...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Meios de comunicação / Rádio MEC comemora 100 anos com 10 horas de programação temática

Rádio MEC comemora 100 anos com 10 horas de programação temática

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Pub­li­ca­do em 07/09/2023 — 09:03 Por EBC — Brasília

ouvir:

Para cel­e­brar o cen­tenário da Rádio MEC neste 7 de setem­bro, uma pro­gra­mação espe­cial desta­ca con­teú­dos mar­cantes dos 100 anos da emis­so­ra no ar. Ao lon­go do dia, o públi­co con­fere depoi­men­tos de profis­sion­ais que mar­caram época e tre­chos de pro­gra­mas históri­cos a serviço da edu­cação e da cul­tura.

Com 10 horas de atrações diver­si­fi­cadas, a faixa temáti­ca das 8h às 18h con­tem­pla a divul­gação cien­tí­fi­ca, a músi­ca de con­cer­to, os pro­gra­mas para a infân­cia, as séries educa­ti­vas e cul­tur­ais, a lit­er­atu­ra, o teatro, o cin­e­ma, a músi­ca pop­u­lar, o choro e o jazz.

O pres­i­dente da EBC, Hélio Doyle, desta­ca que os 100 anos da MEC é a com­pro­vação de que as pre­visões pes­simis­tas sobre o fim do rádio não se con­cretizaram.

“O rádio se revi­tal­iza, se ren­o­va. E a [RádioMEC, como sem­pre fez, con­tin­uará se adap­tan­do e sendo um meio de comu­ni­cação rel­e­vante e de qual­i­dade, que orgul­ha a sociedade brasileira e a EBC.”

O espe­cial ain­da tem a par­tic­i­pação de men­sagens de ouvintes. Os inter­es­sa­dos podem acom­pan­har ao vivo no dial em rede AM e FM, no aplica­ti­vo Rádios EBC ou ain­da no site da emis­so­ra públi­ca. Clique aqui e sai­ba como sin­tonizar a emis­so­ra.

Acervo e depoimentos

A exten­sa pro­gra­mação prepara­da pela equipe da Rádio MEC para a data comem­o­ra­ti­va uti­liza mate­r­i­al raro e exclu­si­vo preser­va­do no acer­vo para con­tar a tra­jetória da emis­so­ra. Crono­logi­ca­mente, a pro­dução res­ga­ta des­de a ini­cia­ti­va ino­vado­ra da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro até os dias atu­ais.

Os comu­ni­cadores que con­duzem essa hom­e­nagem são Raquel Ricar­do e Rui Vas­con­ce­los. Os ouvintes poderão con­ferir depoi­men­tos de pro­du­tores e apre­sen­ta­dores que são lem­bra­dos com car­in­ho e seguem vivos na memória afe­ti­va dos fãs que acom­pan­ham a Rádio MEC.

Além dos profis­sion­ais, o espe­cial con­ta com depoi­men­tos de artis­tas como Fer­nan­da Mon­tene­gro, que desta­ca alguns dos pro­gra­mas sobre cin­e­ma e lit­er­atu­ra que ela mes­ma apre­sen­tou na emis­so­ra. Hele­na Theodoro e Mar­lene Blois falam sobre a vocação educa­ti­va ao destacar o tra­bal­ho do Pro­je­to Min­er­va. A pro­gra­mação infan­til e a lit­er­atu­ra gan­ham uma viagem históri­ca pelas ondas sono­ras na voz de Tim Rescala, Adri­ana Ribeiro, Ruy Cas­tro e Katy Navar­ro.

A relevân­cia musi­cal da Rádio MEC é lem­bra­da ain­da pelo depoi­men­to de espe­cial­is­tas como Ricar­do Cra­vo Albin, Harol­do Cos­ta, Jota Car­los e Arthur da Távola (in memória), entre out­ros. Quan­do o assun­to diz respeito aos pro­gra­mas de jazz, a atração retoma des­de Paulo San­tos, uma refer­ên­cia no rádio com seu Encon­tro com o Jazz, até o Jazz Livre!, pro­dução con­tem­porânea atual­mente apre­sen­ta­da por Sid­ney Fer­reira.

Para o ger­ente-exec­u­ti­vo de Rádio da EBC, Thi­a­go Regot­to, comem­o­rar os 100 anos da Rádio MEC tem um sig­nifi­ca­do que vai além da pro­gra­mação espe­cial. “Hoje, cel­e­bramos a resistên­cia de uma emis­so­ra que pas­sou por vários momen­tos da nos­sa sociedade, soube se adap­tar, nun­ca se afas­tou do seu públi­co e nun­ca perdeu seu obje­ti­vo: comu­nicar para edu­car”, disse.

Ouvintes e parceiros

A pro­gra­mação espe­cial é ape­nas uma das ini­cia­ti­vas para comem­o­rar o cen­tenário da Rádio MEC. Neste mês, a emis­so­ra ain­da é cel­e­bra­da com uma ópera inédi­ta, exposição, cer­imô­nia de pre­mi­ação e debate com ouvintes e par­ceiros.

Na próx­i­ma sem­ana, nos dias 13 e 14 de setem­bro, o destaque é a apre­sen­tação inédi­ta do espetácu­lo O Son­ho de Edgard, ópera de Adri­ano Pin­heiro. A pro­dução será exe­cu­ta­da no pal­co do The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro.

O Prêmio Rádio MEC é a atração seguinte da emis­so­ra públi­ca. A solenidade de recon­hec­i­men­to dos vence­dores será real­iza­da na Sala Cecília Meire­les no dia 25 de setem­bro. Logo depois, nos dias 26 e 27, o Encon­tro de Ouvintes e Par­ceiros da Rádio MEC debate o pre­sente e o futuro da emis­so­ra, na Casa da Ciên­cia. O espaço recebe até 9 de out­ubro a mostra que val­oriza a história de 100 anos da emis­so­ra.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …