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Redação do Enem tem como tema A falta de empatia nas relações sociais

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© Rove­na Rosa/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos


Publi­ca­do em 23/02/2021 — 15:43 Por Mari­a­na Tokar­nia — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A fal­ta de empa­tia nas rela­ções soci­ais no Bra­sil é o tema da reda­ção do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) apli­ca­do hoje (23), tan­to para estu­dan­tes que tive­ram as pro­vas can­ce­la­das por con­ta da pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus (covid-19) quan­to para aque­les que pedi­ram para par­ti­ci­par da rea­pli­ca­ção do exa­me por­que foram pre­ju­di­ca­dos na apli­ca­ção regu­lar, e para os can­di­da­tos pri­va­dos de liber­da­de. 

O tema foi anun­ci­a­do pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) nes­ta tar­de, após o iní­cio das pro­vas. Os par­ti­ci­pan­tes pre­ci­sam escre­ver um tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo opi­na­ti­vo e orga­ni­za­do para a defe­sa de um pon­to de vis­ta.

A opi­nião do autor deve estar fun­da­men­ta­da com expli­ca­ções e argu­men­tos, ou seja, na reda­ção o par­ti­ci­pan­te deve­rá dis­ser­tar sobre o assun­to pro­pos­to descrevendo‑o e explicando‑o. Além dis­so, é neces­sá­rio defen­der a opi­nião colo­ca­da na cons­tru­ção tex­tu­al, com o obje­ti­vo de con­ven­cer o lei­tor com base em argu­men­tos. A reda­ção deve ter, no máxi­mo, 30 linhas e o tex­to deve­rá ser desen­vol­vi­do a par­tir da situ­a­ção-pro­ble­ma apre­sen­ta­da e dos sub­sí­di­os ofe­re­ci­dos pelos tex­tos moti­va­do­res.

A pro­va de reda­ção é a úni­ca sub­je­ti­va do exa­me e tem, por isso, cri­té­ri­os espe­ci­ais de cor­re­ção. Cada reda­ção é cor­ri­gi­da por pelo menos dois cor­re­to­res. As notas vari­am de zero a 1 mil.

Para par­ti­ci­par de pro­gra­mas como o Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu), que sele­ci­o­na estu­dan­tes para vagas em ins­ti­tui­ções públi­cas de ensi­no supe­ri­or, e do Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (ProU­ni), que con­ce­de bol­sas de estu­do em ins­ti­tui­ções pri­va­das de ensi­no supe­ri­or, é neces­sá­rio não ter tira­do zero na reda­ção.

Além da pro­va de reda­ção, os estu­dan­tes fazem hoje as pro­vas obje­ti­vas de lin­gua­gens e ciên­ci­as huma­nas. A apli­ca­ção segue ama­nhã (24), quan­do os par­ti­ci­pan­tes resol­vem as ques­tões de mate­má­ti­ca e ciên­ci­as da natu­re­za.

Reaplicação

O Enem 2020 regu­lar foi apli­ca­do nos dias 17 e 24 de janei­ro no for­ma­to impres­so, e nos dias 31 de janei­ro e 7 de feve­rei­ro no for­ma­to digi­tal. Ago­ra, é apli­ca­do o cha­ma­do Enem PPL (Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio para Pes­so­as Pri­va­das de Liber­da­de e Jovens sob Medi­da Soci­o­e­du­ca­ti­va que inclua pri­va­ção de liber­da­de).

Tam­bém hoje as pro­vas serão rea­pli­ca­das aos can­di­da­tos do Enem regu­lar, tan­to do impres­so quan­to do digi­tal, que tive­ram os pedi­dos apro­va­dos pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep).

Devi­do à pan­de­mia, a apli­ca­ção do Enem regu­lar foi sus­pen­sa no esta­do do Ama­zo­nas, onde mais de 160 mil estu­dan­tes estão ins­cri­tos; em Rolim de Mou­ra (RO), onde estão ins­cri­tos 2.863 can­di­da­tos, e em Espi­gão D’O­es­te (RO), com 969 ins­cri­tos, e está sen­do apli­ca­do hoje.

Pre­vis­ta no edi­tal, a rea­pli­ca­ção do Enem pode ser soli­ci­ta­da por par­ti­ci­pan­tes que se sen­ti­ram pre­ju­di­ca­dos por cau­sa de algum pro­ble­ma logís­ti­co, como fal­ta de luz no local de pro­va. Nes­te ano, devi­do à pan­de­mia, pude­ram tam­bém pedir a rea­pli­ca­ção os par­ti­ci­pan­tes que apre­sen­ta­ram sin­to­mas da covid-19 ou de outra doen­ça infec­to­con­ta­gi­o­sa.

Veja os temas das reda­ções de anos ante­ri­o­res:

Enem 2009: O indi­ví­duo fren­te à éti­ca naci­o­nal

Enem 2010: O tra­ba­lho na cons­tru­ção da dig­ni­da­de huma­na

Enem 2011:  Viver em rede no sécu­lo XXI: os limi­tes entre o públi­co e o pri­va­do

Enem 2012: O movi­men­to imi­gra­tó­rio para o Bra­sil no sécu­lo XXI

Enem 2013:  Efei­tos da implan­ta­ção da Lei Seca no Bra­sil

Enem 2014: Publi­ci­da­de infan­til em ques­tão no Bra­sil

Enem 2015: A per­sis­tên­cia da vio­lên­cia con­tra a mulher na soci­e­da­de bra­si­lei­ra

Enem 2016: Cami­nhos para com­ba­ter a into­le­rân­cia reli­gi­o­sa no Bra­sil e Cami­nhos para com­ba­ter o racis­mo no Bra­sil — Nes­te ano hou­ve duas apli­ca­ções regu­la­res do exa­me.

Enem 2017: Desa­fi­os para for­ma­ção edu­ca­ci­o­nal de sur­dos no Bra­sil

Enem 2018: Mani­pu­la­ção do com­por­ta­men­to do usuá­rio pelo con­tro­le de dados na inter­net

Enem 2019: Demo­cra­ti­za­ção do aces­so ao cine­ma no Bra­sil

Enem 2020 impres­so: O Estig­ma Asso­ci­a­do às Doen­ças Men­tais na Soci­e­da­de Bra­si­lei­ra

Enem 2020 digi­tal: O desa­fio de redu­zir as desi­gual­da­des entre as regiões do Bra­sil

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

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