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Redação do Enem: dicas para tirar nota 1.000

Prova será aplicada junto com 90 questões objetivas

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/11/2024 — 07:38
Brasília
Brasília (DF), 30/10/2024 - Professora do colégio Galois, Hagda Vasconcelos, fala com alunos sobre dicas de redação para o Enem 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

A pro­va de redação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) é uma das eta­pas que cri­am mais expec­ta­ti­va nos can­didatos, prin­ci­pal­mente porque o tema somente é rev­e­la­do no momen­to de aber­tu­ra do cader­no de provas, na tarde do próx­i­mo domin­go (3).

A redação equiv­ale a 20% da nota no Enem e é a úni­ca pro­va em que é pos­sív­el tirar 1.000, por isso tem peso rel­e­vante. Uma boa nota pode aumen­tar a média ger­al obti­da nas provas obje­ti­vas. Sem uma boa pon­tu­ação na redação, mes­mo com boas notas nas questões de múlti­pla escol­ha, o can­dida­to pode não con­seguir uma boa média final. A nota zero tam­bém anu­la a pro­va de tex­to.

Em 1.753 municí­pios de todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al, mais de 4,3 mil­hões de can­didatos con­fir­ma­dos terão 5 horas e 30 min­u­tos (duração da pro­va) para escr­ev­er o tex­to e respon­der às 90 questões obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­cias humanas.

A chama­da redação lacrado­ra tem suas táti­cas e a fim de reforçar as estraté­gias finais para uma boa redação, den­tro do tem­po estip­u­la­do no edi­tal, a Agên­cia Brasil con­ver­sou com três pro­fes­so­ras de lín­gua por­tugue­sa e redação, em Brasília, que estão em salas de aula, no cor­po a cor­po com os estu­dantes às vésperas da pro­va. São elas a coor­de­nado­ra de redação do ensi­no médio do colé­gio Galois, Rober­ta Paim, a coor­de­nado­ra de redação do colé­gio e do pré-vestibu­lar Úni­co Edu­ca­cional, Cás­sia Bra­ga, e na mes­ma rede de ensi­no, a pro­fes­so­ra de redação dis­cur­si­va, Natália Rocha Mar­ques.

Dicas para redação nota 1.000

1. Escre­va con­stan­te­mente

A redação fre­quente de tex­tos pode apri­morar as habil­i­dades de escri­ta e a enten­der as mel­hores estraté­gias, assim o pen­sa­men­to flui de maneira mais coesa e con­cisa. No Enem, a redação deve ter entre sete e 30 lin­has, incluin­do o títu­lo e deve ser escri­ta no gênero dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo, para apre­sen­tação de argu­men­tos sobre o tema pro­pos­to.

Brasília (DF), 30/10/2024 - Dicas de redação para o Enem 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília — Dicas de redação para o Enem 2024. Foto Bruno Peres/Agência Brasil

A pro­fes­so­ra Rober­ta Paim defende a con­tinuidade à escri­ta focan­do, nes­ta reta final, espe­cial­mente em erros e difi­cul­dades recor­rentes e rela­cionadas às demais áreas do con­hec­i­men­to. “Todo tem­po ded­i­ca­do à preparação é bem-vin­do até chegar o dia da pro­va”. Segun­do ela, é impor­tante ter na pon­ta da lín­gua os con­teú­dos que mais caem nas provas de for­ma certeira.

2. Atenção ao tema

Questões impor­tantes para a sociedade, como as ambi­en­tais, tec­nológ­i­cas, políti­cas, edu­ca­cionais e econômi­cas estão pre­sentes nos temas de redação nas edições ante­ri­ores do Enem. Por isso, os can­didatos devem ficar aten­tos aos últi­mos acon­tec­i­men­tos noti­ci­a­dos pela mídia brasileira durante este  ano. As atu­al­i­dades têm pau­ta­do a escol­ha do tema pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Ape­sar de a pro­fes­so­ra Natália Rocha Mar­ques não cravar um pal­pite em torno do tema que será ado­ta­do em 2024, em sala de aula ela ensi­na que é mel­hor que os alunos enten­dam diver­sos eixos temáti­cos e este­jam aten­tos às questões soci­ais. “Além de saber quais são as apos­tas para este ano, é impor­tante que este­jam bem infor­ma­dos em diver­sos eixos, como saúde, edu­cação, meio ambi­ente. E assim, com uma inves­ti­gação mais ampla, inde­pen­den­te­mente do tema que caia, eles se sen­tirão bem seguros e poderão argu­men­tar.”

Ape­sar de não haver uma pre­vis­i­bil­i­dade, Rober­ta Paim chama a atenção para temas que não foram trata­dos nas edições mais recentes do Enem. “Meio ambi­ente, econo­mia e cidades são gru­pos que não apare­ce­r­am nas provas e dar enfoque a essas três áreas seria bom.”

3. Explore o recorte do tema

A par­tir do tex­to de apoio, o Enem tra­bal­ha com recortes temáti­cos para que o reda­tor argu­mente sobre o assun­to. Por isso, é pre­ciso ficar aten­to para não abor­dar par­cial­mente o tema, alheio ao recorte temáti­co definido ou pior, fugir do tema deter­mi­na­do pela pro­pos­ta. “O can­dida­to tem de ficar bas­tante aten­to ao tema e perce­ber quais são os recortes que ele traz, para não deixar nen­hum foco de fora, já pre­vis­to no tex­to”, ori­en­ta Cás­sia Bra­ga.

4. Obe­deça ao gênero tex­tu­al

Os tex­tos do gênero dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo exigem pro­pos­ta de medi­das práti­cas para resolver ou amenizar o prob­le­ma apre­sen­ta­do na redação. O reda­tor deve defend­er seu pon­to de vista, a par­tir de argu­men­tos e con­hec­i­men­tos sobre o assun­to. Qual­quer out­ro gênero tex­tu­al  como con­to, crôni­ca ou poe­sia, resul­tará em nota zero na pro­va.

5. For­t­aleça seus argu­men­tos

Os par­tic­i­pantes devem se posi­cionar de maneira críti­ca ao tema pro­pos­to e argu­men­tar a favor de um pon­to de vista. Por isso, devem ser empre­ga­dos argu­men­tos con­sis­tentes que jus­ti­fiquem a posição assum­i­da pelo can­dida­to em relação à temáti­ca. O desen­volvi­men­to dos argu­men­tos deve incluir ideias que defen­d­em o pon­to de vista escol­hi­do. A apre­sen­tação de dados e infor­mações conc­re­tas con­tribuem para argu­men­tação forte que poderá cati­var a atenção dos avali­adores.

6. Use repertório socio­cul­tur­al

Ao inter­pre­tar o tema, o can­dida­to deve faz­er refer­ên­cia a vivên­cias e con­hec­i­men­tos adquiri­dos, influên­cia de diver­sas for­mas de arte – como lit­er­atu­ra, cin­e­ma, pin­turas, músi­ca e arquite­tu­ra – com o obje­ti­vo de enrique­cer as infor­mações da redação e a sus­ten­tar a argu­men­tação, des­de alusões históri­c­as, influên­cias das artes (livros, filmes, quadros impor­tantes), pas­san­do pelas atu­al­i­dades.

A pro­fes­so­ra de redação Natália Rocha Mar­ques defende que os can­didatos reforcem bem as pesquisas em diver­sos assun­tos para se preparar e aumen­tar a qual­i­dade dos argu­men­tos. “Recomen­do que ten­ham algu­mas citações e alguns pen­sadores em mente no dia da pro­va. Para isso, é pre­ciso inves­ti­gar, pesquis­ar e, com boas citações, con­seguir argu­men­tar nas mais diver­sas áreas.

Brasília (DF) 29/10/2024 Professora deLingua Portuguêsa e Redação, Natália Rocha Marques Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Repro­dução: A pro­fes­so­ra Natália Rocha Mar­ques dá dicas para a redação do Enem — Foto Fabio Rodrigues-Pozze­bom/ Agên­cia Brasil

Ela deixa a dica de leitu­ra de grandes autores da lit­er­atu­ra, entre eles Car­los Drum­mond de Andrade e Macha­do de Assis, e que assis­tam a filmes brasileiros para con­tex­tu­alizar mel­hor a argu­men­tação.”

A pro­fes­so­ra Cás­sia Bra­ga expli­ca que os par­tic­i­pantes devem faz­er uso de um repertório bem especí­fi­co e volta­do ao argu­men­to que está sendo pro­pos­to. “E caso tragam argu­men­tos de con­ceitos mais uni­ver­sais, deve haver uma relação bem próx­i­ma, deixar bem aco­moda­da a ideia do repertório que está sendo dis­cu­ti­do.”

7. Estru­ture bem a redação

Para que o tex­to ten­ha iní­cio, meio e fim, espe­cial­is­tas sug­erem qua­tro pará­grafos para a redação do Enem: um de intro­dução, dois de desen­volvi­men­to e um de con­clusão.

A coor­de­nado­ra de redação de tur­mas de ensi­no médio, Rober­ta Paim, propõe aos can­didatos, para garan­tir a pon­tu­ação máx­i­ma, que leiam aten­ta­mente os tex­tos moti­vadores e se orga­nizem. “A palavra-chave é orga­ni­za­ção antes da escri­ta final um do tex­to. Esse pro­je­to tem de elen­car, de for­ma clara, uma tese defen­di­da e argu­men­tos capazes de defend­er essa tese. Lem­bra que ess­es argu­men­tos têm que ser embasa­dos e pre­cis­arão de repertório para a argu­men­tação”

8. Conecte ideias

A redação deve cri­ar uma sequên­cia lóg­i­ca, que faça sen­ti­do para os avali­adores e que facilite o acom­pan­hamen­to do raciocínio do reda­tor.

Os recur­sos coesivos garan­tem o encadea­men­to de ideias tan­to entre os pará­grafos da redação, quan­to den­tro deles. Para garan­tir coesão tex­tu­al, podem ser empre­ga­dos conec­tivos (preposição, con­junção, pronomes, advér­bios) que esta­beleçam a relação entre partes do tex­to. (pará­grafos, perío­dos e orações).

9. Respeite os dire­itos humanos

Todos os doc­u­men­tos ofi­ci­ais rel­a­tivos à pro­va de redação do Enem desta­cam a neces­si­dade de o par­tic­i­pante respeitar os dire­itos humanos. As provas que apre­sentarem pro­postas de inter­venção que trans­gri­dem ess­es princí­pios serão penal­izadas pelos avali­adores. Entre as ideias con­trárias não aceitas estão inci­tação a qual­quer tipo de vio­lên­cia, defe­sa de tor­tu­ra, desre­speito à dig­nidade humana e vio­lação de igual­dade de dire­itos.

10. Adote a lin­guagem impes­soal

A redação do Enem deve ser escri­ta em ter­ceira pes­soa para garan­tir a lin­guagem impes­soal. O tex­to não deve ser escrito em primeira pes­soa (eu e nós). Ape­sar de ser um tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo, o can­dida­to não é per­son­agem da história e é pre­ciso man­ter o dis­tan­ci­a­men­to.

11. Leia os tex­tos de apoio

Os tex­tos de apoio servem para ori­en­tar o can­dida­to sobre o tema pro­pos­to. Dados apre­sen­ta­dos podem ser men­ciona­dos no tex­to final, mas sem cópia de tre­chos da pro­pos­ta de redação ou do cader­no de provas.

O edi­tal avisa que, se forem apre­sen­tadas cópias, as lin­has copi­adas serão descon­sid­er­adas na con­tagem do número mín­i­mo de lin­has (sete lin­has). “Isso acar­reta a descon­sid­er­ação dessas partes que con­stituem cópia na redação”, avisa Rober­ta Paim.

12. Apre­sente pro­postas de inter­venção

O can­dida­to deve sug­erir uma ini­cia­ti­va que busque enfrentar o prob­le­ma apre­sen­ta­do no tema da redação. As pro­postas devem ser coer­entes em relação ao pon­to de vista desen­volvi­do e aos argu­men­tos usa­dos na tese.

13. Escre­va com letra legív­el

O tex­to deve ser escrito com letra legív­el para evi­tar dúvi­das no momen­to da avali­ação.  A letra incom­preen­sív­el poderá resul­tar em nota zero.  A Redação do Enem — Car­til­ha do Par­tic­i­pante  ori­en­ta a não faz­er destaques no títu­lo ou mar­cas de final­iza­ção do tex­to que pos­sam ser con­sid­er­a­dos desen­hos ou for­mas de iden­ti­fi­cação para não ser elim­i­na­do.

Arte Enem critérios para nota zero
Repro­dução: Critérios para nota zero — Arte/EBC

No caso de erros ou rasur­as, Rober­ta Paim expli­ca que é necessário ter cuida­do com a leg­i­bil­i­dade do tex­to. “Se o cor­re­tor não enten­der o que está escrito pode, sim­ples­mente, con­sid­er­ar o tre­cho como não legív­el e descon­tar da pon­tu­ação”.

14. Geren­cie o tem­po de pro­va

Saber admin­is­trar bem o tem­po do exame pode rep­re­sen­tar êxi­to no Enem, de for­ma ger­al. Rober­ta Paim ori­en­ta o can­dida­to que, ao pegar a pro­va, leia os tex­tos moti­vadores para tomar ciên­cia do tema des­de o iní­cio do tem­po. Segun­do ela, alguns tex­tos do próprio cader­no de questões podem nortear a redação. “Enquan­to o can­dida­to responde às questões, já pode men­talizar um pro­je­to de tex­to e esboçá-lo no ras­cun­ho. E reser­var, mais ou menos, uma hora e meia do fim da pro­va para con­cretizar a escri­ta da redação.”

A pro­fes­so­ra Natália Rocha Mar­ques defende que o can­dida­to dedique à redação entre 60 e 90 min­u­tos do tem­po de duração da pro­va. “O impor­tante é que o can­dida­to ten­ha con­hec­i­men­to sobre seu rendi­men­to e tem­po necessário, ou seja, pre­cisa ter um equi­líbrio para que a nota seja boa tan­to na parte de lin­gua­gens e de humanas, quan­to na de redação, usan­do as horas disponíveis da mel­hor maneira pos­sív­el.”

15. Cuide da saúde men­tal

Para mel­ho­rar a qual­i­dade da saúde men­tal per­to das provas do Enem, as pro­fes­so­ras recomen­dam sono de qual­i­dade, ali­men­tação saudáv­el, ativi­dade físi­ca reg­u­lar e leve, além de res­pi­ração cor­re­ta para aju­dar a diminuir o estresse.

“Cuide muito da qual­i­dade da sua saúde men­tal per­to da pro­va, para man­ter a cal­ma e, assim, poder desem­pen­har o mel­hor da sua preparação”, recomen­da Natália.

A coor­de­nado­ra de redação Cás­sia Bra­ga lem­bra que, em todas as edições, se depara com estu­dantes inqui­etos para que o dia da pro­va chegue logo a fim de con­ferir o tema e colo­car em práti­ca a argu­men­tação no tex­to. “Eles devem ficar bem tran­qui­los para faz­er a redação. Quan­do os alunos estão ner­vosos, acabam esque­cen­do mui­ta coisa que já têm a práti­ca de faz­er. Então, no domin­go, escrevam a redação com tran­quil­i­dade para poder lem­brar de tudo o que foi con­ver­sa­do.”

Brasília (DF), 30/10/2024 - Professora do colégio Galois, Roberta Paim, fala com alunos sobre dicas de redação para o Enem 2024. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: Alunos do Colé­gio Galois recebem ori­en­tações sobre redação para o Enem 2024. Foto Bruno Peres/Agência Brasil

16. Revise a gramáti­ca de seu tex­to

O tex­to tran­scrito na fol­ha de redação deve ser reli­do pelo can­dida­to para faz­er a revisão gra­mat­i­cal antes de entre­gar ao fis­cal da sala de apli­cação. Erros de pon­tu­ação, ortográ­fi­cos, de acen­tu­ação, de con­cordân­cia nom­i­nal e ver­bal, regên­cia nom­i­nal e ver­bal e crase tiram pon­tos da nota final da pro­va.

“Façam, com cal­ma, uma revisão gra­mat­i­cal. Vários alunos têm per­di­do pon­tos por fal­tas em aspec­tos lin­guís­ti­cos. Não se apa­vorem e usem o tem­po ade­qua­do da pro­va para faz­er a redação e tam­bém uma revisão gra­mat­i­cal”, acon­sel­ha Cás­sia.

A redação

Em ger­al, o enun­ci­a­do da pro­pos­ta de redação vem acom­pan­hado de tex­tos de apoio apre­sen­ta­dos em lin­guagem ver­bal e não ver­bal, que pode ser uma imagem ou um grá­fi­co. A redação deve ter entre sete e 30 lin­has.

O tex­to pro­duzi­do será cor­rigi­do por, no mín­i­mo, dois avali­adores grad­u­a­dos em letras ou lin­guís­ti­ca, de for­ma inde­pen­dente, sem que um con­heça a nota atribuí­da pelo out­ro. Cada avali­ador poderá atribuir nota entre 0 e 200 pon­tos a cada uma das cin­co com­petên­cias cobradas,que, jun­tas, podem somar 1.000 pon­tos.

Arte Enem competências da redação
Repro­dução: Arte Enem com­petên­cias da redação, por Arte EBC

A nota da redação tam­bém é usa­da como critério de desem­pate em proces­sos sele­tivos coor­de­na­dos pelo Min­istério da Edu­cação, que ado­tam a nota do Enem, como o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e o Fun­do de Finan­cia­men­to ao Estu­dante do Ensi­no Supe­ri­or (Fies) do gov­er­no fed­er­al.

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