...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Esportes / Rayssa Leal conquista prata no Mundial de skate street no Japão

Rayssa Leal conquista prata no Mundial de skate street no Japão

Repro­du­ção: © Julio Defeton/CBSk/Direitos Reser­va­dos

Brasileira dividiu o pódio com anfitriãs Odo (ouro) e Nishiya (bronze)


Publi­ca­do em 17/12/2023 — 11:35 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da EBC — São Pau­lo

ouvir:

A bra­si­lei­ra Rays­sa Leal ficou com o vice-cam­pe­o­na­to no Mun­di­al de ska­te stre­et, dis­pu­ta­do em Tóquio (Japão). A mara­nhen­se de 15 anos divi­diu o pódio da final, rea­li­za­da na madru­ga­da des­te domin­go (17), pelo horá­rio de Bra­sí­lia, com as anfi­triãs Yume­ka Odo (ouro) e Momi­ji Nishiya (bron­ze).

Fadi­nha obte­ve 261.90 na soma­tó­ria dos pon­tos da melhor vol­ta (foram duas, de 45 segun­dos cada) e das duas mano­bras mais bem ava­li­a­das (em cin­co ten­ta­ti­vas). Em uma delas, Rays­sa rece­beu 90.91 de nota e colo­cou pres­são em Yume­ka, prin­ci­pal adver­sá­ria. A japo­ne­sa, porém, na reta final, con­se­guiu um 94.80, ultra­pas­san­do a bra­si­lei­ra e asse­gu­ran­do o ouro.

A pra­ta em Tóquio encer­ra uma tem­po­ra­da vito­ri­o­sa de Rays­sa. Em mar­ço, a mara­nhen­se dis­pu­tou o Mun­di­al de Shar­jah (Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos), refe­ren­te a 2022, e ficou com o títu­lo. No iní­cio de dezem­bro, em São Pau­lo, ela foi bicam­peã do Super Crown (super coroa, na tra­du­ção lite­ral) do Stre­et Lea­gue Ska­te­bo­ar­ding (SLS), prin­ci­pal cir­cui­to mun­di­al da moda­li­da­de.

A final mas­cu­li­na do Mun­di­al de Tóquio tam­bém foi domi­na­da pelos anfi­triões. Os três luga­res do pódio foram ocu­pa­dos pelos japo­ne­ses. A vitó­ria foi de Sora Shi­rai, com Kai­ri Net­su­ke fican­do com a pra­ta e Yuto Hori­go­me levan­do o bron­ze. O pau­lis­ta Gabryel Agui­lar foi o bra­si­lei­ro que che­gou mais lon­ge, paran­do na semi­fi­nal.

Jogos de Paris

O Mun­di­al faz par­te da pri­mei­ra fase de clas­si­fi­ca­ção à Olim­pía­da de Paris, na Fran­ça. A últi­ma com­pe­ti­ção des­te perío­do será a eta­pa de Dubai, nos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, do cir­cui­to da World Ska­te, fede­ra­çao inter­na­ci­o­nal da moda­li­da­de, em mar­ço.

Os 44 pri­mei­ros do ran­king avan­çam à pró­xi­ma fase, com limi­te de seis ska­tis­tas por país em cada gêne­ro. Eles terão mais duas eta­pas para somar pon­tos: Xan­gai, na Chi­na, em maio; e Buda­pes­te, na Hun­gria, em junho.

O ska­te stre­et em Paris terá 44 atle­tas — 22 no mas­cu­li­no e 22 no femi­ni­no. Cada país pode clas­si­fi­car, no máxi­mo, três ska­tis­tas no mas­cu­li­no e três no femi­ni­no. Entre as mulhe­res, as bra­si­lei­ras mais bem colo­ca­das são Rays­sa (segun­da), Pâme­la Rosa (séti­ma) e Gabi Mazet­to (11ª). Entre os homens, os des­ta­ques são Kel­vin Hoe­fler (quar­to), Gio­van­ni Vian­na (déci­mo) e Feli­pe Gus­ta­vo (19º).

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Botafogo e Vasco fazem clássico decisivo pelo Campeonato Carioca

Repro­du­ção: © Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reser­va­dos Rádio Nacional transmite o confronto a partir das 16h deste …