...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Radiogência estreia segunda temporada do podcast Histórias Raras

Radiogência estreia segunda temporada do podcast Histórias Raras

Repro­dução: © Arte / Agên­cia Brasil

Episódio traz relatos de adultos com neurodivergências


Pub­li­ca­do em 29/07/2023 — 13:44 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Radioagên­cia Nacional estre­ou nes­ta sem­ana a segun­da tem­po­ra­da do pod­cast Histórias Raras. 

No quin­to episó­dio da série, os repórteres Ley­ber­son Pedrosa e Patrí­cia Ser­rão con­ver­sam com pes­soas que tiver­am o diag­nós­ti­co de algu­ma neu­ro­di­vergên­cia depois de adul­tas. No capí­tu­lo Raros e nada típi­cos, Alana Yaponi­rah e Fábio Cizot­ti relatam o baque de se desco­brirem com cére­bros atípi­cos após os 40 anos.

Alana é ter­apeu­ta, divor­ci­a­da, mãe de dois fil­hos e tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiper­a­tivi­dade (TDAH). Em 2022, a Lei 14.420 insti­tu­iu a Sem­ana Nacional de Con­sci­en­ti­za­ção sobre o TDAH. As ações de con­sci­en­ti­za­ção devem ocor­rer sem­pre na sem­ana que abrange 1º de agos­to.

No caso de Alana, ape­sar dos sin­tomas começarem ain­da na infân­cia, o diag­nós­ti­co chegou depois de uma vida típi­ca, cheia de altos e baixos. Por isso, Alana nos aju­da a enten­der o impacto do diag­nós­ti­co tar­dio de uma neu­ro­di­vergên­cia.

Já Fábio Cizot­ti desco­briu, em 2021, que tin­ha a Sín­drome de Tourette durante um even­to sobre doenças raras. Essa comor­bidade neu­rológ­i­ca gera tiques motores e vocais invol­un­tários. Além de não ter cura, parece não ser tão rara assim. Sai­ba o porquê ao lon­go do episó­dio.

Ouça o episódio #5 Raros e nada típicos:

 

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …