...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Radioagência Nacional: 21 anos contribuindo para a comunicação pública

Radioagência Nacional: 21 anos contribuindo para a comunicação pública

EBC
Pub­li­ca­do em 11/10/2025 — 09:21
Brasília
BSB (DF), 06/10/2025 - Arte radioagência nacional. Arte EBC
Repro­dução: © Arte EBC

A Radioagên­cia Nacional com­ple­ta 21 anos de história neste sába­do (11), com tra­jetória pau­ta­da pela mis­são de levar infor­mação gra­tui­ta, plur­al e de qual­i­dade para emis­so­ras de rádio de todo o Brasil. 

Com mate­r­i­al pro­duzi­do pelo Radio­jor­nal­is­mo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), pela própria equipe da Radioagên­cia Nacional e pela Agên­cia Brasil, o veícu­lo abastece gra­tuita­mente rádios comu­nitárias, uni­ver­sitárias, públi­cas e pri­vadas de todo o país, alcançan­do mil­hões de ouvintes em áreas urbanas e remo­tas.

»Sai­ba mais sobre os 21 anos da Radioagên­cia Nacional

Cri­a­da em 11 de out­ubro de 2004, a Radioagên­cia Nacional foi con­ce­bi­da como parte do esforço de democ­ra­ti­zar o aces­so à infor­mação, espe­cial­mente em regiões onde out­ras fontes de notí­cias têm difi­cul­dade de chegar.

A Radioagên­cia pub­li­ca cer­ca de 40 matérias por dia, que são aces­sadas por mais de 4 mil emis­so­ras de rádio. Men­salmente, o mate­r­i­al pro­duzi­do é repli­ca­do mais de 500 mil vezes por cer­ca de 300 mil usuários.

Des­de o iní­cio, a Radioagên­cia tra­bal­ha com con­teú­do diver­so: matérias, entre­vis­tas, pro­gram­etes, spots, radiodoc­u­men­tários e, mais recen­te­mente, pod­casts sobre saúdes e dire­itos.

Em 2025, a pági­na exper­i­men­tou um aumen­to repenti­no na quan­ti­dade de aces­sos, usuários e áudios baix­a­dos no site.

Des­de março, o número de visu­al­iza­ções mais que dobrou: subiu de 552.255, em jul­ho de 2024, para 1.106.716, no mes­mo perío­do de 2025. O índice se man­teve estáv­el nos meses seguintes.

Para a coor­de­nado­ra da Radioagên­cia Nacional, Bruna Athayde, os números são resul­ta­do da ded­i­cação da equipe e da ofer­ta de con­teú­dos que respon­dem per­gun­tas da pop­u­lação, como o Tira-Dúvi­das do Impos­to de Ren­da 2025.

“Além dessas pro­duções espe­ci­ais, tam­bém há uma cres­cente deman­da por tex­tos e áudios cur­tos, dire­to ao pon­to, que podem ser facil­mente encaix­a­dos na pro­gra­mação das rádios. Acho que esse é o grande difer­en­cial da Radioagên­cia Nacional.”

Edi­to­ra da Radioagên­cia Nacional des­de 2020, a jor­nal­ista Beat­riz Arcoverde expli­ca que o veícu­lo pas­sou por várias trans­for­mações ao lon­go dos últi­mos cin­co anos. A últi­ma delas, em 2023, rep­re­sen­tou uma vira­da tan­to na lin­ha edi­to­r­i­al quan­to na apre­sen­tação da pági­na.

“A gente mel­horou a capa, com mais manchetes, e começa a pro­duzir out­ros pro­du­tos, como pro­gra­mas, pod­casts e entre­vis­tas espe­ci­ais. Hoje a gente tem um públi­co muito maior, que tende a crescer ain­da mais. A gente garante o dire­ito à infor­mação de várias áreas, de várias regiões do Brasil. E isso é impor­tante”, disse.

Para o ger­ente exec­u­ti­vo de jor­nal­is­mo da Agên­cia Brasil, Radio­jor­nal­is­mo e Radioagên­cia Nacional, Fer­nan­do Rosa, o veícu­lo con­tribui para a con­sciên­cia críti­ca da pop­u­lação.

“Ao levar notí­cias sobre políti­cas públi­cas, saúde, cul­tura, edu­cação e dire­itos humanos, espe­cial­mente em regiões do inte­ri­or, ribeir­in­has ou remo­tas, a Radioagên­cia con­tribui para a for­mação de con­sciên­cia críti­ca, para o for­t­alec­i­men­to da democ­ra­cia e para a par­tic­i­pação cidadã”, afir­ma.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …