...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Educação / Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidar

Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidar

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Informação foi divulgada neste domingo (5) pelo Inep


Pub­li­ca­do em 05/11/2023 — 14:26 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O tema da redação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) deste ano é: “Desafios para o o enfrenta­men­to da invis­i­bil­i­dade do tra­bal­ho de cuida­do real­iza­do pela mul­her no Brasil”. 

A infor­mação foi divul­ga­da neste domin­go (5) pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

De acor­do com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Con­tínua 2022, elab­o­ra­da pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), as mul­heres dedicam, em média, 21,3 horas sem­anais aos afaz­eres domés­ti­cos e cuida­dos de pes­soas, enquan­to os home­ns uti­lizam 11,7 horas.

Neste ano, os min­istérios do Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Família e Com­bate à Fome (MDS) e das Mul­heres cri­aram um grupo de tra­bal­ho para a elab­o­ração da Políti­ca Nacional de Cuida­dos. Tam­bém foi lança­da uma con­sul­ta públi­ca e um for­mulário eletrôni­co para ouvir a sociedade sobre a elab­o­ração dessa Políti­ca.

Além da pro­va de redação, na tarde de hoje, os can­didatos inscritos no Enem fazem as questões de lin­gua­gens e códi­gos e de ciên­cias humanas. A pro­va começou às 13h30 e o horário de tér­mi­no é 19h (horário de Brasília).

A pro­va de redação exige a pro­dução de um tex­to em prosa, do tipo dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo, sobre um tema de ordem social, cien­tí­fi­ca, cul­tur­al ou políti­ca. O can­dida­to dev­erá defend­er um pon­to de vista apoia­do em argu­men­tos con­sis­tentes, estru­tu­ra­dos com coerên­cia e coesão, for­man­do uma unidade tex­tu­al.

Tam­bém deve elab­o­rar uma pro­pos­ta de inter­venção social para o prob­le­ma apre­sen­ta­do no desen­volvi­men­to do tex­to. Essa pro­pos­ta deve respeitar os dire­itos humanos.

Ao elab­o­rar a redação, os par­tic­i­pantes devem ficar aten­tos às cin­co com­petên­cias que serão exigi­das do tex­to:

* Demon­strar domínio da modal­i­dade escri­ta for­mal da lín­gua por­tugue­sa;

* Com­preen­der a pro­pos­ta de redação e aplicar con­ceitos das várias áreas de con­hec­i­men­to para desen­volver o tema, den­tro dos lim­ites estru­tu­rais do tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo em prosa;

* Sele­cionar, rela­cionar, orga­ni­zar e inter­pre­tar infor­mações, fatos, opiniões e argu­men­tos em defe­sa de um pon­to de vista;

* Demon­strar con­hec­i­men­to dos mecan­is­mos lin­guís­ti­cos necessários para a con­strução da argu­men­tação;

* Elab­o­rar pro­pos­ta de inter­venção para o prob­le­ma abor­da­do, respei­tan­do os dire­itos humanos.

Entre os critérios que podem con­ferir nota 0 à redação estão a fuga ao tema, tex­to com até sete lin­has, tre­cho delib­er­ada­mente desconec­ta­do do tema, des­obe­diên­cia à estru­tu­ra dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­va e desre­speito à seriedade do exame.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …