tem até hoje para pedir reaplicação

Quem perdeu o Enem digital tem até hoje para pedir reaplicação

Enem digital
© Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil (Repro­dução)

Provas serão nos dias 23 e 24 deste mês


Pub­li­ca­do em 12/02/2021 — 06:45 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ter­mi­na hoje (12) o pra­zo para can­didatos inscritos no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) dig­i­tal 2020 pedi­rem para par­tic­i­par da reapli­cação das provas. O pedi­do deve ser feito na Pági­na do Par­tic­i­pante. Podem pedir a reapli­cação os estu­dantes que não pud­er­am par­tic­i­par do Enem por estarem com sin­tomas de covid-19 ou de out­ra doença infec­to­con­ta­giosa e aque­les que não con­seguiram faz­er as provas por prob­le­mas logís­ti­cos.

As provas da reapli­cação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro, ape­nas na ver­são impres­sa. Além da covid-19, podem solic­i­tar a reapli­cação par­tic­i­pantes com coqueluche, dif­te­ria, doença inva­si­va por Haemophilus influen­za, doença meningocó­ci­ca e out­ras menin­gites, varío­la, Influen­za humana A e B, poliomielite por poliovírus sel­vagem, saram­po, rubéo­la, varicela.

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), para a análise da pos­si­bil­i­dade de reapli­cação a pes­soa dev­erá inserir obri­ga­to­ri­a­mente, no momen­to da solic­i­tação, doc­u­men­to legív­el que com­pro­ve a doença. Na doc­u­men­tação, deve con­star o nome com­ple­to do par­tic­i­pante, o diag­nós­ti­co com a descrição da condição, o códi­go cor­re­spon­dente à Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doença (CID 10), além da assi­natu­ra e da iden­ti­fi­cação do profis­sion­al com­pe­tente, com o respec­ti­vo reg­istro no Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), do Min­istério da Saúde (RMS) ou de órgão com­pe­tente, assim como a data do atendi­men­to. O doc­u­men­to deve ser anex­a­do em for­ma­to PDF, PNG ou JPG, no taman­ho máx­i­mo de 2 MB.

As provas do Enem dig­i­tal foram apli­cadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Nas sem­anas que ante­ced­er­am cada uma das apli­cações, os can­didatos pud­er­am enviar exam­es e lau­dos médi­cos ao Inep. Aque­les que ain­da não o fiz­er­am podem aces­sar o sis­tema online. De acor­do com bal­anço divul­ga­do pelo Inep, 320 par­tic­i­pantes do Enem dig­i­tal já fiz­er­am os pedi­dos. Foram aprovadas 194 solic­i­tações.

Questões logísticas

Tam­bém podem pedir a reapli­cação estu­dantes que ten­ham sido prej­u­di­ca­dos por prob­le­mas logís­ti­cos. De acor­do com o edi­tal do Enem, são con­sid­er­a­dos prob­le­mas logís­ti­cos, por exem­p­lo, desas­tres nat­u­rais que prej­udiquem a apli­cação do exame dev­i­do ao com­pro­me­ti­men­to da infraestru­tu­ra do local, fal­ta de ener­gia elétri­ca, fal­ha no dis­pos­i­ti­vo eletrôni­co forneci­do ao par­tic­i­pante que solic­i­tou uso de leitor de tela ou erro de exe­cução de pro­ced­i­men­to de apli­cação, que incor­ra em com­pro­va­do pre­juí­zo ao par­tic­i­pante.

No primeiro dia de apli­cação do Enem dig­i­tal, foi reg­istra­do prob­le­ma em um servi­dor, o que atra­sou o envio das provas para os com­puta­dores onde os par­tic­i­pantes fari­am o exame. Por causa do tem­po, eles não pud­er­am faz­er as provas. Ess­es par­tic­i­pantes, por exem­p­lo, terão dire­ito à reapli­cação.

Os pedi­dos de reapli­cação serão anal­isa­dos pelo Inep. A aprovação ou a reprovação do pedi­do dev­erá ser con­sul­ta­da tam­bém na Pági­na do Par­tic­i­pante. Os can­didatos podem ain­da entrar em con­ta­to com o Inep pelo tele­fone 0800 616161. O Inep recomen­da, no entan­to, que a solic­i­tação seja fei­ta pela inter­net.

Terão tam­bém dire­ito a faz­er o Enem em fevereiro os estu­dantes que fari­am a pro­va no esta­do do Ama­zonas e nos municí­pios de Rolim de Moura (RO) e Espigão D’Oeste (RO), onde o exame foi sus­pen­so tan­to na ver­são impres­sa quan­to na dig­i­tal por causa dos impactos da pan­demia. Ess­es estu­dantes, no entan­to, não pre­cisam faz­er o pedi­do, pois estão auto­mati­ca­mente inscritos.

Cronograma

O Enem 2020 tem uma ver­são impres­sa, apli­ca­da nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma dig­i­tal, real­iza­da nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, cer­ca da metade dos inscritos no Enem impres­so e aprox­i­mada­mente 70% do Enem dig­i­tal fal­taram às provas. O pra­zo para os pedi­dos de reapli­cação do Enem impres­so foi entre os dias 25 e 29 de janeiro. Os resul­ta­dos das anális­es dos pedi­dos, tan­to dos par­tic­i­pantes do Enem impres­so quan­to do dig­i­tal, serão divul­ga­dos até o dia 15 deste mês.

O resul­ta­do final, tan­to da ver­são impres­sa quan­to da dig­i­tal e da reapli­cação, será divul­ga­do no dia 29 de março. Os can­didatos podem usar as notas para con­cor­rer a vagas no ensi­no supe­ri­or, por meio de pro­gra­mas como o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), que ofer­ece vagas em insti­tu­ições públi­cas de ensi­no supe­ri­or, o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), que ofer­ece bol­sas de estu­do em insti­tu­ições pri­vadas, e o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Decisões favoráveis a policiais frustram famílias de vítimas no Rio

Repro­dução: © Freep­ick Em 2024, foram ao menos 5 absolvições ou transferências de corte Publicado …