...
quinta-feira ,27 março 2025
Home / Noticias / Reciclagem no Carnaval da Sapucaí 2023 entra para livro dos recordes

Reciclagem no Carnaval da Sapucaí 2023 entra para livro dos recordes

Repro­dução: © Divul­gação SESC RJ

Título foi conquistado pela coleta de 10 toneladas de latas


Pub­li­ca­do em 25/02/2023 — 16:16 Por Ake­mi Nita­hara — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Pro­je­to Reci­cla Sapu­caí, que pro­moveu o descarte cor­re­to de resí­du­os sóli­dos durante o car­naval deste ano no sam­bó­dro­mo do Rio de Janeiro, foi recon­heci­do como a maior ação de reci­clagem de latas de alumínio do mun­do.

Os des­files das esco­las de sam­ba da Série Ouro e do Grupo Espe­cial e a esti­ma­ti­va de cole­ta para o even­to deste sába­do (25) somam cer­ca de 10 toneladas de latas recol­hi­das. O feito vai entrar para o Guin­ness World Records, con­heci­do como Livro dos Recordes. O anún­cio ofi­cial será feito durante o Des­file das Campeãs, na Mar­quês de Sapu­caí, pela adju­di­cado­ra ofi­cial do Guin­ness Book, Cami­la Boren­stain. O títu­lo será entregue ao Serviço Social do Comér­cio do Rio de Janeiro (Sesc RJ), que encabeçou a ini­cia­ti­va.

O Pro­je­to Reci­cla Sapu­caí é uma ação que reúne cata­dores de mate­r­i­al reci­cláv­el, com apoio do Insti­tu­to Fecomér­cio de Sus­tentabil­i­dade (IFeS), da Liga Inde­pen­dente das Esco­las de Sam­ba (Liesa), da Asso­ci­ação Brasileira dos Fab­ri­cantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e da Sec­re­taria de Esta­do do Ambi­ente e Sus­tentabil­i­dade, por meio do pro­gra­ma inter­na­cional Cada Lata Con­ta.

De acor­do com o gov­er­no do Rio de Janeiro, nos qua­tro dias de des­files, foram cole­tadas cer­ca de 7 toneladas de lat­in­has. O títu­lo per­ten­cia à cidade de Pra­ga, com 100 kg de mate­ri­ais cole­ta­dos em uma sem­ana.

O Sesc RJ ressalta que toda a ren­da obti­da com a reci­clagem será rever­ti­da aos 108 cata­dores con­trata­dos para a ação, com uma ren­da média de R$ 700 para cada um.

Outros resíduos

O pro­je­to tam­bém recol­heu out­ros itens em 15 máquinas Retor­na Machine, além dis­so, foram trit­u­radas gar­rafas de vidro dis­pen­sadas pelos bares, na máquina ReV­IDRO, e foi fei­ta a cole­ta de óleo veg­e­tal das coz­in­has das áreas de ali­men­tação.

Edição: Cami­la Maciel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos

Chances de ter AVC e ataque cardíacos aumentam após infecção Flávia Albu­querque — Repórter da …