...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Rebeca Andrade é prata no individual geral na ginástica em Paris

Rebeca Andrade é prata no individual geral na ginástica em Paris

© REUTERS/Athit Perawongmetha/Proibida repro­dução

Ouro foi para a norte-americana Simone Biles


Publicado em 01/08/2024 — 15:49 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Paris 2024 Olympics - Artistic Gymnastics - Women's All-Around Victory Ceremony - Bercy Arena, Paris, France - August 01, 2024.Silver medallist Rebeca Andrade of Brazil celebrates on the podium. REUTERS/Hannah Mckay
Paris 2024, Rebe­ca Andrade Foto: REUTERS/Hannah Mckay/Proiobida repro­dução

Rebe­ca Andrade con­quis­tou a medal­ha de pra­ta, em um embate históri­co com a norte-amer­i­cana Simone Biles, que ficou com o ouro na final indi­vid­ual ger­al fem­i­ni­na da Ginás­ti­ca Artís­ti­ca, nos Jogos Olímpi­cos de Paris 2024. A medal­ha de bronze ficou com a tam­bém norte-amer­i­cana Sunisa Lee, ouro na Olimpía­da de Tóquio, em 2020. 

A ginas­ta brasileira repetiu o feito de Tóquio 2020, quan­do tam­bém con­quis­tou a pra­ta na modal­i­dade.

A com­petição abrange qua­tro apar­el­hos: salto, para­le­las assimétri­c­as, trave e solo; e a nota final é o somatório das notas obti­das pelas atle­tas em cada um deles.

Biles somou 59.131 pon­tos, segui­da de Rebe­ca, com 57.932; e de Sunisa Lee, com 56.465.

Com a con­quista, a ginas­ta se tornou a brasileira com o maior número de medal­has olímpi­cas – qua­tro no total (ouro no salto em Tóquio 2020, pra­ta no indi­vid­ual ger­al em Tóquio 2020, bronze por equipe em Paris 2024 e pra­ta no indi­vid­ual ger­al em Paris 2024).

A out­ra brasileira clas­si­fi­ca­da para a final, Flávia Sarai­va, ficou em 9º lugar, com 54.032 pon­tos. Esta foi sua primeira par­tic­i­pação na final des­ta modal­i­dade.

Salto e Paralelas Assimétricas

As atle­tas começaram a com­petição no apar­el­ho de salto, modal­i­dade em que Biles obteve a maior pon­tu­ação (15.766), segui­da por Rebe­ca (15.100). Sunisa Lee perdeu pon­tos após uma fal­ha em um movi­men­to de rotação, soman­do 13.933 pon­tos – pon­tu­ação que a deixou atrás da argeli­na Kaylia Key­mour, Argelia, com 14.033 pon­tos que, pos­te­ri­or­mente, foram revis­tos para 14.233. Flávia Sarai­va obteve 13.633 pon­tos neste apar­el­ho.

Depois, foram para o segun­do apar­el­ho, as para­le­las assimétri­c­as. Rebe­ca cravou o exer­cí­cio, mar­can­do 14.666 pon­tos, pres­sio­n­an­do Simone Biles que, durante a apre­sen­tação, acabou ten­do de segu­rar um movi­men­to, flex­io­nan­do o joel­ho, para evi­tar tocar o solo.

O pequeno deslize, cometi­do em um exer­cí­cio de extrema difi­cul­dade, acabou tiran­do pon­tos da norte-amer­i­cana, que somou 13.733 pon­tos, o que colo­cou, ain­da que momen­tanea­mente, Rebe­ca em primeiro lugar na com­petição. Flávia Sarai­va con­seguiu 13.900 pon­tos no apar­el­ho.

Trave

Simone Biles, então, ini­ciou sua par­tic­i­pação no ter­ceiro apar­el­ho, a trave, ain­da mais pres­sion­a­da, ocu­pan­do pro­vi­so­ri­a­mente o ter­ceiro lugar, atrás de Rebe­ca Andrade e de Kaylia Key­mour. Foi neste momen­to deci­si­vo, em um apar­el­ho de grande difi­cul­dade, que o ouro de Biles começou a despon­tar.

A série foi muito bem exe­cu­ta­da pela norte-amer­i­cana, mes­mo com um leve dese­qui­líbrio cometi­do em meio a movi­men­tos de giro. Ao final, Biles saiu do apar­el­ho exe­cu­tan­do pirue­ta dupla no mes­mo eixo, movi­men­to que poucos atle­tas con­seguem faz­er. Ela obteve 14.566 pon­tos, assu­min­do a lid­er­ança.

Rebe­ca Andrade entrou no apar­el­ho pre­cisan­do tirar 14.300 pon­tos para se man­ter na lid­er­ança, mas dev­i­do a um dese­qui­líbrio um pouco maior do que o cometi­do por Biles, e de um pequeno pulo para a frente na saí­da do apar­el­ho, ela obteve 14.133 pon­tos.

Sunisa Lee tam­bém se dese­qui­li­brou, mas a exem­p­lo de Rebe­ca e Biles, não chegou a cair. Sua pon­tu­ação no apar­el­ho ficou em 14.000.

Flávia Sarai­va obteve 14.266 pon­tos, enquan­to as ital­ianas Mani­la Espos­i­to e Alice D’Amato obtiver­am 14.200 e 14.033 pon­tos, respec­ti­va­mente.

Solo

Paris 2024 Olympics - Artistic Gymnastics - Women's All-Around Final - Bercy Arena, Paris, France - August 01, 2024.Rebeca Andrade of Brazil in action on the Floor Exercise. REUTERS/Hannah Mckay
Paris 2024, Rebe­ca Andrade Foto: REUTERS/Hannah Mckay/Proibida repro­dução

As ginas­tas ini­ci­am o quar­to e últi­mo apar­el­ho (solo) ten­do Simone Biles na lid­er­ança, com 44.065 pon­tos. Rebe­ca Andrade esta­va pouco atrás, com 43.899. Com isso, a brasileira pre­cisa­va tirar uma difer­ença de 166 pon­tos.

A ital­iana Alice D’Amato chegou à últi­ma pro­va com 42.833 pon­tos, segui­da da argeli­na Kaylia Key­mour, com 42.799. A out­ra brasileira, Flávia Sarai­va, esta­va na 11ª posição, com 40.399 pon­tos.

A então campeã olímpi­ca, Sunisa Lee, obteve 13.666 pon­tos, o que garan­tiu, à atle­ta, pelo menos uma medal­ha de bronze, enquan­to Rebe­ca e Biles não se apre­sen­tavam.

Para garan­tir pelo menos a pra­ta, Rebe­ca pre­cisa­va tirar no mín­i­mo 12.567 pon­tos. Ao som de Bey­on­cé e da músi­ca Baile de Favela (MC João), a ginas­ta brasileira fez uma óti­ma apre­sen­tação, obten­do 14.033 pon­tos. O resul­ta­do pode­ria ter sido ain­da mel­hor caso ela não tivesse per­di­do pon­tos por pis­ar com um pé fora da área.

A pra­ta brasileira já esta­va garan­ti­da poden­do virar ouro se Biles obtivesse pon­tu­ação infe­ri­or a 13.868. A norte-amer­i­cana, no entan­to, fez um solo impecáv­el, soman­do 15.066 pon­tos.

Com o resul­ta­do, Rebe­ca con­segue pela segun­da vez ser pra­ta na modal­i­dade que agre­ga os qua­tro prin­ci­pais apar­el­hos da ginás­ti­ca artís­ti­ca.

» Assista na TV Brasil

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …