...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Economia / Receita libera consulta a terceiro lote de restituição do IR

Receita libera consulta a terceiro lote de restituição do IR

Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Lote será o maior da história em número de contribuintes


Publi­ca­do em 23/07/2021 — 06:57 Por Well­ton Máxi­mo – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A par­tir das 10h de hoje (23), o con­tri­buin­te que entre­gou a decla­ra­ção do Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca até mea­dos de maio pode­rá saber se acer­tou as con­tas com o Leão. A Recei­ta Fede­ral libe­ra­rá a con­sul­ta ao ter­cei­ro dos cin­co lotes de res­ti­tui­ção de 2021.

Esse será o mai­or lote de res­ti­tui­ção da his­tó­ria em núme­ro de con­tri­buin­tes. Ao todo, 5.068.200 con­tri­buin­tes rece­be­rão R$ 5,8 bilhões.  Do total, 4.913.343 con­tri­buin­tes entre­ga­ram a decla­ra­ção até 18 de maio.

O res­tan­te tem pri­o­ri­da­de legal, sen­do 13.985 con­tri­buin­tes ido­sos aci­ma de 80 anos, 95.298 con­tri­buin­tes entre 60 e 79 anos, 8.987 con­tri­buin­tes com algu­ma defi­ci­ên­cia físi­ca ou men­tal ou molés­tia gra­ve e 36.616 con­tri­buin­tes cuja mai­or fon­te de ren­da seja o magis­té­rio.

O dinhei­ro será pago em 30 de julho. A con­sul­ta pode ser fei­ta na pági­na da Recei­ta Fede­ral da inter­net. Bas­ta o con­tri­buin­te cli­car no cam­po Meu Impos­to de Ren­da e, em segui­da, Con­sul­tar Res­ti­tui­ção. A con­sul­ta tam­bém pode ser fei­ta no apli­ca­ti­vo Meu Impos­to de Ren­da, dis­po­ní­vel para os smartpho­nes dos sis­te­mas Android e iOS.

A con­sul­ta no site per­mi­te a veri­fi­ca­ção de even­tu­ais pen­dên­ci­as que impe­çam o paga­men­to da res­ti­tui­ção – como inclu­são na malha fina. Caso uma ou mais incon­sis­tên­ci­as sejam encon­tra­das na decla­ra­ção, bas­ta envi­ar uma decla­ra­ção reti­fi­ca­do­ra e espe­rar os pró­xi­mos lotes.

Calendário

Ini­ci­al­men­te pre­vis­to para ter­mi­nar em 30 de abril, o pra­zo de entre­ga da Decla­ra­ção do Impos­to de Ren­da Pes­soa Físi­ca foi encer­ra­do em 31 de maio por cau­sa da segun­da onda da pan­de­mia de covid-19. Ape­sar do adi­a­men­to, o calen­dá­rio ori­gi­nal de res­ti­tui­ção foi man­ti­do, com cin­co lotes a serem pagos entre maio e setem­bro, sem­pre no últi­mo dia útil de cada mês.

A res­ti­tui­ção será depo­si­ta­da na con­ta ban­cá­ria infor­ma­da na Decla­ra­ção de Impos­to de Ren­da. Se, por algum moti­vo, o cré­di­to não for rea­li­za­do, como no caso de con­ta infor­ma­da desa­ti­va­da, os valo­res fica­rão dis­po­ní­veis para res­ga­te por até um ano no Ban­co do Bra­sil.

Nes­te caso, o cida­dão pode rea­gen­dar o cré­di­to dos valo­res de for­ma sim­ples e rápi­da pelo Por­tal BB, ou ligan­do para a Cen­tral de Rela­ci­o­na­men­to BB por meio dos tele­fo­nes 4004–0001 (capi­tais), 0800–729-0001 (demais loca­li­da­des) e 0800–729-0088 (tele­fo­ne espe­ci­al exclu­si­vo para defi­ci­en­tes audi­ti­vos).

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Repro­du­ção: © Ibama/Gov.Br Cotas foram limitadas por dois ministérios Publicado em 27/03/2024 — 08:45 Por …